Offboarding: o que é e melhores práticas

Por

Aline Oliveira

Por

Publicado em

15/10/21

Muito se fala sobre o processo de onboarding de colaboradores numa empresa, mas também é importante ter um processo bem definido para fazer o desligamento dos funcionários, seja em uma demissão voluntária ou não. Nesse sentido, trataremos do conceito contrário ao onboarding, que é o offboarding.

A tradução de offboarding é “desembarque”, e é justamente essa a ideia do seu conceito: a saída do funcionário da empresa. Ainda que o colaborador esteja deixando a empresa, quem disse que ele não precisa ter uma boa experiência nesse momento? 

Quer entender como funciona o processo de offboarding, como aplicá-lo e saber por que essa estratégia não deve ser desprezada? Continue a leitura, pois temos dicas que podem fazer sentido para você! 

Neste conteúdo você encontra:

O que é offboarding?

O offboarding é a estratégia de RH que visa oferecer uma boa experiência no momento de desligamento do colaborador, afinal, é importante que a situação seja menos traumática possível. Esse é um processo essencial, pois ajuda o funcionário a sair com uma imagem positiva da empresa.

Além disso, com um processo de demissão bem-feito, evita-se os impactos negativos na saúde emocional do colaborador e os reflexos disso no mercado de trabalho. 

Adiante, desdobramos os demais benefícios desse processo. Por hora, entenda que a diferença de onboarding para offboarding é que o primeiro refere-se à integração do profissional à cultura da empresa e ao time. Já o segundo, diz respeito ao encerramento desse ciclo.

Offboarding e employer branding: qual é a relação?

Employer branding é uma estratégia de RH que visa gerar uma percepção da empresa como uma boa marca empregadora. Com isso, o departamento planeja ações para a companhia se tornar uma marca querida pelos funcionários e melhorar a experiência durante a jornada na organização.

Melhorar a experiência, nesse caso, inclui até mesmo a fase de desligamento, pois o conceito de employer branding deve ser entendido e aplicado de forma integral. Por isso, tenha em mente que a demissão também deve fazer parte dessa jornada.

Também é importante lembrar-se de que o fortalecimento da relação entre empresa e empregados é um processo contínuo e não deve se perder após finalizado o processo de integração, ou ser feito já no final do ciclo.

Além disso, se formos analisar os motivos que mais levam os profissionais a pedirem demissão, destacamos a falta de feedback e de reconhecimento do trabalho, e evitar esse tipo de insatisfação é uma das ações de employer branding. 

Ao final da trajetória na empresa, para o colaborador que já está insatisfeito por esses motivos, e tem uma experiência de desligamento ruim, a percepção será ainda mais negativa. Os impactos disso são refletidos para ambas as partes: empresa mal vista no mercado e profissional abalado emocionalmente.

Qual a importância de ter um processo de offboarding bem definido?

Grande parte das empresas negligenciam a importância de dar atenção ao processo de offboarding e isso já foi comprovado em uma pesquisa: os profissionais de RH gastam 8 vezes mais tempo planejando estratégias de onboarding do que de offboarding.

É claro que nosso intuito aqui não é desprezar ou equipar a relevância de uma atividade em relação a outra. No entanto, pensar em ações para reduzir um pouco essa diferença pode ser positivo, pois com o offboarding é possível:

  • que o colaborador mencione a empresa positivamente entre seus pares, e isso pode ser relevante para atrair profissionais de alta performance;
  •  que o funcionário saiba que tem as portas abertas para oportunidades futuras, especialmente no caso em que a demissão ocorreu por vontade dele;
  • que a empresa não seja exposta de forma negativa nas plataformas de emprego com avaliações que têm abrangência nacional (ou internacional).

Quais as melhores práticas para aplicar o offboarding na empresa?

O principal ponto a ser considerado em um processo de offboarding é procurar entender o lado do colaborador e ter empatia durante o desligamento. Saiba que quando você coloca as pessoas no centro das decisões, todo o processo tende a fluir de forma mais agradável e leve para ambas as partes. 

Além disso, vale a pena adotar os passos abaixo!

Estruture o processo antecipadamente

É necessário ter um planejamento padrão para a aplicação do offboarding, da mesma forma como acontece com o onboarding. Isso leva tempo e não deve ser feito em meio ao desligamento do colaborador, pois assim, as etapas necessárias para garantir uma boa experiência não se cumprirão.

Por isso, é preciso ter organização quanto aos trâmites legais e organizacionais:

  1. pense no melhor momento para conversar com o colaborador sobre a demissão;
  2. acorde se a comunicação de desligamento, quando necessária, será feita pelo gestor direto ou pelo RH;
  3. organize os documentos: carta de demissão, comunicado de aviso prévio, informações trabalhistas e previdenciárias para a homologação, entre outros.

Faça o comunicado de forma sigilosa e particular

Se a demissão acontecer por iniciativa da companhia, é importante planejar a melhor abordagem ao colaborador. Evite pedir que os colegas deem o famoso recado “para comparecer ao RH” (ou DP) e, se possível, fale diretamente com o profissional ou, no máximo, com seu gestor.

Inclusive, o gestor poderá participar da reunião de desligamento. Dependendo da ocasião, é importante que o colaborador ouça o feedback do seu líder direto sobre o motivo da rescisão. 

Dê tempo para o colaborador se organizar internamente

Entre as piores experiências de desligamento está a situação em que ele é feito com pressa e no qual o colaborador não tem tempo hábil para organizar as tarefas pendentes e delegá-las aos colegas. É um termo ruim, mas é como se ele se sentisse escorraçado da empresa. 

Evite esse tipo de coisa e tenha empatia com o sentimento e com a nova realidade do profissional. Por isso é tão importante haver o planejamento antecipado.

Tenha clareza na comunicação

É necessário que o funcionário entenda os reais motivos pelo qual está saindo da companhia e que isso também fique claro para sua equipe. Esse cuidado ajuda a evitar especulações e fofocas no ambiente de trabalho.

Além desse ponto, ter clareza quanto ao desligamento do colega contribui para que os profissionais que permanecem não fiquem ansiosos em relação à sua continuidade na empresa, gerando expectativas e preocupações desnecessárias.

Elabore pesquisas de satisfação para esse momento

Certamente, o seu RH já implementa diversas pesquisas com o objetivo de entender pontos de melhorias para o dia a dia dos colaboradores, mas e as pesquisas demissionais? Elas também existem? 

Elas são peças fundamentais para entender a percepção de quem está saindo, tanto porque ajuda a perceber pontos de melhorias nas atividades do RH, quanto para demonstrar ao profissional que a empresa se importa com o seu bem-estar e com toda a sua jornada.

Por fim, entenda que, assim como acontece com o processo de integração dos funcionários, o offboarding não é nenhum bicho de sete cabeças. O segredo, como falamos ao longo deste artigo, é atentar-se à importância dessa atividade e ter o colaborador sempre no centro das ações.

A avaliação de desligamento está diretamente relacionada à importância de aplicar pesquisas de clima constantemente na companhia. Você já sabe como fazer isso? Se não, temos um material que vai te ajudar nessa etapa! Aproveite para baixar!


Logotipo Pipo Saúde
Pipo Saúde

Conectamos a sua empresa com os melhores benefícios de saúde: Planos de saúde, odontológico e muito mais para o bem estar dos colaboradores da companhia.

Pronto para simplificar a gestão de saúde da sua empresa?

Comece agora uma nova relação com o plano de saúde da sua empresa.

Quero uma demonstração

Posts recomendados