Recursos Humanos

Como manter a saúde mental durante a quarentena?

1/4/2020

Por

Dr. Thiago Liguori

Jul 21, 2020

Por

Dr. Thiago Liguori

21/7/2020

Como manter a saúde mental durante a quarentena?
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Com o aprofundamento da pandemia global do coronavírus e extensão do período de quarentena em muitos países, o medo e o estresse relacionados à doença podem trazer ansiedade e estresse a adultos e crianças. Diferentes reações podem incluir – Medo em relação à sua saúde e da sua família, mudanças nos padrões de sono e alimentação, dificuldade de dormir e se concentrar, piora no controle de doenças crônicas e aumento do uso de álcool, cigarro e drogas.

Seres humanos são animais sociais e nossos sistemas biológicos e psicológicos evoluíram para viver melhor em redes colaborativas. Estudos sobre o os efeitos físicos e hormonais do isolamento social em idosos  mostram que existe uma diminuição de hormônios circulantes, como endorfina e dopamina, além da liberação de substâncias inflamatórias, que chegam a ter a mesma magnitude de impacto que outros fatores de risco, como obesidade, pressão alta e uso do cigarro. Claro que o distanciamento e isolamento que passamos atualmente é temporário e não terá o mesmo impacto, mas vale para nos chamar atenção sobre os efeitos no nosso bem estar físico, psicológico e social.

Estudos realizados na província de Wuhan na China mostram que os efeitos da quarentena, apesar de mais duros e restritivos que as quarentenas ao redor do mundo, tiveram um impacto profundo na saúde mental da população, principalmente relacionado a histeria coletiva, medo de contaminação, número crescente de casos e número de óbitos, levando a distúrbios emocionais que vão desde a ansiedade generalizada, depressão e síndrome de burnout.

Além de novos casos de ansiedade e depressão, temos observado o aparecimento de recaídas e novas crises em pacientes que já fazem acompanhamento e tratamento da doença. De acordo com a Dra. Carolina Prado, doutora em Psiquiatria pela USP, que participou da nossa última live sobre saúde mental, os pacientes devem evitar racionar os medicamentos por medo de falta de estoque nas farmácias ou dificuldade de renovar a receita, já que isso pode servir como gatilho para descompensação do quadro.

No Brasil, startup que avaliam o estado psicológico diário de colaboradores em empresas mostram que os números têm chegado em seu nível mais baixo na história, indicando que o impacto na saúde mental já é uma realidade. Não há dúvida que essa crise irá passar, mas a pergunta é, Como estará nossa saúde mental após a pandemia? A procura por soluções digitais de saúde mental na China cresceu exponencialmente, mostrando que o período pós-crise é muito relevante e para algumas pessoas pode mostrar sinais do transtorno do estresse pós-traumático, que pode aparecer em vítimas de atos violentos ou de situações traumáticas, como guerras ou sequestro.

Você pode se perguntar, o que eu posso fazer para tentar manter a minha saúde mental em dia? Criamos algumas dicas para manter a sua sanidade mental, como:
• Criar intervalos durante o dia para desligar-se completamente das notícias sobre COVID-19, especialmente o uso de mídias sociais. Ouvir de forma constante informações sobre a pandemia pode aumentar o seu nível de estresse;
• Cuide do seu corpo – Tire alguns minutos para respirar profundamente, alongue o corpo ou faça meditação. Tente alimentar-se bem com uma dieta balanceada, fazendo exercícios regulares, durma bastante e evite álcool, cigarro e drogas;
• Reserve um tempo diário para lazer, tente fazer atividades que te tragam prazer;
• Conecte-se com outras pessoas. Fale com amigos e familiares sobre os seus anseios, medos, sentimentos, isso ajuda a aliviar a tensão.

É importante também estarmos em contato com amigos e familiares que estão em isolamento, para mostrar que estamos abertos para conversar e ajudar. Nem sempre a pessoa passando por um momento emocional difícil durante a quarentena irá procurar ajuda, principalmente pelo fato que médicos e instituições de saúde têm focado a atenção para indivíduos acometido pelo COVID-19.

Respire fundo, faça meditação se possível, organize sua rotina e evite ficar o dia todo no mesmo e ambiente. Para mais informações sobre COVID-19 consulta a nossa página: https://www.piposaude.com.br/blog/saiba-como-se-cuidar-e-evitar-se-contaminar-com-coronavirus

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