Descubra as vantagens do salário sob demanda na sua empresa

24/11/2020

Por

Pipo Saúde

Descubra as vantagens do salário sob demanda na sua empresa

Para se manter antenado e competitivo diante do mercado, líderes e gestores devem ficar de olho nas principais tendências de recursos humanos. Uma delas é o salário sob demanda. Você já conhece as vantagens desse benefício?

De acordo com pesquisa da consultoria PwC, 59% dos profissionais entrevistados disseram que dinheiro é o principal motivo de estresse no trabalho. E, quando se trata de dinheiro, algumas dessas preocupações são: não conseguir pagar as contas do mês, não ter o suficiente para montar uma reserva e as dívidas. 

Essa e outras pesquisas indicam os profundos impactos que estresse financeiro tem no ambiente de trabalho! Por isso, muitas empresas estão adotando estratégias para que os colaboradores lidem melhor com esse problema. 

A Xerpa, em parceria com Pipo, preparou um post com as principais dúvidas sobre salário sob demanda! Confira.

Os impactos do estresse financeiro no trabalho

Quem tem ou já teve dívidas sabe o quanto é desgastante permanecer nessa gangorra financeira. Mesmo recebendo salário, o dinheiro não rende. Parece que você nunca sai do lugar e aqueles sonhos nunca se concretizam.

Infelizmente, essa é a realidade de boa parte dos brasileiros. Segundo estudo conduzido pela Abefin (Associação Brasileira de Educadores Financeiros), 84% dos brasileiros têm algum tipo de problema financeiro

Como isso afeta a produtividade no trabalho?

Imagine como seria difícil ter foco naquele projeto quando ligam avisando que a luz da sua casa foi cortada. Seria possível trabalhar tranquilamente quando você sabe que tem uma dívida enorme te esperando no banco?

A tensão financeira tende a se tornar uma bola de neve, gerando diversos problemas físicos e mentais ao trabalhador. Dentre eles, os principais são as dores de cabeça, insônia, mau-humor, ansiedade e a depressão. 

Todas essas condições afetam demais a vida profissional, comprometendo também as relações entre colegas de trabalho. 

Sendo assim, a qualidade de vida é essencial para trabalhar com motivação e propósito. As empresas que buscam crescimento e grandes talentos devem se preocupar com o bem-estar de seus funcionários.


O que é salário sob demanda?

O salário sob demanda é uma das alternativas para que a empresa possa fortalecer a vida financeira dos seus colaboradores.  O serviço permite ao colaborador ter acesso ao próprio salário referente aos dias já trabalhados, a qualquer momento, sem precisar aguardar o final do mês. 

Quais as vantagens do salário sob demanda para empresas?

Em tempos de pandemia, os problemas financeiros se agravam ainda mais. Nesse momento, é essencial que haja uma compreensão por parte das empresas diante do contexto de cada colaborador. E claro, colaboração mútua para que ambos os lados consigam contornar a crise.

Como você já viu, o salário sob demanda pode ser uma estratégia valiosa para as empresas que buscam atração e retenção de talentos. Isso porque esse benefício traz diversas possibilidades ao colaborador. O resultado é um profissional menos estressado e mais motivado dentro do ambiente de trabalho. 

Você provavelmente notará uma mudança positiva nos resultados do seu negócio, na medida em que investir no bem-estar financeiro dos seus funcionários. Endividamento é coisa séria, e você pode ajudar a sua equipe a sair dessa.

E como isso pode ajudar o colaborador? 

Com a flexibilidade, o funcionário pode quitar dívidas e interromper o ciclo de juros, ou, até mesmo, cobrir gastos emergenciais e evitar que novas dívidas se acumulem.

Ele ainda poderá aproveitar oportunidades pontuais, como promoções e investimentos, ou pagar contas com desconto e ter mais flexibilidade para planejar o mês.  

O salário sob demanda é uma tendência para os próximos anos, e pode ser aplicada na sua empresa como alternativa de pagamento.

Como adotar o salário sob demanda?

Você está achando que essa estratégia é difícil de implementar? Nada disso! Até mesmo as empresas com modelos tradicionais de pagamento podem se adaptar e se beneficiar dessa inovação.

Para ter acesso ao serviço, a empresa pode entrar em contato com um dos softwares que oferecem o benefício, como o Xerpay, e o RH deverá apenas conectar seu sistema de folha, seja manual ou integrado, com a plataforma. 

O colaborador poderá, através de um aplicativo, ter acesso ao salário dos dias em que já trabalhou, transferindo o valor que quiser direto para sua conta pessoal. 

A questão financeira é crucial quando falamos de satisfação dentro do trabalho. Mas, não é apenas o quanto se ganha, a assistência que se recebe dentro da empresa também conta muitos pontos. 

Sua empresa ou negócio presta atenção nas necessidades dos colaboradores?

De acordo com a PwC, cerca de 78% dos profissionais se interessaram mais por outra empresa se ela oferecesse benefícios voltados para o bem-estar financeiro. Além disso, 49% deles passam 3 horas, ou mais, do expediente pensando em contas em atraso. Olha só, quanto tempo perdido.

Esses dados são preocupantes, porque representam um grande obstáculo para produtividade e crescimento, tanto dos profissionais quanto das empresas. Como prosperar quando existe falta de motivação e concentração? 

Por isso, considere adotar o salário sob demanda na sua empresa! Como vimos, esse serviço traz diversas possibilidades e vantagens aos funcionários, o que reflete diretamente nos resultados da organização. 


Se você gostou desse post, não deixe de acompanhar a Xerpa nas redes sociais! Assim, você receberá mais novidades como essa. Você pode acompanhar o trabalho deles no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn.

Logotipo Pipo Saúde
Pipo Saúde

Conectamos a sua empresa com os melhores benefícios de saúde: Planos de saúde, odontológico e muito mais para o bem estar dos colaboradores da companhia.

Inscreva-se na Newsletter da Pipo!

Imagem de um brilho.

Pronto para simplificar a  gestão de saúde da sua empresa?

Comece agora uma nova relação com o plano de saúde da sua empresa.

Quero uma cotaçãoImagem de uma estrelinha.

Posts recomendados