Quais as obrigações da sua corretora de saúde?

5/4/2021

Por

Gustavo Câmara

Quais as obrigações da sua corretora de saúde?

É altamente provável que a sua empresa precise de ajuda no momento da contratação de um plano de saúde empresarial, afinal, são muitas variáveis a se considerar. Por isso, a melhor forma de economizar tempo e dinheiro é contar com quem tem experiência neste processo.

Nós estamos falando das corretoras de benefícios de saúde, empresas especialistas que contam com uma equipe estruturada de atendimento e pós venda.

É responsabilidade da corretora de saúde encontrar o plano que faça mais sentido com a sua empresa, fazer o intermédio de contratação e, depois da venda, ter um olhar próximo para os índices de saúde da sua população.

Acontece que, no dia a dia depois de contratar o plano de saúde, a maioria das corretoras de saúde fazem apenas o básico, deixando, muitas vezes, as empresas desamparadas e insatisfeitas. Siga neste artigo para entender todas as obrigações da sua corretora de saúde!

O que é uma corretora de saúde?

Antes de tudo, é preciso entender o que é uma corretora de saúde, qual o seu papel junto às operadoras de saúde e como ela pode ajudar a sua empresa a escolher e gerir o melhor plano de saúde. 

Para entender de forma simples o trabalho de uma corretora de saúde basta pensar que ela conecta a sua empresa às operadoras que oferecem os planos de saúde. Mas, como assim?

Toda empresa tem uma necessidade diferente, certo? Por exemplo: se você contrata profissionais de todas as partes do Brasil, não é ideal que o plano de saúde seja regional.

Cabe à corretora de saúde, então, entender quais são as necessidades da população daquela empresa, alinhar expectativas e, com base nesses dados, encontrar planos que supram as dores da sua empresa.

Faz parte do papel da corretora de saúde, também, dar todo o suporte necessário durante o processo de contratação e pós-venda. Afinal, ela tem experiência e conhecimento na área. 

Compra ou gestão do plano de saúde: qual o objetivo das corretoras?

Para ambas opções! Você pode usar uma corretora de saúde tanto para a contratação de um benefício quanto na gestão do mesmo. 

É importante reforçar que, por mais que as corretoras sejam conhecidas por serem especialistas em escolher o plano adequado para a sua empresa, esse não é o único ponto de trabalho delas - ou não deveria ser. 

Devido à experiência de mercado, elas são capazes de identificar oportunidades, dores e possíveis percalços no caminho e apontar a melhor direção a seguir com o plano de saúde. Ela também pode - e deve - analisar o uso e o engajamento do seu plano de saúde, além de propor e realizar ações focadas e exclusivas na sua empresa.

Portanto, cabe a você, empresa e cliente, exigir mais da sua corretora que apenas a contratação do plano de saúde. Elas são capazes e devem entregar um maior valor agregado para a saúde dos seus colaboradores, afinal, elas estão sendo bem remuneradas para isto.

Quais as obrigações da corretora de plano de saúde com a sua empresa?

Agora que você já sabe o que é uma corretora, é preciso entender quais as suas responsabilidades com os seus clientes.. Afinal, diferente do que muitas vezes é praticado, o suporte da corretora não acaba com a assinatura do contrato.

A corretora de saúde é responsável por coletar e analisar informações para oferecer os benefícios de saúde adequados à realidade da sua empresa. Pela experiência, elas entendem bem as particularidades dos planos disponíveis (carência, cobertura, reembolso, etc.) e estão mais aptas a fazerem as melhores recomendações de saúde. 

Mas, calma! Caso a sua empresa esteja satisfeita com a assistência de saúde contratada, não é preciso trocar de plano de saúde. Só é preciso fazer a portabilidade da corretora, que iremos falar em breve..

A corretora também é responsável por auxiliar a empresa durante todo o processo de negociação com a operadora. Desde a cotação, passando pelo processo de proposta e assinatura de contrato, até um cuidado próximo após a venda.

