É difícil pensar em uma forma melhor de manter a produtividade da empresa em alta que investir no engajamento dos colaboradores. Afinal, quando eles estão felizes e motivados, não há dúvidas de que o serviço flui mais leve e os resultados são mais satisfatórios.
Existem estratégias focadas nisso e em promover o bom relacionamento entre a companhia e os funcionários, e aqui destacamos o endomarketing. Já ouviu falar? Essa é uma forma de fazer marketing interno, voltado à valorização dos colaboradores e na melhoria do trabalho deles.
Vamos explicar como o endomarketing funciona nas empresas, por que ele é tão importante e como pode ser aplicado em ações práticas. Aproveite o conteúdo!
Neste conteúdo, você encontra:
- O que é endomarketing?
- Qual a diferença entre comunicação interna e endomarketing?
- Por que trabalhar o endomarketing na empresa?
- Passo a passo para criar um bom plano de endomarketing
O que é endomarketing?
Endomarketing é um conjunto de estratégias de marketing interno focado apenas no capital humano da empresa: os colaboradores. Enquanto o marketing tradicional visa elaborar ações para entregar valor e satisfazer os consumidores, o endomarketing tem o mesmo objetivo, porém, com os funcionários.
As iniciativas são planejadas entre o setor de RH e de Marketing com o intuito de promover melhorias nos relacionamentos internos e em firmar a empresa como uma boa empregadora. Outra missão do endomarketing é fidelizar os profissionais e mantê-los engajados no dia a dia.
Toda a jornada do colaborador dentro da empresa deve estar inserida nas estratégias de endomarketing, e isso inclui:
- processos de integração, onboarding e offboarding;
- treinamentos e capacitações;
- elaboração de planos de salários e benefícios;
- atividades para promoção da cultura organizacional e de relações saudáveis no ambiente de trabalho;
- valorização do trabalho individual e em equipe;
- melhorias para a comunicação interna.
Por falar em comunicação interna, vale esclarecer alguns pontos entre ela e o endomarketing. Será que são termos diferentes? Continue a leitura para entender.
Qual a diferença entre comunicação interna e endomarketing?
Alguns especialistas defendem que o termo endomarketing é a evolução do que antes era chamado de “comunicação interna” e que, por isso, não há diferenças entre as estratégias.
Porém, também é entendido que a comunicação interna consiste na forma como a empresa se comunica com os colaboradores, sob vários aspectos.
Sendo assim, a comunicação interna visa definir a maneira como as mensagens são transmitidas e em quais veículos — pela intranet, por aplicativo próprio, jornal mural, entre outros. Por isso, ela é a comunicação como um todo.
Repassar as informações referentes às mudanças no plano de saúde corporativo, por exemplo, é uma das ações de comunicação interna.
Porém, é preciso entender de que forma isso será feito:
- por e-mail?
- as informações estão claras;
- todos os colaboradores receberam e têm acesso aos meios de comunicação?
Tudo isso deve ser bem planejado para que não haja ruídos na comunicação interna.
Já o endomarketing é um braço da comunicação interna, uma subdivisão focada em promover a interação e bem-estar dos funcionários. Nesse sentido, são planejadas ações que visam melhorias tanto para o time quanto para a empresa, como o aumento da produtividade e a redução do turnover.
Por isso, vale a pena ter em mente definições que ajudam a entender a diferença: a comunicação interna envolve o processo da informação em si; o endomarketing vai além e consiste em promover um relacionamento de longo prazo entre empresa e colaborador.
Por que trabalhar o endomarketing na empresa?
Uma das principais vantagens desse conjunto de estratégias, quando bem-feito, é o ganho de engajamento e motivação do time, aumentando o sentimento de pertencimento à organização. E isso melhora todos os processos que decorrem de ter pessoas mais felizes no trabalho:
- Estímulo ao crescimento e desenvolvimento;
- formação de times mais qualificados e maduros profissionalmente;
- mais engajamento com as reais necessidades da organização;
- produtividade em alta com funcionários mais motivados e comprometidos;
- menor rotatividade causada por insatisfação com o trabalho;
- clima organizacional mais leve e saudável;
- mais qualidade de vida e bem-estar no trabalho.
Passo a passo para criar um bom plano de endomarketing
Desenvolver ações de endomarketing nem sempre é uma tarefa fácil, já que todo o planejamento deve ser totalmente focado nas particularidades de cada empresa e essas não são simples de serem vistas ou compreendidas.
Entretanto, selecionamos 4 ações para a sua empresa dar os primeiros passos:
1. Entenda quem é a sua persona
No marketing existe a figura da persona, que é um recorte mais completo e profundo do público-alvo de uma empresa. Sendo assim, não basta saber que o público ideal são pessoas jovens e de cidades grandes, por exemplo.
É preciso identificar traços mais específicos: jovem de 25 anos, que mora em cidade grande, tem pensamento sustentável, anda de transporte público, gosta de viajar, entre outras características.
No endomarketing também é preciso entender quem é a sua persona — é comum haver mais de um tipo, afinal, é preciso ter uma empresa diversa —, saber do que ela gosta, quais são seus interesses, o que mais valoriza, entre outros aspectos.
Todas essas informações servirão de base para montar estratégias mais eficientes e condizentes com as pessoas que realmente existem na organização e não apenas em padrões pré-definidos e que, muitas vezes, não fazem sentido para a empresa.
2. Tenha atenção à comunicação interna
Anteriormente, você conferiu que a comunicação interna consiste na forma como as informações são transmitidas aos colaboradores, certo? Agora, saiba que é essencial que a empresa tenha um fluxo de comunicação claro, transparente e acessível às pessoas.
Pensando em melhorar a comunicação interna com a estratégia de endomarketing, boas medidas são implementar uma rotina de feedbacks, promover diálogos abertos e treinar os líderes para que sejam efetivos na comunicação e estejam sempre abertos para tirar dúvidas.
3. Invista em capacitação
Os funcionários valorizam quem investe no desenvolvimento de suas carreiras e essa é uma excelente estratégia para reter talentos, pois, com isso, eles são capazes de vislumbrar um futuro junto à companhia.
Por isso, identifique quais são as necessidades de treinamento, de capacitação e até de atualização e invista em recursos para que eles possam aprimorar os conhecimentos e não só elevar a carreira, como também contribuir com o dia a dia organizacional.
4. Ofereça benefícios atraentes
Os benefícios corporativos estão entre os ativos que mais atraem e retém pessoas e isso não é novidade para você. Porém, essas vantagens precisam ser um diferencial competitivo, ou seja: ir além do que a lei assegura como direitos.
Estudos revelam que o plano de saúde está entre os campeões na preferência dos profissionais, além de ser uma das prioridades nas contas dos brasileiros, principalmente após a vinda da covid-19.
Por isso, não há dúvidas de que oferecer um bom plano de saúde é uma ótima ação de endomarketing, concorda?
Para encerrar, que tal enxergar o endomarketing não apenas como ferramenta de engajamento, mas como um verdadeiro aliado para impulsionar seus resultados e para ajudar no reconhecimento da empresa como uma boa empregadora? Asseguramos que há só ganhos com isso!
Você percebeu como o clima organizacional é fator essencial para as equipes trabalharem bem e serem produtivas, certo? Para complementar seus conhecimentos, preparamos um material que vai te ajudar a fazer a pesquisa do clima na sua empresa!
