Gestão de planos de saúde: como a Pipo pode ajudar sua empresa

Por

Aline Oliveira

Por

Atualizado em

Publicado em

15/2/22

Conta para a gente: qual é o principal desafio do RH nos dias de hoje? Pela nossa experiência, podemos dar um palpite e dizer que a gestão de tempo está no topo das complexidades que envolvem o setor, principalmente no que diz respeito à gestão de planos de saúde.

Se essa é uma das dores do seu time, saiba que não é para menos. Além de todas as outras atividades, o departamento precisa lidar com as dúvidas dos colaboradores sobre o plano, acompanhar os descontos desse benefício, avaliar sinistros e a usabilidade, realizar a inclusão de novos usuários, de dependentes... Ufa! 

É uma lista interminável de tarefas, certo? Para dar um fim à essa rotina desgastante ao departamento e oferecer a oportunidade de usar o tempo de forma mais estratégica é que nasceu a Pipo Saúde. Quer entender como temos as soluções para boa parte dos seus problemas? Vem que a gente te explica!

Por que a gestão do tempo é um dos principais desafios do RH?

Trabalhar com pessoas nas empresas é um desafio de todos, principalmente da área de Recursos Humanos, e isso precisa ser uma atividade bastante estratégica, afinal, sabemos de toda a complexidade que envolve o ser humano. Com isso, é preciso que o setor planeje e trabalhe:

  • o desenvolvimento contínuo do time;
  • a gestão da liderança;
  • a cultura organizacional;
  • estratégias de employer branding e promoção da inclusão no mercado de trabalho;
  • questões relativas à contratação e ao desligamento;
  • a adequação correta e eficiente da comunicação organizacional;
  • a gestão de conflitos internos;
  • processos estruturais relativos ao código de ética da organização, assim como compliance, auditorias, entre outros;
  • ações que envolvem onboarding e ambientação de novos integrantes;
  • atividades de promoção da saúde física e mental do time.

Ainda faltaram diversas atividades que variam de acordo com o perfil de cada empresa, mas não há dúvidas de que o setor, muitas vezes, trabalha com uma sobrecarga. 

Além disso, aqui também não tratamos de atividades burocráticas e operacionais como a gestão de benefícios, as tarefas que envolvem leis trabalhistas (que mudam constantemente), entre outras que deveriam ser direcionadas ao Departamento Pessoal, mas que sabemos que nem sempre isso acontece.

DP x RH

Por que essas atividades deveriam ser direcionadas ao DP? Justamente para que o RH possa focar estrategicamente nas pessoas e em promover o melhor potencial de cada um. Isso fará com que a empresa possa prosperar em todos os sentidos. Afinal, são as pessoas que fazem o negócio acontecer!

Por isso, quando as pessoas se sentem cuidadas (e isso é um papel ainda mais específico do RH) elas trabalham muito mais motivadas, são mais felizes no trabalho e os frutos são colhidos nos resultados — e consequentemente em números.

Por esses motivos, não é exagero dizer que a principal atividade do setor é promover pessoas para o negócio prosperar e lucrar. Sendo assim, tanto a empresa quanto os colaboradores ganham.

Percebeu como é desafiador tratar da gestão do tempo para profissionais de RH que lidam com tantas coisas ao mesmo tempo e com complexidades tão diferentes? Principalmente porque nem sempre as organizações têm processos de DP e RH bem definidos. 

Por isso, é muito comum que atividades tão distintas acabem sendo desenvolvidas pelas mesmas pessoas — o que impacta na gestão do tempo e acaba prejudicando metas e objetivos mais estratégicos de gestão de pessoas.

Porém, entendemos essa dor, e para te ajudar no foco daquilo que é essencial, preparamos algumas dicas do que fazer para otimizar tempo e esforços. Acompanhe!

Como a tecnologia pode ajudar na gestão de tarefas operacionais?

Não é novidade que a tecnologia é a base para o desenvolvimento dos processos em vários negócios, mas que tal utilizá-la a favor dos processos que envolvem o ativo mais importante das empresas, que são os colaboradores?