Então, podemos citar como obrigações da sua corretora às seguintes ações:

  • conhecer e entender a população da sua empresa;
  • usar seu conhecimento para buscar planos que atendam às dores específicas e que apresentem melhor custo-benefício;
  • tirar todas as suas dúvidas sobre o processo; 
  • usar do seu conhecimento de mercado e da sua base de dados para obter as melhores condições comerciais para os seus clientes 
  • auxiliar no processo de emissão de apólices, renovação de contratos, propostas, boletos, pagamentos, entre outros;
  • atuar na gestão dos benefícios de saúde: movimentação de funcionários, conferência de faturas, alocação de co-participação, envio de lista de vidas atualizada, entre outros;
  • acompanhar a sinistralidade e propor ações para manter o sinistro saudável;
  • fazer um acompanhamento de saúde próximo da população;
  • auxiliar os funcionários a usarem seus planos de saúde da melhor maneira: tirando dúvidas sobre cobertura, reembolso, procedimentos eletivos, entre outros.
Jornada do plano de saúde empresarial

É bastante coisa, não é? Se a sua corretora está deixando um ou mais pontos dessa lista de lado, é hora de ficar de olho.

Ações que a sua corretora deveria fazer 

Agora que você já sabe quais as obrigações da sua corretora, é importante pontuar ações que elas deveriam fazer pela sua empresa. Em suma, o trabalho de uma corretora deve:

Desburocratizar e facilitar o dia a dia do RH

A área de Recursos Humanos lida com diversos processos sensíveis e que impactam toda a empresa. Ela é responsável pelo planejamento estratégico de ações, ficar atenta às métricas e oferecer insumo para outras áreas.

Podemos citar, também, o processo de recrutamento e seleção, gestão de benefícios e planejamento salarial, treinamentos, avaliações de desempenho, comunicação interna e mais! Dá pra imaginar como o dia a dia desse profissional é corrido?

É responsabilidade da sua corretora de saúde apoiar a área que lidera a gestão de benefícios da sua empresa para que ela possa otimizar o tempo com a gestão do plano de saúde e focar no que realmente importa.

Aqui na Pipo, todos os nossos clientes têm acesso à uma plataforma própria de gestão e movimentação de colaboradores dos benefícios de saúde, que simplifica toda a papelada da operadora, poupando tempo e dinheiro.

Tudo resolvido de modo prático, em uma plataforma só. Parece um sonho, não é mesmo?

Acompanhar o sinistro da sua empresa

Você já se perguntou por que os custos de saúde da sua empresa não param de subir? A resposta para essa pergunta está, provavelmente, na sinistralidade do seu benefício.

Para entender o que é sinistralidade, basta pensar que sempre que o plano de saúde da empresa é utilizado, seja com consultas, procedimentos ou exames, um sinistro é criado. A sinistralidade, então, é a relação entre a porcentagem de utilização do plano pela empresa e o valor pago.

Apólices de planos de saúde, normalmente, tem uma porcentagem de sinistralidade permitida sem que haja pagamento extra. Extrapolado esse limite, a empresa deve arcar com os custos adicionais.

Por isso, também é responsabilidade da corretora de saúde estar atenta à sinistralidade do plano de saúde da sua empresa para não ser pega de surpresa na hora da renovação. Além disso, ela deve fazer uso desses dados para educar os seus colaboradores quanto à melhor utilização do plano.

Aqui na Pipo, nós temos um time dedicado a entregar relatórios mensais de movimentação, sinistralidade e engajamento, o que garante que nenhuma empresa tenha surpresas desagradáveis.

Propor ações de saúde focadas na sua população

É comum que cada empresa tenha uma particularidade e, com isso, uma necessidade diferente. Vamos imaginar que a sua empresa possui 80% de mulheres no quadro de colaboradores. É de se esperar que, anualmente, elas precisem fazer exames preventivos e de acompanhamento do câncer de mama.

Sendo assim, cabe à sua corretora de saúde estudar a sua população, entender quais as suas particularidades e propor ações de saúde que façam diferença para elas.

Dessa forma, será possível educar as colaboradoras quanto ao uso do benefício e impactar positivamente a saúde delas, identificando potenciais doenças com antecedência e aumentando as chances de tratamento. Sem mencionar o grande impacto na sinistralidade do plano de saúde.

Impacto do cuidado de saúde próximo com colaboradores


Aqui na Pipo, nós temos um time de saúde focado na experiência dos seus colaboradores. Por meio do Raio-X de saúde, mapeamos toda a sua população e pensamos, com previsibilidade, em ações que impactam positivamente o uso do seu plano.

Atender as dúvidas do seu time em relação aos benefícios de saúde

Dúvidas sobre os planos de saúde surgem a todo momento. Desde as mais simples, como requisições do número da carteirinha, até as mais complexas, como chamados de cobranças indevidas.

Como intermediária entre a operadora de saúde e a sua empresa, é natural que os colaboradores procurem a corretora de saúde. E é papel dela auxiliar e atender todas as dúvidas relacionadas ao benefício de saúde implantado.

