Equipe multidisciplinar: como contratar e gerir com sucesso

Por

Larissa Reis

Por

Atualizado em

Publicado em

9/3/22

Uma equipe multidisciplinar reúne diferentes habilidades ― tanto de hard skills quanto de soft skills. Algo que tende a criar times mais fortes e mais capazes de entregar resultados.

Assim, embora não seja o único tipo de equipe possível, a ideia da multidisciplinariedade é atraente a muitas empresas e o sucesso depende de ações que vão da contratação à gestão no dia a dia.

Neste post, te contamos como pensar o recrutamento e seleção de profissionais para compor uma equipe multidisciplinar e o que fazer para obter o máximo desempenho de cada membro dessa equipe.

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O que é uma equipe multidisciplinar?

Uma equipe multidisciplinar é um grupo de profissionais com experiências e perfis comportamentais distintos, e que se complementam para atuar com o mesmo propósito.

Quando falamos em experiências diferentes, podemos considerar tanto as profissionais quanto as pessoais; ou seja, tudo aquilo que molda o comportamento e as habilidades de cada trabalhador.

Diferenças entre equipe multidisciplinar e equipe interdisciplinar

Em geral, uma equipe multidisciplinar é composta por profissionais de áreas diferentes e que atuam em partes também diferentes de um mesmo projeto.

Por sua vez, uma equipe interdisciplinar tem profissionais de áreas diferentes trabalhando nas mesmas partes do projeto.

Quais as vantagens de uma equipe multidisciplinar dentro das empresas?

Ter uma equipe multidisciplinar é contar com mais criatividade e inovação, autonomia e produtividade, e diversidade na empresa.

Vamos abordar cada uma dessas vantagens separadamente para que você entenda melhor a importância de montar equipes que sigam essa configuração.

Criatividade e inovação

Equipes multidisciplinares apresentam ideias plurais e contribuem para que a organização "saia da caixa" na hora de propor soluções.

Isso porque pessoas com experiências e vivências diferentes tendem a pensar de maneira também diferente.

Em um ambiente propício, ao invés de gerar conflito, essas divergências são transformadas em oportunidade para que novas ideias surjam.

A importância disso? Segundo a Confederação Nacional das Indústrias (CNI),  83% das empresas precisarão inovar mais para sobreviver no pós-pandemia.

Esse dado comprova um entendimento que já existia e que advoga a favor do incentivo à criatividade nas organizações. Criar saídas inovadoras para processos internos, produtos e serviços é cada vez mais necessário.

Autonomia e produtividade

A existência de uma equipe diversa favorece um contexto em que os colaboradores têm mais liberdade para realizar suas tarefas.

Isso porque o ideal é que as tarefas sejam delegadas com base nos talentos de cada profissional, permitindo que cada pessoa se concentre nas suas próprias atribuições.

O resultado dessa autonomia, aliada à criatividade, é a capacidade de encontrar soluções mais rapidamente, o que contribui para uma produtividade mais elevada.

Diversidade

Por fim, mas não menos importante, uma equipe multidisciplinar é diversa porque abre espaço para conhecimentos, habilidades e vivências diferentes.

Aqui, ressaltamos o quão importantes as soft skills são para os profissionais e para uma empresa.

Assim, para além do conhecimento técnico ― ou hard skills ― a montagem de uma equipe multidisciplinar deve considerar o que mais cada pessoa tem a oferecer ao grupo e ao projeto em questão.

E quais as desvantagens?

Para que tudo dê certo, é crucial entender que falhas na comunicação e na padronização de processos e entregas podem ocorrer nas equipes multidisciplinares.

O problema com a comunicação surge como reflexo da autonomia. Com cada pessoa focada em cumprir parte com mais liberdade, as trocas de informação e ideias podem acabar sendo insuficientes.

Consequentemente, os processos podem carecer de uniformidade. Algo que pode deixar a operação confusa, além de prejudicar o resultado do projeto.

