Cotação de plano de saúde empresarial: guia completo

16/6/2021

Por

Carolina Lais

Cotação de plano de saúde empresarial: guia completo

Fazer a cotação de plano de saúde não é fácil e o desafio é ainda maior quando o objetivo é contratar um convênio corporativo. Afinal, é preciso encontrar um serviço que consiga atender as necessidades de várias pessoas e que não prejudique o financeiro da empresa. 

Como encontrar o melhor custo-benefício e um plano que atenda as principais necessidades dos colaboradores? Continue a leitura para entender o que precisa ser analisado antes de escolher o plano de saúde ideal para a sua empresa!

Neste conteúdo, você encontra:

O que é plano de saúde?

A saúde é um direito de todos os cidadãos e é dever do Estado desenvolver políticas públicas para garantir que isso aconteça. Infelizmente, é muito comum que os sistemas de saúde pública estejam defasados e não sejam suficientes para atender toda a população. 

Diante desse cenário, muitas pessoas recorrem aos planos privados. De acordo com a ANS, mais de 47 milhões brasileiros contam com a cobertura de planos de saúde

Plano de saúde é um serviço oferecido por empresas privadas, sejam elas operadoras ou seguradoras de saúde. O objetivo é prestar assistência médica e hospitalar aos beneficiários, ou seja, as pessoas que contrataram o serviço. 

Existem vários formatos de adesão a um convênio médico e um deles é por meio do plano de saúde empresarial

O plano de saúde corporativo nada mais é do que um benefício opcional oferecido aos colaboradores de uma empresa — que também pode incluir familiares dos funcionários —, trabalhadores temporários e até mesmo colaboradores aposentados. 

A empresa pode optar por arcar com todo o custo do serviço ou dividir a conta com os funcionários, que é o que chamamos de contributariedade. 

Benefícios de plano de saúde empresarial

As empresas não são obrigadas a oferecer o plano de saúde e o funcionário que já possui um convênio individual também não precisa aderir ao corporativo. Apesar disso, o plano de saúde empresarial traz várias vantagens tanto para a empresa, quanto para o colaborador. 

Entenda alguns dos principais benefícios: 

Atrair e reter talentos

Todo mundo sabe que ter uma equipe com os melhores talentos do mercado é uma ótima maneira de elevar o diferencial competitivo da empresa. Oferecer bons benefícios é uma das estratégias mais relevantes para tornar isso realidade. 

De acordo com uma pesquisa da Catho, 74,6% dos brasileiros acreditam que a assistência médica é o benefício mais importante em uma oferta de emprego

Sendo assim, contratar um bom plano de saúde para os funcionários é uma excelente forma de atrair, contratar e reter ótimos funcionários. 

Aumento da produtividade e engajamento

Colaboradores saudáveis são mais produtivos e conseguem ter energia e disposição para exercerem suas atividades. Além disso, saber que a empresa está investindo na qualidade de vida e bem-estar, aumenta a motivação do time. 

Se o benefício for extensivo aos familiares, a tranquilidade será ainda maior. Tudo isso contribui para que o funcionário fique mais feliz e tenha mais concentração no trabalho. 

Redução do absenteísmo

Imprevistos acontecem e é natural que o funcionário tenha que faltar de vez em quando, principalmente por motivos de saúde.

Entretanto, se isso ocorrer com frequência ou várias pessoas precisarem se ausentar do trabalho ao mesmo tempo, o desempenho e os resultados da empresa vão ser afetados. 

Investir em um bom plano de saúde ajuda os colaboradores a serem mais saudáveis e isso ajuda a reduzir a ausência profissional. 

Previsibilidade para a empresa

Não é só o funcionário que fica mais tranquilo quando a contratação do plano de saúde é realizada. A empresa também ficará mais segura e com mais perspectiva em relação a produtividade e bem-estar dos colaboradores. 

Informações necessárias para a cotar um plano de saúde empresarial

O primeiro passo para fazer uma boa cotação de plano de saúde empresarial é entender as necessidades da sua empresa. Só assim vai ser possível definir quais são as características indispensáveis do produto. 

Afinal de contas, se o plano de saúde não atender os funcionários, não vai trazer os benefícios que citamos no tópico anterior, não é mesmo?

Tenha em mente que para cotar o plano de saúde empresarial de forma assertiva, algumas informações podem ser solicitadas. São elas:

Base de vidas

Aqui estamos falando dos seus colaboradores e dos possíveis dependentes que irão aderir ao plano.

  • Nome;
  • Data de nascimento;
  • Titular e/ou dependentes;
  • Cidade;
  • Estado;
  • Colaborador PJ ou CLT.

Dados do plano atual 

É importante mapear os dados do plano atual caso a sua empresa esteja interessada em mudar de plano.

  • Plano;
  • Elegibilidade;
  • Valor da fatura de cada apólice;
  • Período do contrato da apólice;
  • Mês do vencimento da apólice.

Caso você não saiba, apólice é um documento de contrato realizado pela operadora assumindo o compromisso de pagar pelos seus cuidados de saúde.

Relatório de sinistralidade dos últimos 12 meses

Esse relatório é muito importante para entender o uso do plano de saúde pela sua equipe no último ano. Saiba que se a sua empresa estiver fazendo a cotação do primeiro plano, esse documento não será necessário.

Outras informações

É importante mapear os dados do plano atual caso a sua empresa esteja interessada em mudar de plano.

