A Nude, uma foodtech que oferece alimentos vegetais, 100% plant based, com foco em sabor e sustentabilidade, estava enfrentando um desafio estratégico para a sustentabilidade de seu pacote de benefícios em 2024.
A empresa recebeu uma proposta de renovação do plano de saúde com um reajuste de 9,94%, valor que impactaria bastante o orçamento do time de RH.
Para a empresa, a preocupação era manter a parceria com a seguradora atual, uma vez que o plano possuía alta adesão e era muito bem avaliado pelos colaboradores.
A Pipo é a corretora de saúde da Nude desde 2022, quando o benefício foi implantado na empresa, e o relacionamento se consolidou ao longo do tempo. Com isso, o time de RH uniu forças à Pipo para um apoio estratégico, buscando manter a qualidade do benefício e garantir um resultado financeiro positivo na renovação.
Consultoria estratégica
Como mecanismo de negociação, a Pipo desenvolveu uma análise robusta do mercado, incluindo a operadora atual e outras operadoras para pressionar a seguradora atual.
O estudo detalhado envolvia propostas de outros grandes players de mercado, apresentando os prós e contras de cada um, como cobertura, rede credenciada e o impacto no processo operacional.
Em paralelo, a Pipo deu início às negociações para a renovação do plano. Em um primeiro momento, a operadora atual não apresentou uma proposta competitiva, oferecendo um reajuste de 9,94% e, posteriormente, um desconto de 3% a 5%, o que não era o ideal para a Nude.
A Pipo explicou as diferenças entre operadoras e seguradoras, detalhou os custos e benefícios de cada opção e apresentou uma proposta de migração de plano que atendia a necessidade financeira da empresa sem abrir mão da qualidade.
Com esse cenário, a Nude optou por seguir com outra operadora, que havia apresentado desconto de 25% a menos que o valor atual. Ou seja, além de não ter reajuste, a Nude ainda pagaria menos no plano de saúde.

A virada de chave
Tomada a decisão, a Pipo seguiu com o processo de cancelamento e iniciou o planejamento de comunicação para os colaboradores. Migrar de plano de saúde não é uma tarefa fácil e pode ser, senão bem planejada, uma grande dor para o RH.
Apesar da boa negociação, o cliente ainda mantinha o desejo de permanecer com o plano atual, visto que era importante para os colaboradores. Por isso, enquanto o processo de cancelamento corria, a Pipo retomou as negociações com a operadora atual, mais uma vez.
Durante esse processo foram realizadas uma série de encontros tanto com a seguradora e a diretoria, para apresentar as contra-propostas e intensificar as negociações, quanto com a diretoria da empresa, incluindo a CEO, para explicar a diferença entre ambos cenários e traçar os próximos passos, com ou sem resposta positiva da seguradora.
Resultado: reajuste zero e 28% de desconto
A estratégia de negociação com a Pipo trouxe a virada de jogo que a Nude precisava.
A seguradora atual reviu sua proposta e, para evitar a migração do plano, ofereceu um reajuste totalmente zerado e um desconto de 28% no valor do benefício - um valor acima do que a seguradora concorrente havia oferecido.
A Nude optou por manter o plano atual, com a implantação de um modelo de coparticipação limitada, algo que a Pipo negociou e conseguiu reverter em favor da empresa.
Além de garantir um resultado financeiro positivo e evitar a mudança de plano, a Pipo elaborou um plano de comunicação completo, incluindo a divulgação dos serviços de acolhimento e saúde disponíveis para os colaboradores, ajudando o time de RH a tranquilizar e educar a população sobre o benefício e o que mudaria na prática.
“Se a Pipo não tivesse acolhido as nossas dores e olhado 'como vou conseguir direcionar tudo isso para atender da melhor forma possível?', não teríamos avançado nessa negociação. Para mim, o processo em si não foi difícil porque o time sempre foi muito parceiro, nos acolhendo de ponta a ponta e buscando a melhor forma de nos atender. Eles nos ajudaram em tudo, inclusive na comunicação com os colaboradores no pós. Foi uma negociação muito boa, porque todas as nossas dores foram atendidas, conquistamos um resultado que eu nem imaginava: um desconto de 28% na fatura. É muita coisa.”

A corretora de planos de saúde que traz resultado
Somos a corretora à frente da saúde e por trás dos resultados de uma gestão inteligente de benefícios. Combinamos dados, tecnologia e cuidado para transformar benefícios em valor para empresas e colaboradores. Centralizamos a gestão em uma única plataforma, oferecemos consultoria especializada para escolhas mais estratégicas e contamos com um time dedicado à saúde das pessoas, disponível todos os dias, a qualquer hora.
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