A MadeiraMadeira é a maior loja online de móveis e decoração da América Latina e faz parte do grupo de unicórnios brasileiros. Com mais de 2000 pessoas colaboradoras, seu quadro de funcionários conta com pessoas em mais de 12 estados.
Desde 2009 a MadeiraMadeira ajuda a reinventar a forma como as pessoas montam seus lares. Seu portfólio de produtos hoje ultrapassa 3 milhões e ela soma mais de 10 milhões de clientes.
Para manter essa mega produção funcionando, a empresa hoje conta com uma base de 2770 pessoas colaboradoras. Nos planos de saúde, são 3190 vidas ativas.
Com tantas vidas ativas, um dos grandes desafios é manter a sinistralidade saudável e isso passa por educar e incentivar o uso de forma consciente do benefício.
O impacto e a oportunidade do cuidado próximo de pessoas gestantes
Com base na usabilidade do plano de saúde, que é avaliada nos comitês, percebemos que grande parte do sinistro vinha de doenças crônicas e oncológicas e outra parte era formada por pessoas gestantes.
Seja uma gestação de primeira viagem ou não, cada gravidez é única e traz consigo inúmeras dúvidas. Por isso, é comum vermos no comportamento dos beneficiários do plano o uso acima do esperado para consultas eletivas.
Aqui na Pipo temos um programa de acolhimento, acompanhamento e cuidado exclusivo para pessoas gestantes, tentantes e puérperas: o Programa Pinguim.
No início do acompanhamento é realizada uma avaliação de risco gestacional para definir os próximos passos e o nível de cuidado adequado para o momento que a pessoa está vivendo.
- Gestação de baixo risco: Time de Saúde realiza o acolhimento inicial e fica à disposição quando necessário. Em caso de necessidade, essas pessoas têm prioridade no MeAjuda.
- Gestação de alto risco: além da disponibilidade do Time de Saúde e acolhimento inicial, também é criado um cronograma trimestral de cuidado. A pessoa gestante, tentante ou puerpéra também têm prioridade no MeAjuda e pode entrar em contato com o Time de Saúde quando necessário.
Por meio dele, já cuidamos de mais de 300 membros durante o pré-natal até o pós-parto.
A oportunidade estava ali: apenas 4 pessoas gestantes da MadeiraMadeira faziam o acompanhamento pelo Programa Pinguim.
O programa de parentalidade aliado ao Programa Pinguim
A população da MadeiraMadeira tem um alto nível de engajamento com o MeAjuda, nosso time exclusivo de cuidado ao colaborador. Desde o início da parceria foram mais de 5800 tickets de saúde - de dúvidas pontuais à teleconsultas.
O desafio era como educar e incentivar a população de pessoas gestantes a usarem mais o benefício.
Uma gestação representa um dos custos mais altos do plano de saúde para uma empresa: todo o cuidado, incluindo exames, internação, acompanhamento médico e parto, tem uma média de custo entre 25 e 35 mil reais por pessoa, podendo variar de acordo com o plano e a regra de reembolso.
Por isso, trazer as pessoas gestantes para o acompanhamento via Programa Pinguim tem alto potencial de manutenção positiva do prêmio.
Estruturamos, juntas, uma estratégia que unisse o programa de parentalidade da empresa e o Programa Pinguim: para garantir todos os benefícios da empresa durante a gestação, a pessoa gestante precisa estar inscrita no programa.
Treinamos as lideranças e o time de RH para facilitar esse processo: mediante confirmação da gestação, enviamos as informações necessárias para inscrição e iniciamos o calendário de acompanhamento.
O resultado: de 4 para 40 gestantes em menos de 3 meses
Com um fluxo bem estabelecido e o programa interno atrelado ao Pinguim, foi possível criar um processo que identifica e antecipa o acesso de pessoas gestantes o quanto antes.
Os resultados falam por si só: o engajamento do programa aumentou 1000% em 3 meses. E o mais importante: entregando uma boa experiência para a sua população. Hoje, 95% das pessoas que foram acolhidas pelo suporte do Time de Saúde da Pipo deram nota máxima ao cuidado do nosso time.
“O acompanhamento da enfermeira Mirna foi maravilhoso. Do início da comunicação até agora, no pós-parto, todas as vezes que precisei fui muito bem cuidada. É um programa que recomendo e que só tenho a agradecer todo o carinho e cuidado.”
Pessoa colaboradora da MadeiraMadeira
Uma gestão de sinistralidade de sucesso é diferente de diminuir o uso do benefício de saúde. É garantir que as pessoas colaboradoras possam usar o plano da melhor forma e tenham o suporte necessário para tomar melhores decisões - tudo isso mantendo uma boa experiência.
.png)