Isso não significa que a corretora conseguirá sanar todas as dúvidas, afinal, grande parte delas independente dela. No entanto, é fundamental que ela faça o possível para resolver, apoie e direcione aqueles beneficiários.

Aqui na Pipo, a sua empresa pode contar com um time exclusivo de atendimento ao beneficiário. Além de todo o suporte com dúvidas sobre o plano de saúde, eles também direcionam os seus colaboradores aos melhores profissionais.

Orientar seu time sobre as melhores opções de saúde disponíveis 

Quantas vezes você já precisou de uma indicação de algum bom profissional ou de uma boa clínica para realizar um exame e não encontrou?

É comum pedir ajuda em assuntos delicados, como a saúde, a quem se importa com a gente.

Por isso, é esperado que a sua corretora de saúde também esteja disposta a orientar o seu time sobre as melhores opções de saúde disponíveis para aquela necessidade. Afinal, a corretora lida com profissionais de saúde, hospitais e clínicas no dia a dia.

É possível fazer portabilidade de corretor de seguros? 

Sim, a sua empresa pode trocar de corretora a hora que quiser. No entanto, essa não é uma prática muito compartilhada no mercado e diversas empresas não sabem que tem esse direito.

Todas as operadoras têm processos para fazer portabilidade de corretora. O processo pode variar de operadora para operadora, mas, em linhas gerais, é exigido uma carta assinada digitalmente nomeando a nova corretora.

Dependendo da data de aniversário da apólice, a operadora exige que a corretora atual também assine essa carta. Mas muitas corretoras se recusam a assinar obrigando o cliente a permanecer com ela até o fim do contrato.

Sim, essa prática realmente acontece, mas as empresas devem exigir que os seus interesses sejam ouvidos e buscar uma corretora parceira que apoie essa mudança.

Por isso, antes de escolher uma corretora, questione como é o processo de troca, caso o atendimento não esteja adequado.

Aqui na Pipo nós sinalizamos no contrato que o cliente pode optar por trocar de corretora quando quiser e, por isso, garantimos a assinatura da carta a qualquer momento.

É importante contratar o plano de saúde por meio de uma corretora?

Até esse ponto, você já deve ter percebido a complexidade que envolve os planos de saúde empresariais. São inúmeros detalhes, condições e especificações a serem considerados e esses detalhes podem ser ainda desafiadores dependendo do porte da empresa.

Por isso, é importante considerar a opção de procurar uma empresa especialista que consiga, com base nas suas dores, entregar benefícios adequados às necessidades demonstradas.

Além disso, o know-how da corretora também ajuda a sua companhia a evitar erros comuns em contratos, condições abusivas e auxilia na construção de uma boa relação com a operadora de saúde.

Outro ponto muito importante de atenção ao contratar uma corretora de saúde é o cuidado e a assistência que o seu time irá receber. Ela pode, também, fazer o meio de campo entre a sua empresa e a operadora de saúde para tarefas mais burocráticas, como dúvidas de reembolso, número de carteirinha e mais.

Como escolher a corretora de plano de saúde ideal para a sua empresa

Agora que você já sabe quais as obrigações de uma corretora de saúde, você pode estar se perguntando quais atributos ficar de olho no processo de contratação, não é mesmo?

É claro que, muitas vezes, não é fácil apontar um caminho certo para uma parceria de sucesso. Mas, é possível direcionar os principais pontos:

A sua corretora é proativa?

Agora que você já sabe o que esperar da sua corretora e como é o dia a dia da área de Recursos Humanos, faz sentido optar por aquelas empresas que facilitem o dia a dia dos seus colaboradores, não é mesmo?

Corretoras de saúde precisam - e devem - ser proativas, estarem sempre atentas à sua população e propondo ações, além de ter um mapa claro de melhorias ao longo do tempo. Seja no atendimento, na prestação de serviço ou no produto entregue.

Se nenhuma dessas opções é prioridade para a sua corretora, é hora de reconsiderar essa parceria.

A sua corretora atende e direciona seus colaboradores e dependentes diretamente?

Agora que você já sabe que é uma obrigação da sua corretora prestar auxílio e ajudar os seus colaboradores, pense se a sua corretora atual faz esse trabalho.

Fazer essa ponte e ter um contato próximo com a sua população, além de gerar uma experiência positiva, pode custar menos para a sua empresa a longo prazo, evitando diversos usos indevidos do plano de saúde.

A sua corretora analisa a sua sinistralidade e toma decisões com base em dados?

