Recursos Humanos

Gestão de pessoas: como fazer onboarding remoto?

Por

Pipo Saúde

Jul 29, 2020

Por

Pipo Saúde

29/7/2020

Gestão de pessoas: como fazer onboarding remoto?
Tempo de leitura

Em tempos de isolamento social, o onboarding remoto é uma opção segura para zelar da saúde do seu time. Mas, como criar uma experiência agradável, informativa e, acima de tudo, eficiente? Nessa nova situação, é preciso recorrer à criatividade e usar a tecnologia para criar um onboarding não presencial. 


O onboarding começa antes mesmo da chegada do novo talento à empresa. Garanta que nada falte no primeiro dia de trabalho dessa pessoa: 


  • Liste todos os equipamentos que serão necessários: notebook, monitor, teclado, mouse, cabos, softwares, … Cada trabalho demanda de um tipo de material diferente. Ter uma lista completa na mão ajuda a planejar para não se esquecer de nada.

  • Teste todos os equipamentos antes de enviar: um cabo que não esteja funcionando pode arruinar a experiência do primeiro dia de trabalho. Garanta que tudo esteja em perfeitas condições antes de enviar.

  • Prepare um kit de boas vindas: se no onboarding presencial um kit de boas vindas faz toda a diferença, no onboarding remoto ele é essencial. Assim, o novo colaborador irá se sentir acolhido e parte de um novo time. 


Boas práticas no onboarding remoto


Tente criar uma experiência interativa. Poucas coisas são mais chatas do que participar de uma videoconferência onde alguém fala sem parar e você não pode interagir, concorda?


Ferramentas como o Mentimeter permite que você crie apresentações interativas em tempo real através de quizzes, votações e nuvens de palavras sobre o que os participantes da reunião estão sentindo, por exemplo.


Outro ponto indispensável é a pontualidade. Em situações onde não há interação presencial, ser pontual é uma das formas mais importantes de demonstrar receptividade.


Também é importante alinhar expectativas, explicando como funciona a rotina de trabalho online, as entregas e a mensuração de resultados. 


Depois do primeiro dia, acompanhe o novo funcionário durante o resto da semana. Colete feedbacks, tire as dúvidas e procure saber como o time está interagindo com o recém-chegado.


Organizando as informações do novo colaborador


Em tempos de pandemia, ser capaz de gerenciar informações e benefícios é uma questão de saúde. No lugar dos formulários de papel, que tal organizar formulários digitais para poupar tempo e organizar melhor as informações sobre o novo colaborador? 


Além do nome, endereço e documentações, inclua perguntas sobre o tamanho da camiseta (essa informação pode ser útil para o kit de boas vindas, por exemplo), se ele prefere o vale-refeição ou alimentação e, se houver um pacote de benefícios flexível, pergunte a quais ele irá aderir.


Ao fazer uso de um formulário digital como o Google Forms, por exemplo, os dados coletados podem ser organizados em uma planilha privada de forma segura. Sem deixar as informações perdidas no e-mail.


Quanto aos planos de saúde, por tratar de informações sensíveis, o processo costuma ser mais complexo. Por isso, a Pipo Saúde está aqui para lhe ajudar.


Contamos com uma plataforma digital segura para a inclusão e exclusão de planos de saúde. Além disso, dispomos de uma equipe especializada para dar o suporte necessário nesses tempos de isolamento social. Quer saber mais? Clique aqui para preencher o formulário que entraremos em contato com você :)


Atendente

Pronto para simplificar a gestão de saúde da sua empresa?

Comece agora uma nova relação com o plano de saúde da sua empresa.

Quero uma cotação

Posts recomendados