Anywhere office: como o RH pode apoiar esse modelo de trabalho?

Por

Aline Almeida

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Publicado em

16/10/23

Até pouco tempo atrás, quando se falava em nômades digitais, o que vinha à cabeça eram apenas profissionais de TI, escritores, fotógrafos ou outras profissões ligadas à aventura de morar fora do país. Hoje, o chamado anywhere office veio para ficar.

O trabalho remoto se iniciou na década de 70. Já o anywhere office, considerado uma extensão do teletrabalho, é um conceito conhecido desde o início do século XXI. Isso porque a tecnologia passou a proporcionar uma liberdade geográfica, principalmente por conta dos notebooks, smartphones e uma boa conexão de internet.

Segundo o último Relatório Global de Tendências Migratórias feito pela maior e mais antiga empresa de imigração do mundo, a Fragomen, a lista de países com visto de trabalho remoto cresceu e hoje estima-se que existam 35 milhões de pessoas no anywhere office ao redor do mundo, podendo chegar a 1 bilhão até 2035.

Com a pandemia, houve uma necessidade forçada e acelerada do home office. Assim, abriu-se naturalmente uma porta para que diversas profissões pudessem trabalhar à distância. Inclusive, já existem pesquisas como a da Owl Labs que afirmam que cerca de 50% dos profissionais preferem recusar empregos se estes não tiverem um modelo de trabalho flexível.

Mas quais são os desafios e vantagens do anywhere office? Como o RH precisa se adaptar para que esse modelo dê certo? Acompanhe!

Neste conteúdo você verá:

O que é o anywhere office?

Como o nome já diz, anywhere office é poder trabalhar de qualquer lugar. Diferente do home office que limita o trabalho à sua casa, o anywhere office é um conceito que representa exercer sua profissão de qualquer ponto geográfico, inclusive fora do país.

Seja em uma cafeteria, num coworking ou sentado na beira da praia, o anywhere office, ou work from anywhere (WFA), permite que você tenha a liberdade de estar literalmente onde quiser. O foco não é o local especificamente, mas a flexibilidade de trabalhar com base em suas preferências pessoais, estilo de vida e necessidades.

Quem atua nesse formato já é conhecido há algum tempo como nômade digital, que, como o próprio nome diz, não possui uma base fixa e pode se mover por diversas áreas, principalmente por conta da tecnologia.

O objetivo do anywhere office é obter liberdade e independência e não necessariamente requer que o profissional seja autônomo ou freelancer. Diversas empresas do mundo todo hoje oferecem esse modelo aliado a um vínculo empregatício.

Como funciona?

O avanço constante da tecnologia faz com que cada vez tenhamos menos barreiras de comunicação. Sendo assim, se o profissional tem acesso a uma boa internet e um equipamento conectado a ela, é capaz de trabalhar onde quiser e se comunicar com suas equipes sem estar presente fisicamente.

Enquanto isso, só cresce o número de ferramentas virtuais que auxiliam na comunicação por voz ou por vídeo, além dos notebooks e smartphones que cada vez possuem maior capacidade de realizar diversas tarefas antes reservadas apenas aos grandes computadores pessoais.

Uma outra característica do anywhere office é que, além de trabalharem sem uma base fixa, os profissionais também costumam ter liberdade para fazerem seus horários, principalmente os gestores.

Benefícios do anywhere office

Os principais benefícios observados em empresas que adotam este modelo são:

  • Acesso a talentos globais: há uma ampliação no pool de candidatos e as empresas podem optar por pessoas mais qualificadas, independentemente de sua localização geográfica;
  • Aumento da produtividade: trabalhar de onde quiser traz motivação e engajamento, aumentando a produtividade;
  • Diversidade: o modelo facilita a inclusão de pessoas com deficiência ou restrições de mobilidade;
  • Flexibilidade: cada pessoa pode trabalhar de acordo com sua rotina pessoal, otimizando seu tempo com mais liberdade;
  • Maior desenvolvimento pessoal e profissional: com mais tempo livre o colaborador pode participar de mais atividades como cursos e palestras;
  • Quebra de barreiras geográficas: ao contratar pessoas de diversas partes do mundo aumenta-se as possibilidades de contratação;
  • Redução de custos: o valor gasto com infraestrutura é muito maior quando a equipe trabalha presencialmente;
  • Redução do stress: seja pelo fato de não haver deslocamento ou trânsito, há um maior equilíbrio entre vida pessoal e profissional, além de uma rotina mais leve e flexível;
  • Retenção de talentos: segundo a pesquisa Alelo Hábitos do Trabalho divulgada no jornal Estado de Minas, o trabalho remoto é o modelo dos sonhos para 49% das pessoas empregadas no Brasil. Ou seja, é um fator que os profissionais levam em consideração na hora de trocar de emprego;
  • Sustentabilidade: com menos deslocamento e uso de escritórios, as empresas reduzem a pegada de carbono, o que contribui para práticas mais sustentáveis.

Como o RH pode apoiar o anywhere office?

Já foi comprovado, segundo uma pesquisa da Harvard Business School, que poder trabalhar em anywhere office é hoje considerado um grande benefício, além de ajudar a reter talentos.

No entanto, não quer dizer que para o RH sejam tão simples os processos em relação a esses colaboradores. Por isso, separamos algumas atitudes que podem ajudar a tirar o melhor proveito deste modelo:

Boas práticas

O RH precisa, em primeiro lugar, precisa definir quais serão as regras em relação a horários, divisão de escalas, obrigatoriedade de reuniões, atendimento a clientes, além dos recursos necessários, como o auxílio de despesas.

Também terá que determinar quais são as boas práticas em relação ao uso das informações nos computadores pessoais para evitar vazamento de dados, por exemplo, e permitir que o trabalho seja realizado da melhor forma.

Comunicação

Para que a liberdade geográfica não afete o engajamento, é preciso uma comunicação sem ruídos.

Sendo assim, algumas estratégias como estabelecer uma rotina de feedbacks, oferecer benefícios relacionados ao bem-estar e ao aprendizado ou até encontros e conversas (de forma online ou não), fazem com que os colaboradores se sintam mais valorizados.

Cultura

É fundamental para o RH dar suporte para as equipes para que elas entendam a fundo a cultura da empresa. Essa atitude é importante para que todos possam se integrar de maneira plena, mesmo a distância, principalmente os recém contratados.

Deixar claro os hábitos da empresa para os que vão adotar esse modelo, assim como definir os padrões e canais que serão utilizados para favorecer o fluxo de trabalho.

Recrutamento

Esse é um dos principais desafios: melhorar os processos de recrutamento e seleção.

Afinal, será necessário incluir entrevistas não presenciais e, além disso, avaliar o perfil dos novos colaboradores para saber se eles vão se adaptar a esse modelo.

Remuneração e benefícios

As empresas que possuem colaboradores fora do Brasil vão precisar considerar a variação de moeda, por exemplo. 

Assim como a necessidade de rever alguns benefícios que só funcionam dentro do país, como o plano de saúde ou a utilização de academias locais.

Os desafios para empresas com esse tipo de modelo

Um dos principais desafios do anywhere office é garantir que o trabalho seja realizado, e de maneira efetiva. Afinal, o teletrabalho bem feito implica em uma boa gestão do tempo e nem todas as pessoas têm familiaridade com a falta de horários rígidos.

Além disso, os problemas relacionados à tecnologia também podem surgir e nem sempre o colaborador conseguirá resolver estando longe da base da empresa. Por conta disso, a organização precisa se preparar para esse tipo de situação, além de ser necessário fornecer equipamentos para evitar esse tipo de problema.

Questões relacionadas à segurança de dados também podem ser um desafio. Portanto, para que a empresa se mantenha dentro da LGPD precisará estabelecer regras e boas práticas de armazenamento, tratamento e compartilhamento de informações dos seus colaboradores.

