9 box (Nine Box): o que é e como avaliar o desempenho de equipes

22/11/2021

Por

Carolina Lais

9 box (Nine Box): o que é e como avaliar o desempenho de equipes

Como saber se o colaborador está entregando um desempenho compatível ao resultado esperado? Existem várias ferramentas de avaliação de desempenho de times e a 9 box é uma das mais utilizadas atualmente.

Com ela é possível identificar com precisão como anda o desempenho e o potencial de cada colaborador e utilizar isso para criar estratégias de gestão de pessoas mais eficientes. Continue a leitura para entender melhor o que é a matriz nine box, como ela funciona e quais seus benefícios.

Neste artigo você encontra:

O que é 9 box?

A metodologia nine box (que em português significa nove caixas) nasceu nos Estados Unidos e foi desenvolvida para ajudar empresários a identificar em quais nichos de negócios eles deveriam investir.

Atualmente, a 9 box, também conhecida como matriz nine box, é muito utilizada para avaliação de desempenho. Ela é aproveitada por empresas que querem melhorar a sua gestão de pessoas, considerando a produtividade e o potencial de desenvolvimento de cada colaborador.

Trata-se de uma ferramenta visual de baixo custo e fácil aplicação, que ajuda as empresas a tomar decisões mais assertivas e justas. Afinal, não os profissionais não vão ser julgados com base na opinião de uma liderança — todos os critérios são estabelecidos com antecedência e o feedback de vários gestores devem ser considerados. 

Ela pode ser útil para reconhecer

  • funcionários que precisam de estímulos para se desenvolver;
  • colaboradores que precisam ser desligados;
  • identificar possíveis líderes;
  • funcionários aptos para subir de cargo ou receber algum tipo de premiação.

Como funciona essa matriz?

Como já falamos, a matriz nine box é uma ferramenta visual. Ela é composta por dois eixos: o eixo do potencial (que está na vertical e representa o futuro) e o eixo do desempenho (que está na horizontal e representa o passado). 

Cada funcionário avaliado será alocado em uma das nove caixas da estrutura, que representa o cruzamento dessas duas informações. Cada quadro deve conter uma descrição do profissional e indicações de quais devem ser os próximos passos para o desenvolvimento dele na organização. 

Dessa forma, quanto mais para cima da matriz um funcionário estiver, maior o seu potencial. Quanto mais à direita um colaborador estiver, melhor o seu desempenho.

Mas o que isso significa na prática? O desempenho representa os objetivos alinhados com o profissional no momento da contratação, já o potencial é utilizado para verificar a capacidade do funcionário de assumir responsabilidades de atividades complexas no futuro.

Quais os benefícios da nine box para as equipes?

Se aplicada adequadamente, a matriz nine box traz inúmeras vantagens para a empresa e para os profissionais. Veja os principais benefícios:

Melhora o feedback

Após alocar um colaborador na matriz, ou seja, analisar como anda o desempenho e o potencial de um profissional, os gestores terão dados para realizar uma conversa transparente e construtiva com cada um deles.

Dessa forma, a empresa fortalece a cultura de feedback e permite que os colaboradores conheçam quais são os seus pontos fortes e quais pontos precisam ser trabalhados.

Aumenta a atração e retenção de talentos

Quando a empresa avalia melhor o desempenho dos funcionários, consegue aplicar de maneira mais justa as políticas de incentivos, como premiações e promoções. Esse reconhecimento colabora para atração e retenção de talentos, além de influenciar o engajamento dos funcionários.

Aperfeiçoa a tomada de decisão 

Se um profissional sempre apresentou bom desempenho, mas não está conseguindo manter a qualidade nas entregas ultimamente, isso não significa que a empresa deve desligá-lo. Saúde mental, falta de motivação, problemas financeiros, existem vários motivos que podem ter levado ele a ter essa queda de performance.

Com a 9 box e outras ferramentas de gestão, a empresa tem mais facilidade de entender o que está acontecendo e buscar possíveis soluções para ajudá-lo. Já um colaborador que está com um ótimo desempenho e um excelente potencial pode ser um possível sucessor de liderança. Todas essas análises vão ser potencializadas com a utilização da matriz.

Como colocar em ação essa metodologia de avaliação?

Para ser uma ferramenta realmente eficiente, a 9 box precisa ser muito bem planejada e executada. Confira alguns passos importantes para isso:

Analise as necessidades do negócio

É fundamental compreender quais são as competências mais relevantes e quais comportamentos são negativos em cada cargo. Isso é essencial para conseguir realizar uma boa avaliação de desempenho e construir uma matriz nine box adequada aos objetivos e necessidades da empresa.

Faça um cronograma

A aplicação da 9 box é um processo contínuo. Para permitir que gestores e colaboradores estejam preparados para a próxima rodada de avaliações e feedbacks, é interessante criar um cronograma.

Escolha um método de construção da matriz

Existem softwares específicos para a criação da matriz nine box, mas a ferramenta também pode ser construída em uma planilha comum. O mais importante é que a estrutura seja desenvolvida seguindo a lógica que explicamos no início do texto.

Aproveite os resultados para criar estratégias

A 9 box é inútil se não for aproveitada para amparar as estratégias de gestão de pessoas. Aproveite as informações da matriz para dar feedbacks aos colaboradores, ter uma visão mais coerente do futuro de cada funcionário dentro da empresa e criar medidas para o desenvolvimento profissional dos times.

É importante que a 9 box seja apoiada por outras metodologias e indicadores. Dessa forma, a ferramenta é potencializada, o RH consegue melhorar a tomada de decisão e ainda reduzir custos.

Que tal continuar aprendendo sobre como desenvolver uma cultura orientada a dados? Baixe gratuitamente o nosso e-book “Dados para RHs: como tomar decisões e otimizar gastos”.


Logotipo Pipo Saúde
Pipo Saúde

Conectamos a sua empresa com os melhores benefícios de saúde: Planos de saúde, odontológico e muito mais para o bem estar dos colaboradores da companhia.

Inscreva-se na Newsletter da Pipo!

Imagem de um brilho.

Pronto para simplificar a  gestão de saúde da sua empresa?

Comece agora uma nova relação com o plano de saúde da sua empresa.

Quero uma cotaçãoImagem de uma estrelinha.

Posts recomendados