Problemas com a gestão do plano de saúde? Podemos ajudar!

Por

Thiago Torres

Por

Thiago Torres

Publicado em

15/2/22

Reflita: qual é o principal desafio do seu RH nos dias de hoje? Se tivesse que dar um palpite, diria com certeza que a gestão de tempo está no topo das complexidades que envolvem o setor, principalmente no que diz respeito à gestão de planos de saúde.

Se essa é uma das dores do seu time, saiba que não é para menos. Além de todas as outras atividades, o departamento precisa lidar com as dúvidas dos colaboradores sobre o plano, acompanhar os descontos do benefício, analisar o sinistro do contrato, fazer a inclusão de novos usuários, de dependentes... Ufa! 

É uma lista interminável de tarefas, certo? Para dar um fim à essa rotina desgastante para as pessoas de RH, e oferecer a oportunidade de usar o tempo de forma mais estratégica é que nasceu a Pipo Saúde. Quer entender como nossas soluções podem te ajudar? Vem que a gente te explica!

Por que a gestão do tempo é um dos principais desafios do RH?

Trabalhar com pessoas nas empresas é um desafio de todos, principalmente da área de Recursos Humanos, e isso precisa ser uma atividade bastante estratégica, afinal, sabemos de toda a complexidade que envolve o ser humano. Com isso, é preciso que o setor planeje e trabalhe:

  • o desenvolvimento contínuo do time;
  • a gestão da liderança;
  • a cultura organizacional;
  • estratégias de employer branding e promoção da inclusão no mercado de trabalho;
  • questões relativas à contratação e ao desligamento;
  • a adequação correta e eficiente da comunicação organizacional;
  • a gestão de conflitos internos;
  • processos relativos ao código de ética da organização, assim como compliance, auditorias, entre outros;
  • ações que envolvem onboarding e ambientação de novos integrantes;
  • atividades de promoção da saúde física e mental do time.

Ainda faltam diversas atividades que variam de acordo com o perfil de cada empresa, mas não há dúvidas de que o setor, muitas vezes, trabalha com uma sobrecarga. 

Além disso, aqui também não tratamos de atividades burocráticas e operacionais como a gestão de benefícios, as tarefas que envolvem leis trabalhistas (que mudam constantemente), entre outras que deveriam ser direcionadas ao Departamento Pessoal, mas que sabemos que nem sempre isso acontece.

DP x RH

Por que essas atividades deveriam ser direcionadas ao DP? Justamente para que o RH possa focar estrategicamente nas pessoas e em promover o melhor potencial de cada um. Isso fará com que a empresa possa prosperar em todos os sentidos. Afinal, são as pessoas que fazem o negócio acontecer!

Por isso, quando as pessoas se sentem cuidadas (e isso é um papel ainda mais específico do RH) elas trabalham muito mais motivadas, são mais felizes no trabalho e os frutos são colhidos nos resultados — e consequentemente em números.

Por esses motivos, não é exagero dizer que a principal atividade do setor é promover pessoas para o negócio prosperar e lucrar. Sendo assim, tanto a empresa quanto os colaboradores ganham.

Percebeu como é desafiador tratar da gestão do tempo para profissionais de RH que lidam com tantas coisas ao mesmo tempo e com complexidades tão diferentes? Principalmente porque nem sempre as organizações têm processos de DP e RH bem definidos. 

Por isso, é muito comum que atividades tão distintas acabem sendo desenvolvidas pelas mesmas pessoas — o que impacta na gestão do tempo e acaba prejudicando metas e objetivos mais estratégicos de gestão de pessoas.

Porém, entendemos essa dor, e para te ajudar no foco daquilo que é essencial, preparamos algumas dicas do que fazer para otimizar tempo e esforços. Acompanhe!

Desafios da gestão de plano de saúde

É muito importante conhecer os desafios da gestão de plano de saúde para ter clareza sobre o estágio atual e conseguir promover melhorias. A seguir, confira os principais:

Aumento da inflação e reajuste

Para que as atividades das operadoras de saúde sejam economicamente viáveis e sustentáveis, é natural que o reajuste do plano de saúde mude de acordo com a inflação geral dos preços. Portanto, é necessário acompanhar o índice com atenção e sempre que necessário buscar caminhos para minimizar esse impacto.

Baixa ênfase na prevenção de doenças

Quanto mais os colaboradores precisam utilizar o plano de saúde, maior é a sinistralidade e, é claro, isso pode ter consequências no reajuste das mensalidades. Sendo assim, mais do que ofertar um bom plano de saúde, a empresa precisa se preocupar em investir e incentivar que o time tenha hábitos saudáveis.

Fraude e mau uso

Outro ponto que costuma dar trabalho aos gestores é o mau uso dos serviços do plano — seja de forma intencional (fraude) ou não. Infelizmente, beneficiários e clínicas mal intencionados podem solicitar reembolsos indevidos ou superfaturar serviços.

Da mesma forma, ainda que sem a intenção de prejudicar, colaboradores que solicitam procedimentos indevidos ou agendam consultas desnecessárias também são um problema.

Dúvidas frequentes do time

O profissional de RH tem muitas demandas e é complicado ter que deixar as demandas de lado para tirar dúvidas burocráticas sobre o plano de saúde. Por outro lado, é muito comum e entendível que os colaboradores busquem ajuda para saber sobre a cobertura do plano, a inclusão de dependentes, o número da carteirinha, entre outras questões.

Como a tecnologia pode ajudar na gestão de tarefas operacionais?

Não é novidade que a tecnologia é a base para o desenvolvimento dos processos em vários negócios, mas que tal utilizá-la a favor dos processos que envolvem o ativo mais importante das empresas, que são os colaboradores?

