A inteligência por trás do plano de saúde da Frubana: do estudo de mercado à ativação antecipada do benefício com a Pipo

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Pipo Saúde

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Publicado em

8/1/24

Para considerarmos que um plano de saúde atende bem uma população ele precisa garantir, dentre outros pontos, o acesso das pessoas colaboradoras a uma boa rede de profissionais e estabelecimentos. Afinal, o princípio deste benefício é justamente este: encurtar o caminho para o cuidado de saúde.

A Frubana estava em pleno crescimento acelerado e de expansão geográfica. A empresa ainda não tinha clareza dos impactos desse movimento nos benefícios de saúde e, por isso, também não tinha pressa em uma possível mudança. 

No entanto, a Pipo identificou duas principais dores, bastante características de empresas nessa etapa de crescimento: 

  • A rede credenciada já não atendia toda a população da empresa;
  • A operacionalização da elegibilidade do benefício era complexa e causava uma experiência ruim para RH e colaborador;

Apesar de ter um serviço de qualidade junto ao plano atual, parte das pessoas colaboradoras não estavam contempladas na rede contratada uma vez que a operação estava espalhada por todo o país,

Além disso, outra dor latente era a operacionalização da elegibilidade do benefício. Quando acontecia uma mudança de cargo de uma pessoa colaboradora, como uma promoção, por exemplo, essa movimentação sempre gerava grande trabalho manual por trás e o resultado era sempre o mesmo: carência. 

Em cada nova movimentação o time da Pipo precisava abrir um pleito junto à operadora para negociar a carência do upgrade e garantir que o colaborador tivesse acesso à melhoria de plano por completo.

Diagnóstico

Com os objetivos principais bem definidos foi possível começar a etapa de estudo para conhecer a população e quais suas necessidades.

A maior concentração de vidas se encontra no estado de São Paulo, seguido por Minas Gerais e Paraná. No entanto, outros seis estados completam a distribuição geográfica das pessoas colaboradoras da Frubana - informação importante.

Ao analisar o uso do plano de saúde pela população, os dados reforçaram a dor apresentada mapeada pela Pipo: apenas 52% das pessoas colaboradoras haviam utilizado o plano nos últimos 12 meses - percentual abaixo do esperado para um benefício saudável. 

Antes de ir ao mercado, era preciso entender se o sinistro estava saudável. Essa etapa é muito importante porque nos dá visibilidade da forma como o benefício é utilizado pelos usuários e nos permite projetar o uso no futuro.

Os dados eram positivos: o sinistro estava próximo do breakeven acordado e os top 10 usuários, que representavam pouco mais de 40% do uso do sinistro, apenas um representava um caso crônico que necessitava de tratamento contínuo.

Além disso, entendendo os benefícios de uma possível mudança de plano, o time da Frubana trouxe uma oportunidade importante: ampliar a oferta do benefício para uma parte da área de operações de Minas Gerais - o que poderia impactar positivamente nas taxas de absenteísmo e turnover. 

Estudo de mercado e o resultado

O time da Pipo, então, foi à mercado com dois principais objetivos:

  • Garantir que a população tivesse acesso à uma rede credenciada de qualidade;
  • Encontrar um plano com melhor custo-benefício levando em consideração a possibilidade de ampliar a oferta;

Todo o processo de estudo do benefício no mercado durou cerca de 7 meses e foi dividido em quatro etapas. 

Todas as operadoras levadas consideradas nos estudos são de referência de mercado, incluindo a atual do cliente. Cada etapa teve papel decisivo no processo uma vez que intensificava o processo de negociação e cotação.

Conquista importante: por ser um processo longo, ao fim da 1a etapa o time da Pipo negociou a isenção do reajuste na operadora atual. Assim, a Frubana teria fôlego extra para passar pelo processo de decisão com mais tranquilidade.

Ao fim do processo, optamos por seguir com uma operadora referência em ações focadas nas pessoas colaboradoras e com ampla rede credenciada - o que nos dá certeza que, aliado aos programas de saúde da Pipo, as pessoas estariam bem cuidadas. 

Nosso time de especialistas recomendou o cenário que, além de alcançar os objetivos traçados e permitir a inclusão de parte da operação presente em MG, também apresentava um saving em relação à operadora atual. 

A Frubana bateu o martelo. O resultado:

  • Plano com ampla rede credenciada e cobertura nacional;
  • Mais colaboradores no plano: parte da operação de MG agora tinham acesso ao benefício;
  • 54,5% dos colaboradores tiveram upgrade de plano;
  • Saving de 1,63% nos custos anuais;
    • Se comparado ao cenário futuro da atual corretora a variação é de -8,9%
  • Novo break-even negociado em 75% para auxiliar na negociação de reajuste; 
  • R$ 460 mil a menos na primeira fatura;
  • Novo plano odontológico com saving de 6%;

Além disso, o time de Pipo desenhou junto ao cliente a nova elegibilidade de cargos alinhada com benchmarking de mercado da Pesquisa de Benefícios 2023 e estruturou com a operadora a formalização deste processo.

A partir da migração toda nova inclusão aconteceria de forma automatizada, diminuindo o tempo de trabalho operacional do RH e melhorando a experiência do colaborador.

Migração sem dor de cabeça e acesso antecipado ao benefício 

Com as comunicações internas feitas à toda a base de pessoas colaboradoras, as expectativas para uso do plano foram criadas. Era preciso garantir que a ativação fosse um sucesso o quanto antes para que todas as pessoas colaboradoras estivessem cobertas.

O processo de migração pode ser bastante conturbado e, por isso, exige muita transparência, comunicação e organização. 

Para garantir fluidez e rapidez no processo, criamos um comitê com reuniões semanais de acompanhamento e um canal direto com o time de ativação de benefícios da Pipo. Com os times em contato direto, as críticas recebidas da operadora eram rapidamente sanadas e sem contratempos significativos.

Sucesso! Todas as pessoas colaboradoras da Frubana receberam o e-mail de boas vindas ao novo plano de saúde 7 dias antes do benefício estar ativo.

“A Pipo teve um papel fundamental em todo o processo de migração de nosso plano de saúde e odonto, nos auxiliaram em toda negociação de aquisição e resilição de contrato com  o antigo fornecedor. Além disso, nos deram todo suporte com a parte de documentação e enquadramento de nossos colaboradores em seus respectivos planos. 
A grande diferença na atuação da Pipo foi a participação junto com nosso time de RH na comunicação e nos plantões de tira- dúvidas que fizemos com todo time Frubana, isso nos passou segurança e conforto em um momento tão delicado e sensível."
Renan Elias, gerente de Payroll & Hiring na Frubana
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