A produtividade do RH conta com soluções tecnológicas para contribuir com as rotinas cada dia mais dinâmicas e complexas

Por

Pipo Saúde

Por

Publicado em

7/8/23

Em um mundo cada vez mais digital, a produtividade do RH de uma empresa está atrelada ao bom uso das tecnologias à disposição. Afinal, o departamento de recursos humanos pode ser considerado o coração de uma empresa, já que promove a gestão de um bem muito valioso: os colaboradores.

Por se tratar de uma atividade dinâmica, o RH possui inúmeras tarefas no dia a dia que podem e devem ser facilitadas pelo auxílio de softwares apropriados. Afinal, alguém ainda imagina ser possível gerenciar manualmente, por exemplo, benefícios, contratação, treinamentos, comunicação interna, entre outras rotinas?

No mercado, existem soluções que prometem agregar em uma única ferramenta a gestão de inúmeras tarefas relacionadas com a produtividade do RH. São produtos customizados, que se adaptam à necessidade de cada empresa. Entretanto, muitas soluções não se encaixam no bolso de determinadas companhias.

Então qual é o caminho? Buscar opções que consigam satisfazer as diferentes atividades desempenhadas por um departamento de recursos humanos. Dessa forma, é possível aumentar a produtividade do RH, facilitando a gestão dos colaboradores.

São ferramentas que podem auxiliar em diferentes tarefas, como: planejamento, contratação, treinamento, armazenamento de dados, entre outras.

  • Produtividade do RH: o que fazer?
  • Custo e benefício

Produtividade do RH: o que fazer?

A produtividade do RH está atrelada a boa gestão dos colaboradores. Engana-se quem pensa que o setor apenas faz o controle do ponto de entrada e saída dos funcionários e as contratações e dispensas. Atualmente, a atividade apresenta inúmeras outras tarefas estratégicas relacionadas com o funcionamento e o crescimento de uma companhia.

Assim como ocorreu com outros setores das companhias, a tecnologia se faz presente para auxiliar nas rotinas executadas.

A pandemia do coronavírus, aliás, demonstrou isso. Com o distanciamento, o departamento precisou gerenciar de forma segura e rápida um grande volume de informações pela internet.

Nesse interim, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) trouxe um nome ingrediente para a relação entre a tecnologia e a produtividade do RH, o que exigiu investimento e dedicação para se adequar aos padrões necessários.

Custo e benefício

Com o cenário apresentado, é possível afirmar que existem diversas ferramentas que contribuem para a produtividade do RH, automatizando determinadas tarefas e, com isso, liberando os profissionais do setor para o desenvolvimento de atividades mais estratégicas.

Já mencionamos, aliás, que determinadas plataformas robustas permitem a customização da solução com as necessidades de cada companhia. Em outros casos, é possível até mesmo o desenvolvimento de um aplicativo apropriado, construído na medida, permitindo ainda a escalabilidade com o passar do tempo.

Para as empresas preparadas, esses podem ser caminhos mais recomendados. Já para algumas outras, porém, o custo de uma solução assim inviabiliza a contratação.

Dessa forma é preciso encontrar outras opções para aumentar a produtividade do RH. Nesse contexto, separamos alguns exemplos de tarefas e aplicações. Lembre-se que são apenas indicações, existindo no mercado até mesmo opções similares para o desempenho da mesma tarefa.

1 – Controle de ponto

Atividade que demanda tempo e interfere diretamente na produtividade do RH, o controle de ponto é uma das tarefas básicas de um departamento de recursos humanos. Erros aqui não são permitidos, pois atingem diretamente o bolso dos colaboradores e, também, das companhias.

Aliás, o trabalho remoto e o híbrido acrescentaram um ingrediente extra na complexidade da tarefa. Com isso, nada melhor do que contar com a tecnologia para auxiliar na missão.

Entre as opções existentes no mercado está Folha Certa, que hoje faz parte da Flash. Com a aplicação, é possível promover a gestão dos colaboradores: ponto, hora extra, benefícios, férias, faltas, holerite e mais.

2 - Contratação

Nesse critério, a produtividade do RH está relacionada com a agilidade e a assertividade em escolher a pessoa certa para a vaga disponível. O armazenamento e a gestão dos diversos currículos têm grande importância, claro. Entretanto, vamos destacar aqui uma parte específica desse de contratação, que é a entrevista.

Desde a pandemia, esse processo exigiu um aprimoramento dos departamentos de recursos humanos. Atualmente, muitos ainda optam pelo processo online, por conta da facilidade e, até mesmo, economia de tempo.

Claro que determinadas ferramentas oferecem recurso mais específicos. Entretanto, aqui optamos por indicar soluções que podem até mesmo ser utilizadas gratuitamente, com algumas restrições, é claro.

Esses são os casos do Google Meet e do Zoom. São soluções que atendem tanto quem deseja entrevistar um candidato quanto fazer uma chamada em grupo.

3 - Treinamento

O treinamento dos colaboradores se transformou em um diferencial estratégico para as companhias que desejam obter resultados melhores, diferenciando-se da concorrência e, com isso, conquistando uma fatia maior do mercado. Em resumo: melhores resultados e mais lucro.

Atualmente, os cursos online se transformaram em uma solução eficiente e com custos atrativos para conquistar esses objetivos. Isso, seja durante a recepção dos novos colaboradores quanto nos diversos aprimoramentos dos profissionais de diferentes setores.

Aqui, a dica é conhecer o playNwhere. Desenvolvida pela Fábrica de Cursos, a ferramenta trabalha com a gamificação para conquistar resultados diferenciados em capacitação dos colaboradores, assim como em lançamentos de produtos e divulgação da marca. Para quem deseja conhecer, a ferramenta tem uma versão gratuita.

4 - Armazenamento de dados

Os dados podem ser considerados como um ativo valioso para as empresas. Com a grande quantidade de informações à disposição de um departamento de recursos humanos, o correto armazenamento exige atenção redobrada.

Até mesmo por conta da LGPD, a segurança dos dados é um assunto que precisa ser levado a sério pelas companhias. Isso porque falhas nesse processo podem causar grandes estragos.

Atualmente, o armazenamento em nuvens traz inúmeros benefícios, tanto na parte de segurança quanto na facilidade de acesso.

Dropbox e Google Drive são opções que oferecem recursos que contribuem para a produtividade do RH. Entretanto, a implantação de uma solução em nuvem em uma empresa exige o conhecimento apropriado para garantir a segurança real dos dados.

Conclusão

Essas são apenas algumas ferramentas que podem contribuir para aumentar a produtividade do RH de uma empresa. Entretanto, é importante lembrar que cada empresa tem suas rotinas e peculiaridades.

Portanto, vale primeiro identificar as necessidades e, com isso, encontrar a melhor solução para o caso concreto. De qualquer forma, a tecnologia tem um papel de destaque no dia a dia do RH.

Gostou do conteúdo? Quer ler mais textos como esses? Assine nossa newsletter!

Logotipo Pipo Saúde
Pipo Saúde

Conectamos a sua empresa com os melhores benefícios de saúde: Planos de saúde, odontológico e muito mais para o bem estar dos colaboradores da companhia.

Pronto para simplificar a gestão de saúde da sua empresa?

Comece agora uma nova relação com o plano de saúde da sua empresa.

Quero uma demonstração

Posts recomendados