A Heartman House é uma consultoria de Estratégia e Gestão. Com sede em São Paulo e atuação nacional, a empresa é parceira de grandes clientes e projetos em diversos setores, oferecendo soluções personalizadas para apoiar em várias fases das empresas, de reestruturações até o crescimento acelerado. Eal chegou à Pipo em agosto de 2024, depois de ter sido impactada por um reajuste de 10% no plano de saúde com a antiga corretora.
A empresa buscava um parceiro mais estratégico para cuidar da gestão dos benefícios, visto que a antiga corretora não era proativa ou dava visibilidade sobre o uso do benefício e dos custos.
O objetivo era ter uma corretora que trouxesse mais inteligência de dados, proatividade na comunicação com os colaboradores e, especialmente, capacidade técnica para atuar na contenção de custos.
Ainda que a renovação do plano estivesse distante, a equipe da Pipo iniciou desde o início um trabalho de acompanhamento da carteira, mapeamento de riscos e oportunidades e estudo do perfil da população, para que a negociação de 2025 fosse conduzida com dados e argumentos sólidos.
Resposta rápida à negociação
Apesar de ter colaboradores espalhados por alguns estados, a grande maioria da população está localizada em São Paulo. A população também é majoritariamente jovem, sendo 29 anos a média.

Com essas informações, a Pipo iniciou as tratativas com a operadora atual em Dezembro, visando a renovação em Março e, em paralelo, um estudo de mercado que considerou as principais operadoras do país.
Já no primeiro ciclo de renovação com a Pipo, a operadora atual apresentou uma proposta de reajuste de 8,69%. No entanto, com base na análise técnica da sinistralidade, uso do plano, perfil da população e oportunidades de mercado, a equipe da Pipo entendeu que havia espaço para buscar uma condição ainda melhor.
A estratégia desenhada seguiu duas frentes:
- Frente 1: tentativa de reversão da operadora atual
Apesar das negociações, a primeira proposta da operadora atual não foi tão atraente: redução do reajuste para 4%. - Frente 2: migração para outra operadora
Uma das operadoras do estudo apresentou uma proposta competitiva, com isenção total do reajuste + saving de 25% sobre o prêmio atual para a migração — mantendo padrão de rede e reembolso.

Reajuste isento e experiência para os colaboradores intacta
O cliente, apesar de não querer realizar grandes mudanças, devido ao custo, estava decidido pela migração do plano. Assim, iniciamos o processo de cancelamento com a operadora atual e migração para a nova corretora.
Enquanto isso, seguimos as tentativas de reversão. Como resposta, a operadora reviu sua proposta inicial e ofereceu uma condição ainda melhor do que a concorrente: reajuste zerado e 20% de desconto na fatura vigente.
A Heartman House optou por permanecer com a operadora atual - mantendo o mesmo plano, rede e reembolsos para evitar uma possível experiência ruim com os colaboradores visto que o plano atendia bem a população e ainda garantiu uma economia significativa e para o orçamento do RH.
Dessa forma, a empresa conquistou:
- Reajuste de 8,69% revertido para 0%;
- Desconto adicional de 20% na fatura mensal do plano de saúde;
- Experiência de saúde dos colaboradores mantida;
- Fortalecimento da área de RH como parceria estratégica da empresa.
Quando uma empresa faz gestão de saúde de qualidade, com previsibilidade de uso, ações de saúde e o apoio de uma corretora dedicada, o resultado é certo. Como conta Jéssica Cabrera, gerente de RH e operações na Heartman House:
"O apoio da Pipo foi fundamental para conseguirmos uma negociação muito boa. É ótimo contar com especialistas para isso.",

A corretora de planos de saúde que traz resultado
A Pipo Saúde é a corretora à frente da saúde e por trás dos resultados de uma gestão inteligente de benefícios. Combinamos dados, tecnologia e cuidado para transformar benefícios em valor para empresas e colaboradores. Centralizamos a gestão em uma única plataforma, oferecemos consultoria especializada para escolhas mais estratégicas e contamos com um time dedicado à saúde das pessoas, disponível todos os dias, a qualquer hora.
.png)






