Diversidade e inclusão na tecnologia: como e por que dar os primeiros passos?

24/6/2021

Por

Larissa Reis

Diversidade e inclusão na tecnologia: como e por que dar os primeiros passos?

Rosa é cor de menina e azul é cor de menino. Ultrapassado, não é? O que também ficou para trás é a ideia de que o setor de tecnologia só atrai homens e isso nos leva a falar de diversidade e inclusão.

Na tecnologia, assim como em qualquer outra área, convém prezar pela pluralidade, contando com profissionais de diferentes gêneros, etnias e culturas.

O post da vez é focado na diversidade em empresas de tecnologia ou nesse setor e vai te ajudar a entender por que e como abraçar essa ideia. Confira!

Neste artigo, você vê:

Diversidade no ambiente de trabalho: o que é?

Nosso ponto de partida é entender o que é diversidade no trabalho. Falamos do interesse da empresa em contar com um time plural, pautado pela diversidade e inclusão (D&I).

Isso significa deixar para trás ideias ultrapassadas e estereótipos. Tecnologia não interessa só a homens, também não interessa só a homens asiáticos e nem só a homens cisgênero e hetorossexuais.

Entender isso e colocar a diversidade em prática é abrir espaço, de verdade, para a contratação de pessoas que não se encaixam nesse "padrão" que, por uma série de pré-conceitos, criamos tempos atrás.

Importância de apoiar diversidade e inclusão nas empresas

A população de uma empresa é reflexo da sociedade da qual essa mesma empresa participa. O quadro de funcionários de uma organização precisa refletir isso. Motivos não faltam!

Além de ser o mais correto a se fazer, apoiar a D&I contribui para a employer brand e para a imagem da organização perante a sociedade. Ainda, há ganhos em relação ao trabalho desempenhado.

Pessoas com características diversas, origens e vivências diferentes vão enxergar problemas e possíveis soluções à sua própria maneira. Com isso, ajudam a romper o status quo, aumentar os níveis de criatividade e inovação na empresa.

Realidade da área de tecnologia da informação

Toda essa questão não é importante apenas para empresas de tecnologia ou para o setor de TI dentro das empresas. Entretanto, aquele "padrão" que mencionamos antes ainda é muito forte nesse contexto.

Vejamos os dados da US Equal Employment Opportunity Commission. O que temos é que a área de tecnologia é formada, em sua maioria, por:

  • brancos (63,5% a 68,5%);
  • asiático-americanos (5,8% a 14%);
  • homens (52% a 64%).

No setor executivo, a situação é ainda mais desigual:

  • brancos (mais de 83%);
  • homens (80%).

Ainda que parte das empresas diga se preocupar com diversidade e inclusão, na hora de criar oportunidades de promoção para cargos de confiança, o foco segue sendo homens brancos.

Adiante, falaremos sobre a importância de ações educativas e você vai entender uma importante medida para mudar essa situação.

Por ora, cabe ainda dizer que a diversidade na tecnologia precisa pensar não apenas a inclusão, como a equidade. Atualmente, a diferença salarial entre homens e mulheres pode chegar a 77% no setor!

E-book: Dicas e tendências de grandes RHs para 2021


TI e acessibilidade: qual a relação?

É importante ressaltar que, quando falamos de diversidade e inclusão, consideramos também a população PCD. Algo que nos leva a falar da acessibilidade.

Já pensou sobre como uma pessoa cega usa as redes sociais, por exemplo? Isso tem tudo a ver com soluções tecnológicas voltadas para a acessibilidade.

Os cegos podem contar com softwares que leem as mensagens e até as imagens, desde que essas contenham descrições. Mas a criação de uma solução assim só acontece quando alguém percebe sua necessidade.

Em geral, só uma equipe pautada pela diversidade e inclusão consegue pensar e desenvolver boas soluções de acessibilidade.

4 motivos para apostar na diversidade em times de tecnologia

Se pudermos resumir essa conversa sobre diversidade e inclusão no setor da tecnologia, temos quatro motivos principais para sua empresa fazer essa aposta:

Ideias mais coesas

Como dissemos, sua organização está inserida em uma sociedade diversa. Se quer se comunicar, se conectar e atrair a atenção dessa sociedade, precisa se posicionar de forma coesa;

Maior conexão com o cliente

Essa coesão, inclusive, vai gerar mais conexão com os clientes. Se algo envolve o público LGBTQIA+, por exemplo, nada mais natural que a melhor pessoa para estabelecer essa conexão também faça parte da comunidade LGBTQIA+;

Mais pessoas impactadas

Ao focar em diversidade e inclusão, a empresa consegue se comunicar com um público mais amplo.

