Fazer a cotação de plano de saúde não é fácil e o desafio é ainda maior quando o objetivo é contratar um convênio corporativo. Afinal, é preciso encontrar um serviço que consiga atender as necessidades de várias pessoas e que não prejudique o financeiro da empresa.
Como encontrar o melhor custo-benefício? Continue a leitura para entender o que precisa analisar antes de escolher o plano de saúde ideal para a sua empresa!
O que é plano de saúde?
A saúde é um direito de todos os cidadãos e é dever do Estado desenvolver políticas públicas para garantir que isso aconteça. Infelizmente, é muito comum que os sistemas de saúde pública estejam defasados e não sejam suficientes para atender toda a população.
Diante desse cenário, muitas pessoas recorrem aos planos privados. De acordo com a ANS, mais de 47 milhões brasileiros contam com a cobertura de planos de saúde.
Plano de saúde é um serviço oferecido por empresas privadas, sejam elas operadoras ou seguradoras de saúde. O objetivo é prestar assistência médica e hospitalar aos beneficiários, ou seja, as pessoas que contrataram o serviço.
Existem vários formatos de adesão a um convênio médico e um deles é por meio do plano de saúde empresarial.
O plano de saúde corporativo nada mais é do que um benefício opcional oferecido aos colaboradores de uma empresa — que também pode incluir familiares dos funcionários, trabalhadores temporários e até mesmo colaboradores aposentados.
A empresa pode optar por arcar com todo o custo do serviço ou dividir a conta com os funcionários. Essa divisão é o que chamamos de coparticipação e a organização pode definir entre repassar apenas os valores referentes à utilização dos serviços ou uma porcentagem da mensalidade, mais parte do valor do serviço utilizado.
Benefícios de plano de saúde empresarial
Nem toda empresa é obrigada a oferecer o plano de saúde e o funcionário que já possui um convênio individual também não precisa aderir ao corporativo. Apesar disso, o plano de saúde empresarial traz várias vantagens para ambos.
Entenda alguns dos principais benefícios:
Atrair e reter talentos
Todo mundo sabe que ter uma equipe com os melhores talentos do mercado é uma ótima maneira de elevar o diferencial competitivo da empresa. Oferecer bons benefícios é uma das estratégias mais relevantes para tornar isso realidade.
De acordo com uma pesquisa da Catho, 74,6% dos brasileiros acreditam que a assistência médica é o benefício mais importante em uma oferta de emprego.
Sendo assim, contratar um bom plano de saúde para os funcionários é uma excelente forma de atrair, contratar e reter ótimos funcionários.
Aumento da produtividade e engajamento
Colaboradores saudáveis são mais produtivos e conseguem ter energia e disposição para exercerem suas atividades. Além disso, saber que a empresa está investindo na qualidade de vida e bem-estar, aumenta a motivação do time.
Se o benefício for extensivo aos familiares, a tranquilidade será ainda maior. Tudo isso contribui para que o funcionário fique mais feliz e tenha mais concentração no trabalho.
Redução do absenteísmo
Imprevistos acontecem e é natural que o funcionário tenha que faltar de vez em quando, principalmente por motivos de saúde.
Entretanto, se isso ocorrer com frequência ou várias pessoas precisarem se ausentar do trabalho ao mesmo tempo, o desempenho e os resultados da empresa vão ser afetados.
Investir em um bom plano de saúde ajuda os colaboradores a serem mais saudáveis e isso ajuda a reduzir a ausência profissional.
Previsibilidade para a empresa
Não é só o funcionário que fica mais tranquilo quando a contratação do plano de saúde é realizada. A empresa também ficará mais segura e com mais perspectiva em relação a produtividade e bem-estar dos colaboradores.
Fatores importantes na cotação
O primeiro passo para fazer uma boa cotação de plano de saúde empresarial é entender quem vai utilizar o serviço. Só assim vai ser possível definir quais são as características indispensáveis do produto.
Afinal de contas, se o plano de saúde não atender os funcionários, não vai trazer os benefícios que citamos no tópico anterior.
Portanto, você precisa analisar:
- estado civil, número de filhos e a idade deles — se a ideia é acolher os familiares dos funcionários, as características deles também precisam ser verificadas, concorda?;
- gênero dos funcionários — qual é a demanda de contratar serviços médicos específicos para homens e mulheres?;
- número de colaboradores em cada faixa etária — quanto maior é a idade do colaborador, mais alto será o preço da mensalidade do plano;
- número de funcionários com doenças crônicas — é interessante fazer um levantamento do percentual de colaboradores com doenças crônicas para ter certeza de que o plano escolhido tenha suporte para as enfermidades mais comuns.
Como fazer uma cotação de plano de saúde para a sua empresa
Como você já deve ter percebido, fazer uma cotação de plano de saúde não é uma tarefa simples. Existem muitas opções no mercado e é necessário analisar diversos fatores para encontrar a melhor alternativa. É natural ficar em dúvida sobre qual é o melhor plano ou qual operadora é a mais confiável.
Felizmente, você pode contar com ajuda profissional para fazer a melhor escolha.
Com o auxílio de um corretor de saúde, vai ser muito mais fácil pesquisar e comparar os produtos disponíveis. O corretor é uma empresa ou profissional que atua como intermediário entre as operadoras de saúde e quem deseja fazer a contratação do plano.
Para uma solução ainda mais completa, pode contar com a gente. Nós somos a Pipo, uma plataforma de gestão de benefícios. Somos especialistas na contratação e gerenciamento de planos de saúde empresariais.
Auxiliamos as empresas a encontrarem os melhores benefícios de saúde com base em dados e necessidades reais. Em outras palavras: facilitamos a rotina do RH, otimizamos os investimentos do negócio e melhoramos o atendimento aos colaboradores.
Que tal fazer uma cotação de plano conosco? Entre em contato e inicie a desburocratização da gestão de saúde da sua empresa agora mesmo!