Priorize a gestão de saúde baseada em dados com a Pipo

Por

Manoela Mitchell

Por

Manoela Mitchell

Publicado em

23/5/22

Sua empresa está preparada para fazer a gestão de saúde baseada em dados? 

Três em cada quatro pessoas no Brasil pensam muito ou de maneira considerável sobre seu bem-estar mental, ou seja, 75% da população. É certo que essa preocupação existe no contexto do trabalho também.

Embora a concessão de benefícios em saúde seja opcional, fazê-lo é um diferencial que atrai talentos e contribui para um desempenho melhor de indivíduos e equipes.

A questão é como fazer essa concessão e gerir os benefícios sem ter dor de cabeça. É sobre isso que falarei neste post, acompanhe!

Você vai ler sobre:

As dores do RH com a gestão dos benefícios de saúde

A gestão de saúde baseada em dados faz com que o RH possa sair do "achismo" em suas análises. 

Em outras palavras, para de tentar inferir o que está ocorrendo e o que pode ocorrer e passa a contar com informações claras para nortear suas decisões.

Impactos práticos

Sem acompanhar os dados relativos ao uso dos benefícios, é bem provável que seu setor não consiga ser proativo na definição de ações de saúde para controlar custos e o reajuste anual.

Em alguns casos, as corretoras de saúde buscam e fornecem alguns dados, mas sem transformá-los em insights úteis para o RH.

Assim, fica mais difícil ter apoio da alta-gestão e encontrar formas de colocar em prática um calendário de saúde eficiente, além de responder bem a outras demandas que possam surgir.

Movimentações lentas

No dia a dia do RH, movimentos de inclusão ou exclusão de beneficiários e dependentes pode ser um processo moroso. Sabendo disso, a Pipo tem a solução.

Nossa plataforma facilita todo o processo inclusive porque permite a auto-inclusão, que é quando o RH solicita ao colaborador que informe, por conta própria, seus dados ao sistema.

Além do mais, temos um time que ajuda seu RH com as movimentações com base na entrada e saída de colaboradores da empresa, realizando as seguintes ações:

  • Inclusão ou exclusão de novos beneficiários, considerando toda a cobertura do plano que a empresa contratou;
  • Alterações cadastrais junto às operadoras e na plataforma de gestão da Pipo;
  • Fiscalização da base de beneficiários para garantir que as informações estejam sempre atualizadas.

Erros na fatura

RHs que não contam como uma solução como a da Pipo, por vezes, precisam fazer a conferência manual da fatura do plano de saúde.

Além do tempo gasto, o RH pode lidar com incertezas no momento dessa conferência e pagar um valor maior do que o devido, sem necessidade.

O time dedicado da Pipo atua justamente para garantir que sua empresa pague somente pelo que, de fato, deve pagar. Para isso, realiza a:

  • Conferência das faturas emitidas pelas operadoras e validação junto à base de beneficiários da sua organização;
  • Personalização das faturas para que seu RH tenha mais visibilidade sobre cobranças retroativas, coparticipação, devoluções e valor por beneficiário;
  • Acompanhamento para garantir que as faturas sejam pagas dentro do prazo, evitando a inadimplência e prejuízo com multas.

Solução Pipo

A Pipo conta com uma plataforma completa para empresas em RHs parceiros. Por lá, é possível acessar informações sobre cada colaborador da empresa, seus dependentes e benefícios em uso.

A gestão de saúde baseada em dados entra em cena a partir do questionário minha saúde, um formulário que a Pipo envia para os beneficiários para entender mais sobre sua saúde.

Esse formulário nos permite coletar dados sobre hábitos de vida e histórico de enfermidades para criar um panorama sobre a saúde de cada colaborador da sua empresa. Assim, podemos fornecer insights para o seu RH. Aqui na Pipo chamamos essa entrega de Raio-X.

O objetivo é que você entenda melhor quais são as demandas dos trabalhadores da empresa e qual sua realidade para, com base nisso, definir ações de saúde que realmente façam a diferença.

Outras soluções da Pipo

Se você já se interessou, vai ficar ainda mais feliz conhecendo um pouco sobre outras soluções que a Pipo oferece para o seu RH e, consequentemente, para a saúde e o bem-estar dos colaboradores da sua empresa. Veja:

Gestão operacional

A solução da Pipo tem a ver ainda com a revisão de contratos no momento da renovação.

A Pipo oferece um suporte especializado para garantir o melhor custo-benefício com base tanto nas necessidades dos colaboradores, quanto nas possibilidades da sua organização.

Suporte ao colaborador

A Área do Membro é um canal de contato entre os beneficiários e a equipe da Pipo. O objetivo é orientar os colaboradores da sua empresa, respondendo a questões desde "qual é o número da minha carteirinha?" até "estou passando mal, o que fazer?".

Isso porque temos um Time de Saúde que é formado por profissionais da área, para prestar esse apoio aos colaboradores.

Parceria estratégica

Ainda, a Pipo sempre busca formas de auxiliar seu RH no dia a dia.

Considerando o calendário de saúde anual, por exemplo, compartilhamos insights e ideias que podem ser úteis para que sua empresa cuide cada vez melhor da saúde dos seus colaboradores.

Um exemplo são as campanhas que relacionam meses, cores e causas, e que nos levam a compartilhar informações sobre o que você pode fazer para conscientizar os colaboradores e incentivar cuidados em saúde.

Conclusão

Fazer uma gestão de saúde baseada em dados é cada vez mais importante para as organizações, visto que as pessoas que compõem seus quadros são seu ativo mais importante.

E é claro que a Pipo pode ajudar!

Além de todas as soluções que você viu aqui, a Pipo ainda consegue ser uma parceira estratégica para ter reajustes deflatores nos planos de saúde, na hora da renovação do benefício corporativo.

Para saber mais sobre isso, confira o Estudo de caso: Pipo Saúde + Vereda e descubra como conseguimos um reajuste deflator de 8,3% no plano de saúde empresarial e, ao mesmo tempo, aumentamos a utilização por parte dos colaboradores da empresa!

banner-final-vereda
Logotipo Pipo Saúde
Pipo Saúde

Conectamos a sua empresa com os melhores benefícios de saúde: Planos de saúde, odontológico e muito mais para o bem estar dos colaboradores da companhia.

Pronto para simplificar a gestão de saúde da sua empresa?

Comece agora uma nova relação com o plano de saúde da sua empresa.

Quero uma demonstração

Posts recomendados