Muito se fala sobre o processo de onboarding de colaboradores numa empresa, mas também é importante ter um processo bem definido para fazer o desligamento dos funcionários, seja em uma demissão voluntária ou não. Nesse sentido, trataremos do conceito contrário ao onboarding, que é o offboarding.
A tradução de offboarding é “desembarque”, e é justamente essa a ideia do seu conceito: a saída do funcionário da empresa. Ainda que o colaborador esteja deixando a empresa, quem disse que ele não precisa ter uma boa experiência nesse momento?
Quer entender como funciona o processo de offboarding, como aplicá-lo e saber por que essa estratégia não deve ser desprezada? Continue a leitura, pois temos dicas que podem fazer sentido para você!
Neste conteúdo você encontra:
- O que é offboarding?
- Offboarding e employer branding: qual é a relação?
- Qual a importância de ter um processo de offboarding bem definido?
- Quais as melhores práticas para aplicar o offboarding na empresa?
O que é offboarding?
O offboarding é a estratégia de RH que visa oferecer uma boa experiência no momento de desligamento do colaborador, afinal, é importante que a situação seja menos traumática possível. Esse é um processo essencial, pois ajuda o funcionário a sair com uma imagem positiva da empresa.
Além disso, com um processo de demissão bem-feito, evita-se os impactos negativos na saúde emocional do colaborador e os reflexos disso no mercado de trabalho.
Adiante, desdobramos os demais benefícios desse processo. Por hora, entenda que a diferença de onboarding para offboarding é que o primeiro refere-se à integração do profissional à cultura da empresa e ao time. Já o segundo, diz respeito ao encerramento desse ciclo.
Offboarding e employer branding: qual é a relação?
Employer branding é uma estratégia de RH que visa gerar uma percepção da empresa como uma boa marca empregadora. Com isso, o departamento planeja ações para a companhia se tornar uma marca querida pelos funcionários e melhorar a experiência durante a jornada na organização.
Melhorar a experiência, nesse caso, inclui até mesmo a fase de desligamento, pois o conceito de employer branding deve ser entendido e aplicado de forma integral. Por isso, tenha em mente que a demissão também deve fazer parte dessa jornada.
Também é importante lembrar-se de que o fortalecimento da relação entre empresa e empregados é um processo contínuo e não deve se perder após finalizado o processo de integração, ou ser feito já no final do ciclo.
Além disso, se formos analisar os motivos que mais levam os profissionais a pedirem demissão, destacamos a falta de feedback e de reconhecimento do trabalho, e evitar esse tipo de insatisfação é uma das ações de employer branding.
Ao final da trajetória na empresa, para o colaborador que já está insatisfeito por esses motivos, e tem uma experiência de desligamento ruim, a percepção será ainda mais negativa. Os impactos disso são refletidos para ambas as partes: empresa mal vista no mercado e profissional abalado emocionalmente.
Qual a importância de ter um processo de offboarding bem definido?
Grande parte das empresas negligenciam a importância de dar atenção ao processo de offboarding e isso já foi comprovado em uma pesquisa: os profissionais de RH gastam 8 vezes mais tempo planejando estratégias de onboarding do que de offboarding.
É claro que nosso intuito aqui não é desprezar ou equipar a relevância de uma atividade em relação a outra. No entanto, pensar em ações para reduzir um pouco essa diferença pode ser positivo, pois com o offboarding é possível:
- que o colaborador mencione a empresa positivamente entre seus pares, e isso pode ser relevante para atrair profissionais de alta performance;
- que o funcionário saiba que tem as portas abertas para oportunidades futuras, especialmente no caso em que a demissão ocorreu por vontade dele;
- que a empresa não seja exposta de forma negativa nas plataformas de emprego com avaliações que têm abrangência nacional (ou internacional).
Quais as melhores práticas para aplicar o offboarding na empresa?
O principal ponto a ser considerado em um processo de offboarding é procurar entender o lado do colaborador e ter empatia durante o desligamento. Saiba que quando você coloca as pessoas no centro das decisões, todo o processo tende a fluir de forma mais agradável e leve para ambas as partes.
Além disso, vale a pena adotar os passos abaixo!
Estruture o processo antecipadamente
É necessário ter um planejamento padrão para a aplicação do offboarding, da mesma forma como acontece com o onboarding. Isso leva tempo e não deve ser feito em meio ao desligamento do colaborador, pois assim, as etapas necessárias para garantir uma boa experiência não se cumprirão.
Por isso, é preciso ter organização quanto aos trâmites legais e organizacionais:
- pense no melhor momento para conversar com o colaborador sobre a demissão;
- acorde se a comunicação de desligamento, quando necessária, será feita pelo gestor direto ou pelo RH;
- organize os documentos: carta de demissão, comunicado de aviso prévio, informações trabalhistas e previdenciárias para a homologação, entre outros.
Faça o comunicado de forma sigilosa e particular
Se a demissão acontecer por iniciativa da companhia, é importante planejar a melhor abordagem ao colaborador. Evite pedir que os colegas deem o famoso recado “para comparecer ao RH” (ou DP) e, se possível, fale diretamente com o profissional ou, no máximo, com seu gestor.
Inclusive, o gestor poderá participar da reunião de desligamento. Dependendo da ocasião, é importante que o colaborador ouça o feedback do seu líder direto sobre o motivo da rescisão.
Dê tempo para o colaborador se organizar internamente
Entre as piores experiências de desligamento está a situação em que ele é feito com pressa e no qual o colaborador não tem tempo hábil para organizar as tarefas pendentes e delegá-las aos colegas. É um termo ruim, mas é como se ele se sentisse escorraçado da empresa.
Evite esse tipo de coisa e tenha empatia com o sentimento e com a nova realidade do profissional. Por isso é tão importante haver o planejamento antecipado.
Tenha clareza na comunicação
É necessário que o funcionário entenda os reais motivos pelo qual está saindo da companhia e que isso também fique claro para sua equipe. Esse cuidado ajuda a evitar especulações e fofocas no ambiente de trabalho.
Além desse ponto, ter clareza quanto ao desligamento do colega contribui para que os profissionais que permanecem não fiquem ansiosos em relação à sua continuidade na empresa, gerando expectativas e preocupações desnecessárias.
Elabore pesquisas de satisfação para esse momento
Certamente, o seu RH já implementa diversas pesquisas com o objetivo de entender pontos de melhorias para o dia a dia dos colaboradores, mas e as pesquisas demissionais? Elas também existem?
Elas são peças fundamentais para entender a percepção de quem está saindo, tanto porque ajuda a perceber pontos de melhorias nas atividades do RH, quanto para demonstrar ao profissional que a empresa se importa com o seu bem-estar e com toda a sua jornada.
Por fim, entenda que, assim como acontece com o processo de integração dos funcionários, o offboarding não é nenhum bicho de sete cabeças. O segredo, como falamos ao longo deste artigo, é atentar-se à importância dessa atividade e ter o colaborador sempre no centro das ações.
A avaliação de desligamento está diretamente relacionada à importância de aplicar pesquisas de clima constantemente na companhia. Você já sabe como fazer isso? Se não, temos um material que vai te ajudar nessa etapa! Aproveite para baixar!
