Departamento pessoal e RH são áreas complementares?

3/5/2021

Por

Aline Oliveira

Departamento pessoal e RH são áreas complementares?

Você sabe dizer se os colaboradores da sua empresa sabem, exatamente, qual departamento procurar quando o vale-transporte não cair ou com quem eles conferem a folha de ponto, por exemplo? 

Ou ainda, se os próprios profissionais de DP e de RH entendem como essas áreas podem atuar de forma complementar? É muito importante ter em mente a diferenciação das atividades de cada setor e educar os colaboradores quanto às responsabilidades de cada um. 

Assim, cada profissional dessas áreas conseguirá desempenhar as tarefas de forma mais eficiente e, junto, estarem alinhados com as necessidades da organização. 

Neste artigo, você verá:

Siga a leitura para entender como os dois setores funcionam.

O que é o Departamento Pessoal?

O famoso DP é a área que cuida das questões administrativas do colaborador. A sua missão é garantir a eficiência na relação legal entre a empresa e os funcionários. 

Funções do DP

O Departamento Pessoal executa as questões jurídicas, financeiras, trabalhistas e demais atividades conhecidas como as mais “burocráticas” da vida organizacional do colaborador. Este setor é dividido em três subsistemas principais:

  1. Admissão ou contratação: administra questões como a assinatura da carteira de trabalho, marcação de exame admissional, entre outros;
  2. Compensação: são as rotinas do dia a dia, como o controle da jornada de trabalho, da folha de pagamento, a gestão dos benefícios corporativos e férias;
  3. Rescisão: é o momento do desligamento do colaborador e nessa etapa o DP realiza o processo de rescisão de contrato, acertos trabalhistas, resolve questões jurídicas com a Secretaria do Trabalho, entre outros.

Outra tarefa bastante interessante do DP, e que costuma ser confundida como uma atividade de Recursos Humanos, é relativa à saúde dos colaboradores e ao bem-estar no trabalho. 

Nesse sentido, o setor deve planejar ações para que a empresa ofereça um local de trabalho agradável, seguro e eficiente, a fim de impedir doenças ocupacionais por falta de ergonomia correta e falta de estrutura adequada.

O que é o Recursos Humanos?

Já o Recursos Humanos é o setor que tem a missão de gerir o comportamento do colaborador. Ele atua mais estrategicamente, com o objetivo de trabalhar os potenciais de cada um a favor dos resultados e direcionar os pontos de melhoria com treinamentos e feedbacks para o seu desenvolvimento.

Atividades do RH

Na execução de suas atividades, o RH tem por objetivo trabalhar a cultura e o clima organizacional e engajar os trabalhadores por meio da gestão comportamental. Este setor também é dividido em subsistemas:

  1. Recrutamento e seleção: atua com o objetivo de fazer a contratação mais eficiente de acordo com as necessidades de cada cargo, atentando-se ao fit cultural entre o profissional e a empresa;
  2. Integração: auxilia na fase de ambientação do novo colaborador para que ele conheça todas as áreas da empresa, com foco em facilitar o processo de adaptação;
  3. Treinamento e desenvolvimento: a missão aqui é desenvolver os times com a implementação de programas eficientes de treinamento e desenvolvimento. É importante que os líderes e gestores de área também sejam treinados pela empresa;
  4. Políticas de gestão de pessoas: nesse subsistema, podem ser planejados pontos de melhorias para a gestão de pessoas. É possível, por exemplo, realizar pesquisas de clima para identificar gargalos e colher sugestões e feedbacks dos colaboradores para os processos de crescimento da empresa.

Lembre-se de que o RH nasceu para ser estratégico e todas as suas atividades devem ser alinhadas com as expectativas da organização, pois é por meio das ações do Recursos Humanos que a organização alcançará a melhor performance com os seus talentos.

Diferenças entre DP e Recursos Humanos

O Departamento Pessoal desempenha funções administrativas para o funcionário durante a sua permanência na empresa, enquanto o Recursos Humanos exerce as funções de gestão comportamental para que esse colaborador tenha o melhor desempenho nessa trajetória, certo?

O fato de um setor atuar de forma mais estratégica do que outro não quer dizer que ele é melhor ou mais complexo; ambos departamentos são essenciais para o bom andamento de uma empresa. 

O DP, por exemplo, exerce atividades referentes às obrigações legais e fundamentais para que a empresa não infrinja nenhuma lei trabalhista ou falte à assistência com os colaboradores. 

Com as  atividades do DP feitas pontualmente, obedecendo as regras que precisam ser seguidas e de acordo com as boas práticas, o setor se torna base para a companhia continuar realizando suas atividades de forma segura para todos. Por isso, tanto quanto o RH, esse é um setor de extrema relevância para a organização.

A importância de DP e RH trabalharem em conjunto

É importante entender aqui que nenhum setor sobrepõe o outro, essas são áreas de atuações diferentes em prol do colaborador

Veja um exemplo: enquanto o RH combina um salário com o profissional que acabou de entrar, o DP deve garantir que esse profissional receba o valor acordado — mediante os devidos ajustes e descontos — e em dia.

Se esse salário atrasar todos os meses, junto de outros problemas administrativos (ou organizacionais), o colaborador tende a se desmotivar com o trabalho, gerando, assim, uma tarefa para o RH: identificar os motivos de haver desmotivação na empresa.

Da mesma maneira, quando um funcionário é desligado por baixo desempenho, é dever do RH informar a demissão ao Departamento Pessoal para que ele possa providenciar toda a documentação necessária para a rescisão de contrato. 

Como alinhar a comunicação entre as duas áreas

Entender as estratégias, áreas de atuação dos dois setores e a importância de estarem alinhados nos leva a refletir sobre a necessidade de manter uma comunicação transparente, eficiente e dinâmica entre os dois departamentos. Veja algumas sugestões do que fazer:

  1. Estimule a integração entre as duas equipes;
  2. seja formal (e-mails, intranet, entre outros) e transparente na divulgação das informações;
  3. elimine ruídos na comunicação com diálogo aberto com todos os envolvidos nas atividades;
  4. invista na tecnologia como forma de aproximação e integração de equipes.

Percebeu como os setores de DP e RH são aliados e podem se tornar ainda mais parceiros no dia a dia? Isso é vantajoso não só para os departamentos em si, que atuarão de forma mais ordenada  e eficiente, como também para a própria empresa, pois terá sucesso em dois departamentos tão fundamentais para o bem-estar do colaborador.

Você já sabia da diferenciação entre os setores? Aproveite e compartilhe este conteúdo nas redes sociais e ajude outras pessoas a entenderem a forma de atuação de cada área!

Logotipo Pipo Saúde
Pipo Saúde

Conectamos a sua empresa com os melhores benefícios de saúde: Planos de saúde, odontológico e muito mais para o bem estar dos colaboradores da companhia.

Inscreva-se na Newsletter da Pipo!

Imagem de um brilho.

Pronto para simplificar a  gestão de saúde da sua empresa?

Comece agora uma nova relação com o plano de saúde da sua empresa.

Quero uma cotaçãoImagem de uma estrelinha.

Posts recomendados