Ninguém quer ser pego de surpresa por um reajuste absurdo, certo? Pois saiba que é possível evitar esse cenário.

Uma análise recorrente do uso do plano de saúde da sua empresa, ou seja, da sinistralidade, além de permitir a tomada de decisões rápidas e medidas educativas para reverter esse quadro, seja com um acompanhamento mais próximo dos colaboradores ou ações de conscientização do uso do plano, também permite uma negociação mais assertiva e de sucesso.

Afinal, o seu plano de saúde está gerando dados a todo momento. Cabe a sua corretora analisá-los e apresentar um plano de ação concreto para a sua empresa. 

A sua corretora apoia e lidera ações de saúde focadas no seu time?

É muito importante que os dados fornecidos pelo seu plano de saúde sejam usados para cuidar da sua população. Afinal, esse é o objetivo de um benefício de saúde.

Mas, não basta esperar que o plano de saúde faça todo o trabalho. Como citamos acima, a sua corretora tem a responsabilidade de planejar ações, sejam elas de curto, médio ou longo prazo, de cuidado com os seus colaboradores.

É muito importante pensar na que ela, como prestadora de serviço, é uma extensão do benefício e, como tal, tem o papel de ajudar no dia a dia da sua empresa. Por isso, exija essa postura da sua corretora.

A sua corretora está alinhada à proposta de valor da sua empresa?

É preciso pensar que a corretora de saúde será uma extensão da sua empresa junto às operadoras de saúde, por isso, é muito importante que ela esteja alinhada aos propósitos da sua empresa.

Afinal, no momento da contratação de uma corretora, a sua empresa está depositando a confiança de um cuidado próximo e de uma gestão inteligente de um benefício tão importante para os colaboradores. 

Além disso, optar por uma corretora alinhada às suas expectativas também facilita - e muito - a comunicação, as proposições de ações e o contato do dia a dia.

A experiência da sua corretora agrega ao cuidado com a sua equipe?

Saúde e bem estar são assuntos sérios, por isso, é importante confiar em empresas com experiência de mercado.

E não estamos falando necessariamente de empresas com muitos anos de existência e sim de analisar a experiência daquela empresa, seu portfólio, a evolução dela ao longo do tempo e quais os próximos passos.

Dessa forma, você será capaz de confiar e ter certeza de que assuntos sérios como orçamento, gestão e problemas do dia a dia serão solucionados. 

A sua corretora tem um bom relacionamento com as operadoras?

Esse é um ponto que discutimos ao longo deste artigo mas é sempre importante lembrar que o relacionamento com a operadora de saúde é extremamente importante.

Um bom relacionamento pode facilitar - e muito - na resolução de problemas do dia a dia, no processo de reajuste anual e em solicitações extra contratuais. Por isso, aposte em corretoras que têm uma relação positiva com as principais operadoras de saúde do país.

A sua corretora cancelaria o contrato caso a sua empresa não esteja satisfeita? 

Como falamos, a sua empresa pode trocar de corretora a hora que quiser, no entanto, essa prática não é muito compartilhada pelo mercado e, muitas vezes, as corretoras se recusam a assinar a carta de portabilidade.

Por isso, é preciso questionar a sua corretora sobre o processo de portabilidade e procurar por uma empresa que os interesses da sua empresa sejam, de fato, ouvidos. 

Principais dúvidas sobre a responsabilidade da sua corretora de saúde

Como uma corretora de saúde ganha dinheiro? É possível trocar de corretora de saúde durante o processo? Depois de contratar um plano de saúde, a minha empresa precisa permanecer com a corretora? 

São muitas perguntas e, acredite, elas são comuns e plausíveis. Siga em frente e tire todas as suas dúvidas sobre corretoras de saúde:

Como funciona a remuneração de uma corretora? Preciso pagar a mais?

Não! Na grande maioria dos casos, as corretoras de saúde são remuneradas por corretagens acordadas com as operadores, ou seja, a remuneração não sai do caixa da sua empresa. Vamos te explicar:

As corretoras, geralmente, recebem sua remuneração de duas formas: através do agenciamento e da corretagem. Segundo o dicionário Dicio, temos então:

  • Agenciamento (substantivo masculino) [Ação ou efeito de agenciar; ato de negociar; negociação.] 
  • Corretagem (substantivo feminino) [Aquilo que se paga como comissão para o corretor] sinônimos: remuneração vitalícia, vitalício

Em termos práticos, a porcentagem do agenciamento é o valor que a sua corretora recebe como comissão ao vender e o percentual de corretagem é o valor que sua corretora recebe de maneira recorrente para fazer a gestão dos seus benefícios de saúde. Ambos estão relacionados ao valor do plano de saúde pago pela sua empresa.

