Gestão humanizada: benefícios e como a sua empresa pode aplicar

Por

Aline Oliveira

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Publicado em

1/10/21

Ainda que o termo “gestão humanizada” nos remeta diretamente às ações do Recursos Humanos, ele também diz respeito a processos que extrapolam o departamento e passam por toda a empresa. Essa é uma estratégia que visa colocar o colaborador no centro das decisões tomadas pela organização.

Porém, como o RH é a área que tem como objetivo principal gerir o capital humano de maneira mais vantajosa tanto para a empresa quanto para os próprios colaboradores, a tendência é que vários desses processos estejam interligados com o setor. 

Veja como a gestão humanizada passa por toda a empresa, como beneficia as relações internas e como o RH pode aplicá-la de maneira otimizada, efetiva e coerente com o perfil da organização. Boa leitura!

Neste artigo você encontra:

O que é gestão humanizada

O mercado de trabalho já passou (e ainda vai passar) por grandes transformações: revolução industrial, a inserção da tecnologia nos processos da empresa, a administração de pessoas por meio dos dados, entre muitos outros.

Porém, o que percebeu-se há um tempo no meio dessas evoluções — e revoluções — é que o colaborador está no centro de todas essas atividades, por mais informatizadas e tecnológicas que elas sejam. 

A partir desse entendimento, surgiu a gestão humanizada, que é um modelo de gestão que considera as dificuldades, necessidades, expectativas, desejos e todas as particularidades das pessoas

Ou seja: é uma forma de gerir a empresa com a consciência de que os colaboradores são pessoas, seres humanos, e que isso demanda um olhar mais subjetivo sobre esses profissionais. A partir disso, é preciso entender o valor dessas pessoas para a organização e trabalhar os processos pensando nelas.

Pilares da gestão humanizada

O principal entendimento sobre esse tipo de gestão é que não são as máquinas que executam os processos e sim, as pessoas, e ao contrário das máquinas, os humanos têm diversas questões pessoais, sejam elas boas ou ruins.

A partir dessa compreensão, surgiram pilares essenciais para dar características à gestão humanizada. Veja quais são eles:

Observar as necessidades

Esse pilar diz respeito a observar as pessoas e entender como elas se comportam, quais são os seus objetivos, suas necessidades, como reagem às situações, quais são seus pontos positivos e de melhoria, entre outros. 

O entendimento aqui é que a observação das pessoas é o primeiro passo para conseguir entendê-las e, a partir disso, gerir os processos organizacionais e a evolução desse colaborador a partir dessa análise.

Também é preciso observar as necessidades da empresa, pois a partir da observação do que ambos precisam, é possível fazer um trabalho melhor internamente e implementar a gestão focada na humanização.

Comunicar de forma eficaz

Ter uma comunicação clara e aberta com todos é ingrediente fundamental para ter uma empresa mais humana, pois ela permite que as pessoas entendam exatamente quais são os seus papéis e quais caminhos devem percorrer.

A partir da comunicação eficiente também é possível implementar ações de engajamento e motivação no trabalho, pois os colaboradores se sentirão mais seguros para sugerir melhorias, dar feedbacks para a organização e compartilhar a sua visão de como é possível tornar o ambiente de trabalho mais saudável e gostoso de se trabalhar.

Criar proximidade

É essencial existir uma proximidade entre a equipe e a empresa para que haja uma gestão mais humana, pois ela permite que as pessoas se conheçam e se respeitem cada vez mais. Aqui, a integração e aproximação referem-se a todos os aspectos: entre os próprios colegas de trabalho e na relação entre liderança e liderados.

Adaptar processos

Após observar, comunicar de forma eficiente e aproximar as pessoas, é preciso adaptar os processos da empresa em prol do que foi constatado a partir dessas observações. Nesse momento, é preciso entender os gargalos para identificar os pontos de mudança para ter uma empresa mais humana.

Benefícios da gestão humanizada para a sua empresa

Ter foco principal nas pessoas e um olhar mais humano para aplicar nos processos da empresa não tem erro. Se a gestão for bem-feita, não há desvantagens, apenas benefícios como:

  • colaboradores mais satisfeitos e, consequentemente, mais produtivos;
  • clima organizacional mais leve e agradável;
  • incentivo da ética e do respeito ao próximo no trabalho;
  • retenção dos melhores profissionais;
  • redução das faltas no trabalho causadas pela insatisfação do trabalhador.

Primeiros passos para colocar a gestão humanizada em prática e o papel do RH

Entre as várias formas de transformar a organização em um ambiente mais humano e melhor para se trabalhar, selecionamos algumas que você não pode deixar de conferir e implementar internamente!

Dar retorno após as entrevistas

Como profissional de RH, você já deve ter notado que uma das principais queixas dos profissionais pelo mercado é a falta de retorno sobre as entrevistas que fazem, certo? 

Você sabia que ter atenção à expectativa que essas pessoas criam é um dos passos mais importantes para ter uma gestão de RH mais humanizada?

Por isso, não se esqueça de dar uma resposta ao trabalhador, mesmo que o resultado seja negativo e seja de maneira automática — pelo envio automatizado de e-mails para todos os participantes do processo. Deixar de fazer isso impacta a imagem da empresa e reduz a possibilidade de ter uma organização mais focada nas pessoas.

Implementar uma nova cultura organizacional

Modificar a cultura de uma empresa (quando ela não está saudável) não é tarefa fácil. O que já está enraizado nos processos torna-se hábito, inclusive as más condutas. 

Por isso, se você entende que a cultura da sua empresa precisa mudar, invista em ações de conscientização para os líderes e vá inserindo a transformação aos poucos, colocando em prática os pilares que conferiu anteriormente.

Investir em benefícios vantajosos

O que seria mais humano em uma empresa do que oferecer uma boa gestão de benefícios  com serviços que realmente fazem a diferença na vida do colaborador, como plano ou seguro de saúde, auxílio alimentação e bolsas de estudo?

Se você der uma olhada no ranking das 50 melhores empresas para trabalhar em 2020, verá que entre as vantagens mais citadas pelos profissionais está a oferta de bons benefícios. 

Certamente, essas vantagens fazem parte de um plano de gestão humanizada focado em entender as necessidades, anseios e particularidades dos colaboradores. Caso a empresa não tenha essa visão estratégia da gestão de pessoas, ela não conseguirá implementar ações verdadeiramente conectadas com o seu time. 

Entenda melhor a percepção da sua equipe quanto ao trabalho e aos benefícios oferecidos. Baixe agora a nossa planilha de pesquisa de clima organizacional e trace os próximos passos:


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