Dentro das ações de gestão de pessoas, uma atividade que pode e deve receber otimização tecnológica é a gestão da saúde do time. Essa é uma atividade que merece ainda mais atenção pelo fato de envolver a movimentação de vidas, como a inclusão e exclusão de beneficiários e seus dependentes dos benefícios.

Mas o que é gestão de planos de saúde e como isso funciona, na verdade? 

Gerir planos de saúde na empresa é entender as necessidades dos colaboradores e as da organização, propor os melhores benefícios e entender os investimentos que os planos demandam da companhia.

De maneira geral, por se tratar de vários processos envolvendo cada colaborador, uma plataforma automatizada e especializada nesse tipo de serviço otimiza a rotina do RH com as seguintes atividades:

  • automatização da inclusão de beneficiários e dependentes;
  • acompanhamento do uso correto do plano pelos colaboradores e familiares;
  • gestão da sinistralidade;
  • gestão de custos com os benefícios;
  • escolha da rede credenciada;
  • personalização dos serviços.

Quais as vantagens de fazer gestão de planos de saúde com a Pipo?

Geralmente, as plataformas de gestão de saúde existentes no mercado executam todas as atividades acima de forma básica e um tanto padronizada, o que não deixa de ser uma ajuda bem-vinda para que o time de RH possa focar em ações que demandam a agilidade que a tecnologia oferece.

Porém, é possível ir muito mais além e tornar o processo ainda mais efetivo e humanizado, já que estamos falando de uma gestão que envolve o bem-estar das pessoas. 

Ao contratar os serviços de gestão de planos de saúde da Pipo, além dos serviços acima, o RH ainda conta com:

  1. Movimentações de vida de forma facilitada;
  2. Gestão de faturas revisadas;
  3. Gestão centralizada de diversos benefícios que vão além do plano de saúde, como plano odontológico, seguro de vida, entre outros;
  4. Gestão de saúde baseada em dados;
  5. Suporte com os times de saúde — que conta com auxílio de enfermeiros e médicos, programas e ações para promoção da saúde, e da Central de Ajuda;
  6. Raio-x de saúde.

Raio-x de Saúde

Aqui, vale destacar um dos principais diferenciais da nossa plataforma, que é o Raio-x de saúde. Como ele funciona? Fizemos um “raio-x” de maneira geral para você entender as funcionalidades do serviço e o que ele permite compreender:

  • oferece um panorama detalhado do número de vidas com dados sobre a idade média e o gênero dos usuários, os prêmios médio/vida;
  • ajuda no entendimento de como funciona a sinistralidade média por vida, mínimo e máximo de sinistro, além da sinistralidade média da empresa. Esses são dados de sinistralidade tratados ao máximo para ajudar na elaboração de estratégias internas;
  • Dados de uso do plano com preço de exames, consultas, pronto socorro, entre outros;
  • Interações com o time de saúde. Além de dados relativos ao uso da nossa central de apoio ao colaborador e o Busca Ativa (entramos em contato com membros identificados como de alto risco ou alta sinistralidade para ajudá-los a navegar melhor pelo sistema de saúde).

Viu como ter uma plataforma especializada em gestão de saúde e que é focada em resolver problemas do RH oferece muito mais do que simplesmente contar com processos automatizados? 

A automatização por si só, é básico e você já sabe como funciona. Porém, o diferencial da Pipo é oferecer dados ainda mais relevantes para a sua empresa, além de poupar esforços e tempo com uma atividade que pode ser terceirizada e, com isso, o setor ajudar o seu time a ir além.

Quer entender melhor como funciona a nossa plataforma? Temos especialistas preparados para tirar todas as suas dúvidas, basta entrar em contato


Logotipo Pipo Saúde
Pipo Saúde

Conectamos a sua empresa com os melhores benefícios de saúde: Planos de saúde, odontológico e muito mais para o bem estar dos colaboradores da companhia.

Pronto para simplificar a gestão de saúde da sua empresa?

Comece agora uma nova relação com o plano de saúde da sua empresa.

Quero uma demonstração

Posts recomendados