Na grande maioria dos casos, as corretoras podem escolher qual será o percentual de agenciamento e corretagem ao venderem um contrato. Existem diferentes opções, mas as mais comuns são:

  • 100% de agenciamento e 5% de corretagem
  • 250% de agenciamento e 3% de corretagem
  • 40% de agenciamento e 10% de corretagem

A maioria das corretoras opta por remunerações com agenciamento mais alto e valor recorrente mais baixo, o que acaba gerando incentivos perversos, tal como incentivar a troca de operadora de saúde dos clientes no vencimento, a fim de receber mais um agenciamento na próxima venda.

Sendo assim, é necessário esclarecer duas questões. Primeiro, o valor pago pelo plano de saúde empresarial não é afetado por esse serviço. Segundo, você, cliente, pode exigir uma melhor entrega da sua corretora, afinal, a entrega de valor deve ser correspondente ao alto custo.

O preço pode variar de corretora para corretora?

Não! O valor apresentado pela corretora é fornecido pelas operadoras de saúde após uma análise da base de vidas. Com a base em mãos, ela analisa as possibilidades e particularidades da população para, então,  encaminhar o orçamento.

Como a base de vidas da sua empresa não irá mudar, o orçamento dos planos de saúde será sempre muito semelhante, independente de qual corretora faça a cotação.

Por isso, é muito importante entender que o ponto principal da tomada de decisão por uma corretora de saúde não deve ser o preço, afinal, ele será igual ao de outras corretoras. O que deve ter maior peso e deve ser levado em consideração é o pós-venda, como conversamos ao longo deste artigo.

Depois de contratar o plano de saúde, a corretora é necessária?

Sim! O trabalho da corretora representa o meio de campo entre a operadora de saúde e o seu plano de saúde. Pela experiência de mercado e pelo conhecimento dos planos de saúde, a corretora é a melhor alternativa para fazer uma gestão saudável do benefício.

Afinal, por ela estar conectada a várias empresas, ela tem uma visão de mercado mais apurada e robusta e permite que a sua empresa tenha acesso à uma inteligência de dados. 

Assim, ela é capaz de identificar oportunidades de ações, alertar a sua empresa sobre pontos de atenção - que a sua equipe provavelmente não enxergaria - e ter um acompanhamento de saúde próximo do seu time.

Além de que ela te ajuda, também, em tarefas burocráticas e deixa o RH livre para se preocupar com o que realmente importa: pessoas!

Pense na corretora como a extensão da sua empresa dentro da operadora de saúde, alguém que vai lutar pelos melhores benefícios e fazer uma gestão inteligente.

Conclusão

Contar com uma empresa alinhada com as suas necessidades, que se preocupa em entregar uma boa experiência para os seus colaboradores, além de estar apta a dialogar, alertar e negociar a favor da sua empresa é essencial.

Esperamos que esse artigo tenha esclarecido as suas dúvidas sobre o que esperar da sua corretora de saúde e como ela deve ser uma aliada no dia a dia da sua empresa.

Conte com a Pipo Saúde para uma solução completa. Somos mais que uma corretora de saúde, nos preocupamos com toda a jornada e experiência, da cotação, gestão de benefícios e ao cuidado próximo com os colaboradores. Somos especialistas na contratação e gestão de planos de saúde empresariais.

Aqui o seu RH tem acesso à uma plataforma completa de gestão dos benefícios de saúde, com movimentação, acompanhamento, fatura e mais. Tudo de forma prática e em poucos cliques.

Além disso, os seus colaboradores também contam com um time de saúde exclusivo para cuidar, de perto, da saúde, tirar todas as dúvidas que possam surgir sobre os benefícios e planejar ações focadas na sua sinistralidade.

Clique aqui para conhecer melhor o nosso trabalho! 

Logotipo Pipo Saúde
Pipo Saúde

Conectamos a sua empresa com os melhores benefícios de saúde: Planos de saúde, odontológico e muito mais para o bem estar dos colaboradores da companhia.

Inscreva-se na Newsletter da Pipo!

Imagem de um brilho.

Pronto para simplificar a  gestão de saúde da sua empresa?

Comece agora uma nova relação com o plano de saúde da sua empresa.

Quero uma cotaçãoImagem de uma estrelinha.

Posts recomendados