Dentro das ações de gestão de pessoas, uma atividade que pode e deve receber otimização tecnológica é a gestão da saúde do time. Essa é uma atividade que merece ainda mais atenção pelo fato de envolver a movimentação de vidas, como a inclusão e exclusão de beneficiários e seus dependentes dos benefícios.

Mas o que é gestão de planos de saúde e como isso funciona, na verdade? 

Gerir planos de saúde na empresa é entender as necessidades dos colaboradores e as da organização, propor os melhores benefícios e entender os investimentos que os planos demandam da companhia.

De maneira geral, por se tratar de vários processos envolvendo cada colaborador, uma plataforma automatizada e especializada nesse tipo de serviço otimiza a rotina do RH com as seguintes atividades:

Como a tecnologia pode auxiliar na gestão de planos de saúde?

A tecnologia desempenha um papel crucial na gestão de planos de saúde, oferecendo soluções que melhoram a eficiência, a acessibilidade e a qualidade dos serviços. Os processos operacionais são automatizados, o que reduz as chances de erros e faz com que o RH tenha mais tempo para focar em áreas estratégicas do setor.

Além disso, a tecnologia permite que a empresa recolha, trate e analise dados valiosos para entender o cenário e buscar melhorias.

Buscar o suporte de plataformas tecnológicas, como a da Pipo Saúde, pode otimizar a administração dos benefícios de saúde e bem-estar de qualquer empresa.

A Pipo auxilia o RH em todos os desafios de gestão de planos de saúde:

  • otimização de tempo — gestão centralizada dos benefícios de saúde, inclusão e exclusões de dados mais rápidas, revisão de faturas;
  • negociação com a operadora — após analisar os dados de uso do plano e acompanhar a saúde da população de uma empresa, a Pipo consegue negociar os reajustes com a operadora e, se for o caso, buscar uma solução mais vantajosa;
  • teleatendimento 24h e área de membro — com o acolhimento de saúde para os colaboradores, a plataforma da Pipo ajuda a sua empresa a evitar o uso indevido do plano e oferece mais segurança na jornada de saúde do time;
  • consultoria estratégica — cruzamentos e análise de dados, comparativos e profissionais empenhados para ajudar a empresa a ter a melhor tomada de decisão;
  • detecção de fraudes — a Pipo alerta sobre comportamentos estranhos ou suspeitos nas contas médicas da empresa.

Vale destacar que todas as diretrizes e ferramentas da Pipo são guiadas pelas regras da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar). Saber disso e ter o suporte de especialistas na área é mais um excelente motivo para contar a nossa plataforma. 

Quais as vantagens de fazer gestão de planos de saúde com a Pipo?

Geralmente, as plataformas de gestão de saúde existentes no mercado executam todas as atividades acima de forma básica e um tanto padronizada, o que não deixa de ser uma ajuda bem-vinda para que o time de RH possa focar em ações que demandam a agilidade que a tecnologia oferece.

Porém, é possível ir muito mais além e tornar o processo ainda mais efetivo e humanizado, já que estamos falando de uma gestão que envolve o bem-estar das pessoas. 

Ao contratar os serviços de gestão de planos de saúde da Pipo, além dos serviços que já citei, o RH ainda conta com:

  1. Movimentações de pessoas (colaboradoras e seus dependentes) de forma facilitada;
  2. Gestão de faturas revisadas;
  3. Gestão centralizada de diversos benefícios que vão além do plano de saúde, como plano odontológico, seguro de vida, entre outros;
  4. Gestão de saúde baseada em dados — mapeamento das condições de saúde do time;
  5. Suporte com os times de saúde — que conta com auxílio de enfermeiros e médicos, programas e ações para promoção da saúde, e da Central de Ajuda;
  6. Pipo Talks — palestras, disponibilização de materiais e conteúdos sobre temas relevantes para o cuidado de saúde;
  7. Revisão do pacote de benefícios — será que esse continua sendo o melhor plano de saúde para o time? 
  8. Raio-x de saúde.

Raio-x de Saúde

Aqui, vale destacar um dos principais diferenciais da nossa plataforma, que é o Raio-x de saúde. Como ele funciona? Fizemos um “raio-x” de maneira geral para você entender as funcionalidades do serviço e o que ele permite compreender:

  • oferece um panorama detalhado do número de vidas com dados sobre a idade média, gênero dos usuários, motivos de maior uso do plano de sáude e os prêmios médio/vida;
  • ajuda no entendimento de como funciona a sinistralidade média por vida, mínimo e máximo de sinistro, além da sinistralidade média da empresa. Esses são dados de sinistralidade tratados ao máximo para ajudar na elaboração de estratégias internas;
  • Dados de uso do plano com preço de exames, consultas, pronto socorro, entre outros;
  • Interações com o time de saúde. Além de dados relativos ao uso da nossa central de apoio ao colaborador e o Busca Ativa (entramos em contato com membros identificados como de alto risco ou alta sinistralidade para orientá-los e  ajudá-los a navegar melhor pelo sistema de saúde).

Viu como ter uma plataforma especializada em gestão de saúde e que é focada em resolver problemas do RH oferece muito mais do que simplesmente contar com processos automatizados? 

A automatização por si só, é básico e você já sabe como funciona. Porém, um dos diferenciais da Pipo é oferecer dados ainda mais relevantes para a sua empresa, além de poupar esforços e tempo com uma atividade que pode ser terceirizada e, com isso, o setor ajudar o seu time a ir além.

Quer entender melhor como funciona a nossa plataforma? Temos especialistas preparados para tirar todas as suas dúvidas, basta entrar em contato! 

Com as informações certas em mãos, nossa equipe pode trazer resultados incríveis, como poupar mais de R$ 2,7 milhões de reajuste para uma empresa brasileira. Quer entender como isso foi possível? Confira esse estudo de caso!

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