Adaptando ao anywhere office na prática

A primeira atitude que se deve adotar ao incorporar esse modelo de trabalho é estabelecer uma mentalidade voltada à nova realidade em relação ao ambiente corporativo. Confiança e comunicação são apenas algumas premissas básicas para que o anywhere office dê certo.

Por conta disso, é muito provável que somente empresas que estão abertas a mudanças e buscam por inovação conseguirão se adaptar a esse modelo. Além disso, toda a empresa terá que se engajar mesmo que muitos ainda se mantenham no presencial.

No entanto, a empresa também precisa de alguns ajustes e ferramentas disponíveis para dar início ao modelo, tais como:

  • Capacitação: tanto as lideranças quanto os trabalhadores remotos precisam ser instruídos para que todo o trabalho fique alinhado de acordo com as necessidades da empresa;
  • Cultura: mais uma vez mencionamos a cultura, já que esse modelo de trabalho precisa estar incorporado nos valores, normas, crenças e hábitos da empresa;
  • Leis trabalhistas: o departamento jurídico deve estar alinhado ao RH para que o novo modelo de trabalho se adeque a todas as leis trabalhistas;
  • Nuvem: é fundamental investir em um bom armazenamento em sistemas em nuvem que possam ser acessados de qualquer parte do mundo;
  • Regras: para que não haja nenhum tipo de desentendimento, a definição de regras do trabalho remoto facilita não apenas para aqueles que vão optar pelo anywhere office quanto para os mais conservadores que preferem o modelo tradicional;
  • Tecnologia: o fornecimento da tecnologia necessária à execução das tarefas do colaborador é definido em contrato, segundo a reforma trabalhista de 2017. No entanto, pode ser um investimento necessário para que a empresa mantenha o cumprimento de prazos e a qualidade do trabalho.

Modalidades do anywhere office

Existem diversas maneiras de se implementar esse modelo, conheça as principais:

  1. Coworkings: são espaços físicos onde há o compartilhamento de espaço e recursos de escritório;
  2. Home office: nesse caso, os colaboradores trabalham de suas próprias casas;
  3. Escritórios satélites: muitas empresas maiores possuem sedes em diversos países para acomodar funcionários que desejam se deslocar geograficamente, mas preferem trabalhar em escritórios.

Além disso, também existem variações como o trabalho por projeto, onde o profissional atua apenas com aquela demanda; políticas de trabalho descentralizado, onde cada equipe trabalha de um local; hotelling office, onde os colaboradores reservam espaços de escritório quando precisam, entre outros.

5 empresas que já adotaram esse modelo

Confira algumas empresas que já adotam o modelo de anywhere office:

  1. Amazon: com mais de 90 mil colaboradores, a empresa dividiu setores para fazer a adaptação ao anywhere office;
  2. Banco Inter: os funcionários desta instituição financeira hoje trabalham através de coworkings. Segundo matéria da Resultados Digitais, isso fez com que o banco economizasse um milhão de reais em menos de um ano;
  3. Loft: a empresa define seu propósito como Freedom Living at Work e possui tanto o trabalho 100% remoto quanto em escritório ou híbrido;
  4. Nubank: com foco na contratação de novos profissionais, o banco se adaptou ao novo modelo;
  5. Spotify: toda a operação da empresa é em trabalho remoto permanentemente desde 2021.

Conclusão

Empresas que estão preparadas para novos modelos de trabalho tendem a ter resultados positivos, aumento de produtividade e bem-estar dos seus colaboradores. E não é diferente quando se trata do anywhere office.

Claro que a adaptação pode ser lenta em algumas organizações mais conservadoras e a cobrança por responsabilidade dos funcionários também pode demorar para se ajustar. Mas, uma comunicação transparente, regras bem estabelecidas e um RH alinhado com as necessidades certamente ajudarão nesta implementação.

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