Recursos Humanos

Enfermaria ou apartamento: qual plano de saúde escolher?

23/12/2020

Por

Aline Oliveira

Enfermaria ou apartamento: qual plano de saúde escolher?

São tantos detalhes que devemos observar na hora de investir em um plano de saúde que dúvidas como escolher enfermaria ou apartamento são muito comuns.

A resposta mais direta para essa pergunta é: depende das suas necessidades e dos aspectos que você mais valoriza quando o assunto é saúde.

Seja no plano de saúde individual ou no empresarial, essas duas formas de acomodação têm vantagens e desvantagens. Neste post você será capaz de identificar a ideal para a sua necessidade. Continue a leitura!

Afinal, o que significa o termo “acomodação”?

Quando falamos de acomodação em planos de saúde, nos referimos ao local que o paciente ficará acomodado em caso de internação.

Basicamente, o mercado de planos e seguros de saúde conta com os tipos apartamento e enfermaria como opções de acomodação. Por isso, é preciso entender as vantagens e desvantagens de cada uma das opções.

Quais as diferenças entre enfermaria e apartamento?

De forma direta, a acomodação em apartamento significa que, se você precisar se internar, terá direito a um quarto só seu, com banheiro privativo e quadro de visitas com grade de horários mais ampla. 

Já na enfermaria, você ficará em um quarto coletivo — que normalmente varia entre três e quatro pessoas — com apenas um banheiro por quarto. Por isso, podemos dizer que a principal diferença entre elas é a privacidade.

Como você deve imaginar, ter mais ou menos privacidade influencia no valor do plano e, por isso, esse é um ponto que precisa ser levado em consideração, seja para escolha individual, seja para contratar planos de saúde na sua empresa.

Além da privacidade, que é um dos aspectos mais importantes na hora de optar pela melhor modalidade, há outras diferenças que também devem ser consideradas e listamos abaixo para você entender. Acompanhe!

Preço

Como citamos, o preço é um grande diferencial entre as coberturas.Se você escolher, por exemplo, pela opção que oferece mais privacidade, consequentemente, contará com mais vantagens e horários de visita mais flexíveis, como acontece no apartamento.

Assim, é natural que o serviço ofereça um número maior de funcionários atendendo um único paciente e conte com um gasto maior com manutenção, concorda? Essas são razões para o apartamento se tornar uma opção mais cara.

Ao contrário da enfermaria que, além de dividir o quarto, você também divide o tempo dos enfermeiros, dos médicos e, por consequência, de toda a equipe assistencial do hospital. 

Portanto, o custo de cada plano de saúde irá alterar conforme a sua escolha em relação aos benefícios. Ao realizar uma cotação de preços, você irá descobrir as diferenças de valores entre eles e deve levar em consideração a que melhor se encaixe no orçamento. 

Alimentação e tratamento

Quando o assunto é alimentação e tratamento, esses aspectos não mudam, independentemente do tipo de cobertura que você optar. O serviço de alimentação para o paciente e para o acompanhante, assim como o tipo de tratamento a ser realizado não se alteram.

Horário de visitação

Em ambos os planos há diferenças para o horário de visitas, afinal, está diretamente relacionado à primeira diferença: a privacidade do quarto.

Ao escolher por enfermaria, você irá dividir o quarto e, por esse motivo, os horários de visita se concentram no horário “comercial”. Geralmente, são fixos e com intervalos menores. Isso acontece para que um paciente não incomode o outro naquele ambiente compartilhado.

Já na opção apartamento, o quarto privativo oferece mais opções de visitas, uma vez que haverá outro paciente. O que pode ajudar muito na rotina de quem está visitando e, principalmente, na recuperação da pessoa internada..

Direito a acompanhante

Na enfermaria ou no apartamento, pacientes menores de 18 anos e maiores de 60 têm direito a um acompanhante garantido por lei. Isso quer dizer que, geralmente, em planos de enfermaria não é possível contar com acompanhante fora dessa faixa etária. Já no apartamento, devem ser observadas as características de cada contrato.

Qual acomodação escolher?

Você percebeu que a principal diferença está no quanto você, sua família ou a sua empresa estão dispostos a pagar por mais privacidade e comodidade, certo? No entanto, além das diferenças financeiras, há alguns fatores que também devem ser analisados.

Por exemplo, se o plano de saúde for para uma gestante ou uma pessoa idosa, a acomodação em apartamento pode ser a mais interessante, tanto para privacidade quanto para atendimento mais próximo.

Outro ponto importante que deve ser levado em consideração é o histórico e o contexto do paciente que irá utilizar o plano de saúde. Um exemplo é uma pessoa que apresenta maiores fatores de riscos para doenças ou foi diagnosticada com uma doença crônica.

Nós sabemos que internações são imprevisíveis e que não é possível se preparar para elas, no entanto, é possível se resguardar para caso elas sejam necessárias.

Como alterar o tipo de acomodação no plano de saúde?

É direito do cliente trocar o tipo de acomodação no seu plano de saúde. Inclusive, ao tomar essa decisão, o consumidor não deverá cumprir outro período de carência, dentro da mesma modalidade de plano escolhida.

Exemplo: se você tem um plano individual com acomodação em enfermaria e deseja mudar para um individual com acomodação em apartamento, a operadora não deverá lhe impor um novo ciclo de carência. 

No entanto, se houver mudança de plano, como de empresarial para individual, deverão ser observadas as regras individuais de cada contrato.

Você aprendeu quais são as características e diferenças para escolher com propriedade entre enfermaria ou apartamento, além de conferir outras dicas muito importantes de serem observadas na hora de escolher o plano de saúde ideal para cada caso.

Para continuar acompanhando dicas como essas, é importante contar com a ajuda de empresas que têm o compromisso de revolucionar e desburocratizar os serviços de saúde, como a Pipo. 

Siga a Pipo Saúde nas redes sociais LinkedIn, Facebook e Instagram, e não deixe de ficar por dentro de assuntos relevantes do segmento!

Logotipo Pipo Saúde
Pipo Saúde

Conectamos a sua empresa com os melhores benefícios de saúde: Planos de saúde, odontológico e muito mais para o bem estar dos colaboradores da companhia.

Imagem de um brilho.

Pronto para simplificar a  gestão de saúde da sua empresa?

Comece agora uma nova relação com o plano de saúde da sua empresa.

Fale com nossos consultoresImagem de uma estrelinha.

Posts recomendados