Fazendo isso, também ganha o apoio de pessoas que não fazem parte de grupos minorizados, mas se importam com a causa.

Assim,  a empresa acaba impactando cada vez mais pessoas;

Maior colaboração

Ao formar uma equipe diversa para o setor de tecnologia, sua empresa amplia as chances de que um profissional tenha algo a aprender com o outro.

Consequentemente, as trocas se tornam mais frequentes e isso só tende a favorecer a colaboração, o crescimento de cada um e o da organização.

Primeiros passos para implantar D&I na sua empresa de tecnologia

A essa altura, nada mais justo do que algumas dicas para que você pense na diversidade e inclusão no setor de tecnologia de sua empresa. Acompanhe:

Revisite a cultura organizacional

Os princípios de diversidade e inclusão precisam estar presentes na essência da empresa.

A cultura organizacional define como uma empresa se comporta. Assim, para contratar um time diverso, abrir espaço para suas ideias e viver a D&I na prática, é preciso alinhar a cultura a isso.

Conheça o seu time

Para saber como fazer a diversidade acontecer, antes de qualquer coisa, você precisa ter clareza do perfil do seu time.

Olhe em volta, a maioria das pessoas do setor são homens e são brancos? Há algum LGBT? Algum PCD? Não? Essa avaliação é fundamental para saber o nível da mudança a ser feita.

Além disso, seu time também precisa estar ou ser preparado para acolher colegas que tenham perfis diversos.

Planilha de pesquisa de clima organizacional | Pipo Saúde

Ofereça vagas exclusivas

Lembra-se de quando a Magazine Luiza chamou a atenção por abrir um processo seletivo apenas para pessoas negras?

Houve quem criticasse, alegando o inexistente "racismo reverso". A questão chegou até o Ministério Público do Trabalho que concluiu que a ação caracterizava uma justa "reparação histórica".

O que queremos dizer com isso é que processos seletivos exclusivos para grupos diversos são válidos e podem ser muito importantes para sua empresa e a sociedade.

Faça benchmarking com outras empresas

O benchmarking ajuda uma organização a definir melhores práticas de gestão. Quando falamos em diversidade e inclusão, algumas estão mais adiantadas do que outras.

Além disso, há pluralidade de experiências e as trocas favorecem a todos os envolvidos que desejam melhorar seu "modo de fazer" visando D&I.

Aposte em ações educativas

Prometemos falar de ações educativas antes e cá estamos. Vivemos em uma sociedade de oportunidades desiguais.

Peguemos a população negra como exemplo e o desejo de que estejam mais presentes em cargos mais elevados nas empresas.

De um modo geral, pessoas dessa população tiveram menos acesso ao ensino de qualidade, precisaram conciliar educação e trabalho desde muito cedo, enfrentam mais horas no transporte público e por aí vai.

As circunstâncias não contribuem para que essas pessoas tenham o que é necessário para serem promovidas. Por essa razão, cabe à própria empresa pensar em ações educativas que coloquem todos em pé de igualdade.

Conclusão

Muitas organizações já começaram a pensar e a aplicar ações de diversidade e inclusão. Esse movimento, porém, tem que objetivar mais do que agradar à sociedade.

Esperamos que o post tenha ajudado você a saber por onde começar e a entender que as mudanças que buscamos precisam ser mais profundas se quisermos, mesmo, contribuir.

Gostou do conteúdo? Acesse o site da Pipo Saúde para conhecer nossos serviços e conferir outras dicas para sua empresa!

Logotipo Pipo Saúde
Pipo Saúde

Conectamos a sua empresa com os melhores benefícios de saúde: Planos de saúde, odontológico e muito mais para o bem estar dos colaboradores da companhia.

Inscreva-se na Newsletter da Pipo!

Imagem de um brilho.

Pronto para simplificar a  gestão de saúde da sua empresa?

Comece agora uma nova relação com o plano de saúde da sua empresa.

Quero uma cotaçãoImagem de uma estrelinha.

Posts recomendados