  • Número de colaboradores afastados: neste caso é necessário apresentar o número CID e os relatórios médicos com exames atualizados;
  • Número de liminares;
  • Número de colaboradores em homecare;
  • Número de colaboradores com doenças crônicas: neste caso, também é necessária a apresentação do número CID e dos relatórios atualizados;
  • Número de colaboradores internados;
  • Número de colaboradoras gestantes.

É importante ter em mente que caso a sua empresa tenha gestantes, crônicos, liminares, homecare e internados na base de vidas cotadas, o preço do plano tende a ser mais caro devido ao cuidado necessário.

E, em caso de omissão desses colaboradores durante o processo de cotação, a operadora de saúde pode recusar a ativação do plano ou repassar novos valores.

Como funciona o processo de cotação nas operadoras de saúde?

O processo de cotação nas operadoras de saúde consiste no preenchimento de um formulário, que fica disponível no portal da operadora, formalizado por e-mail e na comunicação de acompanhamento. 

Vamos te explicar melhor: depois de mapear as informações necessárias para a cotação, é a hora, de fato, de solicitar a cotação junto às operadoras de saúde.

Para isso, é preciso preencher um formulário que fica disponível no portal da operadora de saúde. Feito isso, é hora de formalizar a cotação por e-mail, que, normalmente, segue um padrão oficial.

Agora é só esperar e realizar, com frequência, contatos de acompanhamento para entender como está o processo e se alguma informação precisa ser revisada.

É importante entender que o tempo necessário para o recebimento da cotação pode variar de acordo com a operadora e com o produto cotado. Geralmente, o processo de cotação pode demorar até 30 dias corridos.

Cotação para pequenas e médias empresas (PME)

O processo de cotação de planos de saúde para pequenas e médias empresas, as chamadas PME, com menos de 99 vidas é diferente do processo para empresas com mais de 100 vidas. 

Isso acontece porque os valores dos planos para empresas com esses portes são tabelados e sofrem menos alteração.

Dessa forma, o tempo necessário para receber a cotação é bastante reduzido. Muitas vezes, esse valor fica disponível no mesmo dia e tem uma data limite antes de expirar.

No entanto, as informações solicitadas sobre os beneficiários do plano seguem as mesmas.

Próximos passos após cotação

Depois de receber a cotação, é preciso analisar os planos recebidos para entender qual faz mais sentido para a empresa em questão. Escolhido o plano ideal, agora é hora de entrar no processo de ativação ou migração, se o plano for alterado.

Os processos de ativação e migração consistem na conferência de todos os dados dos beneficiários e ajustes burocráticos entre empresa e operadora.

Se tudo estiver correto, é aqui que os números de carteirinha ficam disponíveis para os colaboradores. 

Nome sujo nas seguradoras: verdade ou fake news?

Se você já ouviu falar que empresas que entram em contato com diversas seguradoras ou que fazem cotações “demais” ficam com o nome sujo, saiba que isso não é verdade!

A verdade é que algumas corretas podem usar essa fake news como método para desencorajar o cliente a procurar outras empresas.

É importante que a empresa faça, sim, cotações de diversos planos até que ela sinta que encontrou a melhor opção para a empresa e que vai entregar mais valor e cuidado para seus colaboradores.

Como fazer a cotação do plano de saúde para a sua empresa

Para fazer uma cotação de plano de saúde para a sua empresa de forma assertiva, conte com as corretoras de saúde.

Como você já deve ter percebido, fazer uma cotação de plano de saúde não é uma tarefa simples. Existem muitas opções no mercado e é necessário analisar diversos fatores para encontrar a melhor alternativa. É natural ficar em dúvida sobre qual é o melhor plano ou qual operadora é a mais confiável. 

Felizmente, você pode contar com ajuda profissional para fazer a melhor escolha. 

Com o auxílio de uma corretora de saúde, vai ser muito mais fácil pesquisar e comparar os produtos disponíveis. A corretora de saúde é a empresa que atua como intermediária entre as operadoras de saúde e quem deseja fazer a contratação do plano. 

Além de ser especialista no processo de cotação, as corretoras também são responsáveis por facilitar o dia a dia do RH, acompanhar de perto a sinistralidade do plano de saúde, propor ações focadas na empresa, atender as dúvidas do seu time em relação aos benefícios de saúde e orientar as melhores práticas de uso.


Para uma solução ainda mais completa, pode contar com a gente. Nós somos a Pipo, uma plataforma de gestão de benefícios. Somos especialistas na contratação e gerenciamento de planos de saúde empresariais. 

Auxiliamos as empresas a encontrarem os melhores benefícios de saúde com base em dados e necessidades reais. Em outras palavras: facilitamos a rotina do RH, otimizamos os investimentos do negócio e melhoramos o atendimento aos colaboradores. 

Que tal fazer uma cotação de plano conosco? Entre em contato e desburocratize a gestão de saúde da sua empresa agora mesmo!

Estudo de caso: Pipo Saúde + Vereda


Logotipo Pipo Saúde
Pipo Saúde

Conectamos a sua empresa com os melhores benefícios de saúde: Planos de saúde, odontológico e muito mais para o bem estar dos colaboradores da companhia.

Inscreva-se na Newsletter da Pipo!

Imagem de um brilho.

Pronto para simplificar a  gestão de saúde da sua empresa?

Comece agora uma nova relação com o plano de saúde da sua empresa.

Quero uma cotaçãoImagem de uma estrelinha.

Posts recomendados