Entenda como o RH pode ajudar a melhorar a comunicação organizacional

Por

Carolina Lais

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Publicado em

17/4/23

Não é exagero dizer que investir em comunicação organizacional é indispensável para o sucesso de qualquer negócio. A forma que a empresa se comunica com o público interno e externo influencia diretamente a sua imagem e os seus resultados.

E o RH possui um papel fundamental nessa estratégia. Afinal, a comunicação da empresa impacta questões fundamentais da gestão de pessoas, como o clima organizacional, a produtividade e a cultura da organização.

Continue a leitura para entender melhor o que é comunicação organizacional e o que RH pode fazer para melhorá-la:

O que é comunicação organizacional?

Comunicação organizacional é o conjunto de estratégias utilizadas pela empresa para conversar com os seus diversos públicos — sejam eles internos ou externos ao ambiente empresarial. Podemos citar, por exemplo, clientes, colaboradores, fornecedores, parceiros comerciais, investidores e a sociedade de modo geral. 

A meta é construir o diálogo de forma estratégica para sintonizar os objetivos da organização com os interesses dos públicos, criando uma relação de confiança e transparência. 

Para isso, é claro, a comunicação precisa estar alinhada com a cultura organizacional, ou seja, com os comportamentos, crenças e valores que devem guiar o posicionamento da marca.

Por que investir em comunicação organizacional?

Não existe relacionamento sem diálogo, concorda? Conversar com os amigos e familiares é fundamental para entender e respeitar suas necessidades, fazer acordos e fortalecer ligações.

No universo corporativo também é assim. A comunicação organizacional é indispensável para que a empresa construa vínculos com os seus públicos, fortaleça sua imagem no mercado e possa crescer de forma saudável.

Agora, falando especificamente da comunicação organizacional com os funcionários, ela ajuda:

  • alinhar expectativas das partes;
  • identificar pontos de melhorias nos fluxos de trabalho;
  • reduzir ruídos e evitar discussões (o que beneficia o clima organizacional);
  • promover trocas de ideias e mais criatividade para o ambiente de trabalho.
  • melhorar o engajamento, a produtividade e os resultados.

Tipos de comunicação organizacional

A comunicação organizacional é um conceito amplo, que pode ser dividido em categorias mais específicas para ser interpretado e planejado adequadamente. A seguir, conheça os principais tipos:

Comunicação institucional

A comunicação institucional abrange estratégias para melhorar a imagem da empresa diante da sociedade de modo geral. Ela é uma das grandes responsáveis pela criação da identidade da organização.

Sendo assim, inclui a gestão de relações públicas, assessoria de imprensa, marketing social, programas de responsabilidade ambiental, entre outras ações que dialogam diretamente com os interesses da sociedade.

Comunicação administrativa

A comunicação administrativa está muito presente no dia a dia da empresa e do RH. Ela serve para garantir o fluxo das informações necessárias para o bom funcionamento do negócio.

Comunicados e a divulgação de normas são exemplos de alinhamentos realizados nesse tipo de comunicação organizacional.

Comunicação Interna

Diferente da comunicação administrativa, a comunicação interna tem teor apenas informativo. O objetivo dela é incentivar a interação entre a empresa e seus colaboradores, ou seja, é uma via de mão dupla, um diálogo. 

Uma das principais ferramentas desse tipo de comunicação é o feedback. Quando uma empresa tem uma política de feedback bem consolidada, é natural que colaboradores e lideranças troquem informações. 

Comunicação Mercadológica

O propósito da comunicação mercadológica é a divulgação dos produtos e serviços da empresa, visando a otimização dos processos de compra e o aumento das vendas. 

Ela se complementa com a comunicação institucional e envolve merchandising, propagandas, promoções.

Comunicação organizacional e o RH

Ainda que a empresa tenha um setor de comunicação, o RH tem um papel muito relevante na comunicação organizacional por ser área que trabalha diretamente com o público interno e o seu bem-estar.

É necessário que os profissionais do setor estejam preparados para utilizar estratégias e ferramentas na otimização desse diálogo. Veja algumas delas:

É natural que o RH seja mais relacionado a comunicação interna e administrativa, mas não podemos esquecer que o setor também lida com públicos externos da empresa. Exemplo: a maneira com que o profissional de RH divulga as vagas ou se comporta durante o processo de R&S pode interferir na imagem da marca perante o mercado e a sociedade. 

Desafios e oportunidades para a comunicação organizacional

A comunicação organizacional tem desafios e oportunidades, assim como as demais comunicações do mundo contemporâneo. A velocidade das informações e a facilidade de compartilhar ideias (nem sempre eticamente corretas) são alguns exemplos disso.

Então, como o RH pode se preparar para aproveitar ao máximo essa estratégia? Confira!

Conscientização do papel do colaborador 

É muito difícil conseguir o engajamento dos colaboradores se a empresa não comunica adequadamente os seus objetivos, desafios e resultados (individuais e coletivos). Nesses casos, é muito comum que o trabalho se torne mecânico e exaustivo.

Uma boa comunicação organizacional faz com que a equipe entenda a importância do seu trabalho e receba as orientações para otimizar ainda mais a sua produtividade. A sensação de pertencimento faz com que a rotina de trabalho seja muito mais estimulante.

Desmistificação de boatos

Não ter uma comunicação organizacional eficiente aumenta as chances de ruídos provocados por boatos — que de certa forma são comuns nos corredores das empresas. É o famoso “ouvi falar” ou “ciclano disse que ouviu”.

Além de reduzir os boatos, uma comunicação objetiva e transparente contribui para que eles sejam desmascarados rapidamente. Se uma pessoa foi demitida ou será promovida, por exemplo, nada mais justo que isso seja comunicado aos demais, concorda? 

Fortalecimento da cultura organizacional 

Não é fácil sintonizar os colaboradores com os objetivos, valores e missão do negócio. Entretanto, isso é indispensável para que a empresa possa crescer de forma saudável e também para que a comunicação interna flua satisfatoriamente.

Sendo assim, o RH precisa compreender bem os componentes da cultura da empresa e incorporá-los em toda a jornada do colaborador — inclusive no processo de Recrutamento e Seleção

A comunicação organizacional deve ser colocada em prática diariamente e realinhada sempre que for necessário. Para isso, é fundamental entender como os colaboradores estão enxergando a empresa. 

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