Endomarketing: o que é e ações práticas para a sua empresa

Por

Aline Oliveira

Por

Publicado em

27/10/21

É difícil pensar em uma forma melhor de manter a produtividade da empresa em alta que investir no engajamento dos colaboradores. Afinal, quando eles estão felizes e motivados, não há dúvidas de que o serviço flui mais leve e os resultados são mais satisfatórios.

Existem estratégias focadas nisso e em promover o bom relacionamento entre a companhia e os funcionários, e aqui destacamos o endomarketing. Já ouviu falar? Essa é uma forma de fazer marketing interno, voltado à valorização dos colaboradores e na melhoria do trabalho deles.

Vamos explicar como o endomarketing funciona nas empresas, por que ele é tão importante e como pode ser aplicado em ações práticas. Aproveite o conteúdo!

Neste conteúdo, você encontra:

O que é endomarketing?

Endomarketing é um conjunto de estratégias de marketing interno focado apenas no capital humano da empresa: os colaboradores. Enquanto o marketing tradicional visa elaborar ações para entregar valor e satisfazer os consumidores, o endomarketing tem o mesmo objetivo, porém, com os funcionários.

As iniciativas são planejadas entre o setor de RH e de Marketing com o intuito de promover melhorias nos relacionamentos internos e em firmar a empresa como uma boa empregadora. Outra missão do endomarketing é fidelizar os profissionais e mantê-los engajados no dia a dia.

Toda a jornada do colaborador dentro da empresa deve estar inserida nas estratégias de endomarketing, e isso inclui:

  • processos de integração, onboarding e offboarding;
  • treinamentos e capacitações;
  • elaboração de planos de salários e benefícios;
  • atividades para promoção da cultura organizacional e de relações saudáveis no ambiente de trabalho;
  • valorização do trabalho individual e em equipe;
  • melhorias para a comunicação interna.

Por falar em comunicação interna, vale esclarecer alguns pontos entre ela e o endomarketing. Será que são termos diferentes? Continue a leitura para entender.

Qual a diferença entre comunicação interna e endomarketing?

Alguns especialistas defendem que o termo endomarketing é a evolução do que antes era chamado de “comunicação interna” e que, por isso, não há diferenças entre as estratégias. 

Porém, também é entendido que a comunicação interna consiste na forma como a empresa se comunica com os colaboradores, sob vários aspectos.

Sendo assim, a comunicação interna visa definir a maneira como as mensagens são transmitidas e em quais veículos — pela intranet, por aplicativo próprio, jornal mural, entre outros. Por isso, ela é a comunicação como um todo.

Repassar as informações referentes às mudanças no plano de saúde corporativo, por exemplo, é uma das ações de comunicação interna. 

Porém, é preciso entender de que forma isso será feito: 

  • por e-mail? 
  • as informações estão claras;
  • todos os colaboradores receberam e têm acesso aos meios de comunicação? 

Tudo isso deve ser bem planejado para que não haja ruídos na comunicação interna.

Já o endomarketing é um braço da comunicação interna, uma subdivisão focada em promover a interação e bem-estar dos funcionários. Nesse sentido, são planejadas ações que visam melhorias tanto para o time quanto para a empresa, como o aumento da produtividade e a redução do turnover.

Por isso, vale a pena ter em mente definições que ajudam a entender a diferença: a comunicação interna envolve o processo da informação em si; o endomarketing vai além e consiste em promover um relacionamento de longo prazo entre empresa e colaborador.

Por que trabalhar o endomarketing na empresa?

Uma das principais vantagens desse conjunto de estratégias, quando bem-feito, é o ganho de engajamento e motivação do time, aumentando o sentimento de pertencimento à organização. E isso melhora todos os processos que decorrem de ter pessoas mais felizes no trabalho:

  1. Estímulo ao crescimento e desenvolvimento;
  2. formação de times mais qualificados e maduros profissionalmente;
  3. mais engajamento com as reais necessidades da organização;
  4. produtividade em alta com funcionários mais motivados e comprometidos;
  5. menor rotatividade causada por insatisfação com o trabalho;
  6. clima organizacional mais leve e saudável;
  7. mais qualidade de vida e bem-estar no trabalho.

Passo a passo para criar um bom plano de endomarketing

Desenvolver ações de endomarketing nem sempre é uma tarefa fácil, já que todo o planejamento deve ser totalmente focado nas particularidades de cada empresa e essas não são simples de serem vistas ou compreendidas.

Entretanto, selecionamos 4 ações para a sua empresa dar os primeiros passos:

1. Entenda quem é a sua persona

No marketing existe a figura da persona, que é um recorte mais completo e profundo do público-alvo de uma empresa. Sendo assim, não basta saber que o público ideal são pessoas jovens e de cidades grandes, por exemplo. 

É preciso identificar traços mais específicos: jovem de 25 anos, que mora em cidade grande, tem pensamento sustentável, anda de transporte público, gosta de viajar, entre outras características. 

No endomarketing também é preciso entender quem é a sua persona — é comum haver mais de um tipo, afinal, é preciso ter uma empresa diversa —, saber do que ela gosta, quais são seus interesses, o que mais valoriza, entre outros aspectos. 

Todas essas informações servirão de base para montar estratégias mais eficientes e condizentes com as pessoas que realmente existem na organização e não apenas em padrões pré-definidos e que, muitas vezes, não fazem sentido para a empresa.

2. Tenha atenção à comunicação interna

Anteriormente, você conferiu que a comunicação interna consiste na forma como as informações são transmitidas aos colaboradores, certo? Agora, saiba que é essencial que a empresa tenha um fluxo de comunicação claro, transparente e acessível às pessoas.

Pensando em melhorar a comunicação interna com a estratégia de endomarketing, boas medidas são implementar uma rotina de feedbacks, promover diálogos abertos e treinar os líderes para que sejam efetivos na comunicação e estejam sempre abertos para tirar dúvidas.

3. Invista em capacitação 

Os funcionários valorizam quem investe no desenvolvimento de suas carreiras e essa é uma excelente estratégia para reter talentos, pois, com isso, eles são capazes de vislumbrar um futuro junto à companhia.

Por isso, identifique quais são as necessidades de treinamento, de capacitação e até de atualização e invista em recursos para que eles possam aprimorar os conhecimentos e não só elevar a carreira, como também contribuir com o dia a dia organizacional.

4. Ofereça benefícios atraentes

Os benefícios corporativos estão entre os ativos que mais atraem e retém pessoas e isso não é novidade para você. Porém, essas vantagens precisam ser um diferencial competitivo, ou seja: ir além do que a lei assegura como direitos.

Estudos revelam que o plano de saúde está entre os campeões na preferência dos profissionais, além de ser uma das prioridades nas contas dos brasileiros, principalmente após a vinda da covid-19. 

Por isso, não há dúvidas de que oferecer um bom plano de saúde é uma ótima ação de endomarketing, concorda?

Para encerrar, que tal enxergar o endomarketing não apenas como ferramenta de engajamento, mas como um verdadeiro aliado para impulsionar seus resultados e para ajudar no reconhecimento da empresa como uma boa empregadora? Asseguramos que há só ganhos com isso!

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