Soft skills: entenda o que são essas habilidades e como desenvolvê-las

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Sólides

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Publicado em

3/3/21

Quando você monta um time para sua empresa, quais são as habilidades e competências que mais valoriza? Hoje, muito tem se falado sobre inteligência emocional e habilidades comportamentais, as chamadas soft skills.

Para que você entenda melhor sobre o assunto, neste post, explicaremos sobre o conceito de soft skill, quais são as mais valorizadas no mercado e como o RH pode ajudar a desenvolvê-las no dia a dia. Ficou interessado? Então, confira!

O que são soft skills?

Trata-se de habilidades comportamentais, mentais, emocionais e sociais baseadas na inteligência emocional. Esse tipo de competência pode ser natural em cada indivíduo ou desenvolvida ao longo da vida.

Podemos dizer que as soft skills influenciam diretamente no modo como o indivíduo se relaciona com outras pessoas, portanto, podem ser responsáveis por um ambiente de trabalho mais produtivo e dinâmico.

Qual a diferença entre hard e soft skills?

Diferentemente das soft skills, as hard skills são relacionadas a conhecimentos técnicos de cada profissional. Ainda, são aquelas habilidades adquiridas por meio de cursos, especializações e graduações.

Dessa forma, elas podem ser comprovadas facilmente com certificações, diplomas ou testes. Já as soft skills não são mensuradas tão simplesmente, pois são mais subjetivas. Para percebê-las, é preciso conviver com o colaborador diariamente ou até mesmo fazer um mapeamento comportamental.

Quais são as soft skills mais valorizadas no mercado?

Afinal, quais são as soft skills mais buscadas pelas empresas? A seguir, listamos algumas das habilidades comportamentais mais valorizadas, tanto na hora de contratar novos profissionais quanto nos casos de promoções e liderança.

Equilíbrio emocional

Saber trabalhar sob pressão é uma das soft skills importantes para qualquer profissional, principalmente para aqueles que exercem cargos de liderança.

Durante a jornada de trabalho, é comum que ocorram situações que exijam controle emocional, é o caso, por exemplo, de clientes irritados, excesso de tarefas ou mesmo cobranças de resultados.

Nesses momentos, os profissionais que conseguem conter o estresse sem perder o foco nos resultados são os que melhor se destacam na equipe.

Criatividade

O pensamento criativo também é uma habilidade bastante valorizada no mercado de trabalho. Assim, conseguir olhar uma situação sob diferentes perspectivas e buscar soluções inovadoras para resolver problemas é um grande diferencial para a carreira profissional.

Para tanto, é importante que o profissional seja observador, detalhista e criativo, conseguindo elaborar soluções para o futuro, pensando fora da caixa.

Flexibilidade

O mercado profissional está constantemente se reinventando e, a todo momento, surgem novas demandas, exigências e concorrentes. Sendo assim, é importante que os profissionais consigam se adaptar a novos cenários de forma flexível.

Logo, imprimir essa versatilidade e capacidade de adaptação no currículo, pode ser uma boa maneira do profissional demonstrar amadurecimento, tanto pessoal quanto na carreira.

Comunicação

Comunicar-se de modo claro e eficiente é outra habilidade muito valorizada no mercado de trabalho. Isso porque, quando todos conseguem entender a mensagem que está sendo transmitida, não existe o risco de mal-entendidos, o que diminui as falhas.

Assim, um profissional que tem a capacidade de se expressar de forma clara, terá vantagem competitiva em processos seletivos e cargos mais elevados.

Trabalho em equipe

Além de se comunicar bem, outra soft skill que pode ajudar no desenvolvimento do profissional é a colaboração, ou seja, a capacidade de trabalhar em equipe para atingir um objetivo comum.

Nesse sentido, profissionais que conseguem se comunicar e complementar suas habilidades com as de seus colegas, alcançam melhores resultados e se destacam ainda mais nas organizações.

Gestão de tempo

Tempo é dinheiro, portanto, é muito importante que os profissionais consigam definir prioridades para administrar melhor sua jornada de trabalho. Essa habilidade está diretamente relacionada com a capacidade de organização e é valorizada em todos os níveis, independentemente do cargo almejado.

Como desenvolver soft skills na sua equipe?

Quando pensamos em soft skills, muitas vezes encaramos essas habilidades como algo que faz parte da personalidade de cada um, portanto, algo imutável. Mas não é bem assim. Todas as habilidades que citamos podem ser desenvolvidas e estimuladas, tanto de modo individual quanto em grupo. 

Assim, é possível que o gestor e a equipe de Recursos Humanos busque estratégias para aprimorar os colaboradores e formar equipes mais integradas e que garantam altas performances.

Agora, citaremos algumas ações que podem ajudar você a desenvolver o seu time.

Crie uma cultura de feedbacks

Os feedbacks são ferramentas extremamente poderosas para o desenvolvimento profissional de qualquer colaborador. Por isso, criar uma cultura de feedbacks na empresa pode ser a chave para que cada membro da equipe consiga perceber seus pontos fortes e fracos.

Avaliando a rotina de trabalho de cada colaborador individualmente, será mais fácil para o RH perceber em quais situações ocorre um melhor desempenho e quais soft skills precisam ser melhor desenvolvidas. 

Estabeleça uma comunicação eficiente

Dar abertura para que os próprios colaboradores exponham suas opiniões também é importante para que o time de RH consiga ter uma visão mais ampla do ambiente de trabalho.

Então, estabeleça uma comunicação eficiente e busque consultar a equipe sobre o clima organizacional. Muitas vezes, o próprio ambiente pode afetar a produtividade e o desenvolvimento dos colaboradores.

Reconheça e estimule os profissionais abertos a mudanças

Não adianta apenas exigir flexibilidade e equilíbrio emocional de sua equipe se você não estiver disposto a valorizar o desenvolvimento de cada indivíduo. Por isso, tenha atenção aos profissionais que estão abertos a feedbacks e reconheça o esforço de cada um.

Entenda o perfil de cada colaborador

Mapear o perfil comportamental de cada membro da sua equipe também pode ser uma forma de estabelecer uma gestão mais efetiva, focada no desenvolvimento e possibilitando decisões estratégicas. Para isso, você pode contar com a tecnologia. 

Nesse sentido, existem softwares que analisam o perfil predominante em cada profissional, auxiliando diretamente na gestão de pessoas.

Como já mencionado, as soft skills são habilidades comportamentais muito importantes e que fazem a diferença no dia a dia corporativo. Por isso, elas são cada dia mais procuradas por gestores e profissionais de RH.

Agora que você entendeu o que são as soft skills e como desenvolvê-las na sua equipe, aprenda um pouco mais sobre o perfil de cada colaborador baixando o e-book: Perfil comportamental, o guia completo.

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Este artigo foi escrito pela Sólides, plataforma completa de gestão de talentos com people analytics e gestão comportamental, que usa tecnologia para atrair, desenvolver e reter times de alta performance.

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