Tenha em mente, porém, que essas desvantagens podem ser contornadas e o primeiro passo para isso você já deu: se informou sobre o que é preciso observar e corrigir para o sucesso de uma equipe multidisciplinar.

Qual o passo a passo para montar uma equipe multidisciplinar?

Montar uma equipe multidisciplinar não é simplesmente reunir os melhores profissionais de cada área e dizer-lhes que, a partir de agora, vão trabalhar em um mesmo projeto.

É preciso pensar na harmonia do grupo, entendendo ainda o que o projeto precisa para ser bem-sucedido. Confira algumas dicas:

Planejamento

Antes de qualquer coisa, é preciso planejar o perfil dos profissionais buscados, bem como suas atribuições e metas.

Como indicamos, uma equipe multidisciplinar conta com perfis diferentes ― o que abarca conhecimentos, experiências e comportamento ― que precisam trabalhar bem visando um propósito comum.

Ainda, a definição de atribuições e metas é crucial porque funciona como um norte para que profissionais tão diferentes entendam que seus papéis se relacionam,

Contratando as pessoas certas

O óbvio também precisa ser dito: uma equipe multidisciplinar deve ser formada por profissionais com habilidades e perfis diferentes.

Em outras palavras, não faz sentido focar em um perfil ideal e reunir várias pessoas que correspondam somente a esse desenho. A pluralidade precisa estar presente.

Entretanto, convém lembrar que essas pessoas precisam trabalhar bem em equipe. Assim, algumas características como comunicação eficiente e capacidade de adaptação são importantes.

Definindo papéis

Outro ponto importante para criar uma equipe multidisciplinar é definir os papéis de forma que as habilidades de cada profissional sejam aproveitadas ao máximo.

O alinhamento das tarefas indica a cada membro da equipe para onde sua energia deve ser direcionada. Assim, confusões podem ser evitadas em favor da produtividade e do máximo desempenho.

Essa etapa também reforça o alinhamento entre a atuação de cada profissional e os objetivos do projeto e da organização como um todo.

Como fazer a gestão de equipe multidisciplinar?

Talvez a melhor forma de gerir uma equipe multidisciplinar seja considerar sua essência e seus pontos negativos para saber o que trabalhar e como trabalhar.

Entenda que o objetivo dessa gestão é conseguir que a equipe atue bem individual e coletivamente. Algo que demanda direcionamento e foco na prevenção ou correção de eventuais falhas. Veja:

Adote estratégias a favor do coletivo

Uma equipe bem-sucedida tem indivíduos atuando de forma mais autônoma sem que o senso de coletividade se perca. Para isso, a gestão precisa reforçar a colaboração, a comunicação e as trocas.

Até mesmo dinâmicas de equipe, para que as pessoas se conheçam melhor e se sintam mais à vontade juntas, podem ser realizadas para quebrar barreiras e gerar aproximação.

Invista e incentive a comunicação

Como mencionamos, falhas de comunicação tendem a ser comuns em equipes multidisciplinares.

Assim, a dica é definir uma forma de comunicação que funcione para todos, apesar das diferenças de perfil.

Incentive uma comunicação clara e aberta, para não abrir brechas para desentendimentos, e crie canais de comunicação simples e acessíveis.

Pontos ainda mais importantes caso parte da equipe ou a equipe em sua totalidade atue de forma remota.

Promova a cultura dos feedbacks 

O feedback é uma ótima ferramenta para promover ajustes na forma de atuação da equipe multidisciplinar.

Falamos de algo que pode se basear tanto na avaliação de desempenho e retornos individuais, quanto em avaliações do grupo como um todo. Em todo caso, a ideia é oferecer feedbacks construtivos.

A frequência é importante e, vale lembrar, feedbacks podem ser dados também para reforçar comportamentos e desempenhos positivos; e não somente para corrigir algo.

Conclusão

Uma empresa não precisa ser formada somente por equipes multidisciplinares. Entretanto, contar com esse tipo de equipe gera diferentes benefícios, como mencionamos ao longo do texto.

O caminho para o sucesso se inicia antes da contratação e ainda no planejamento da equipe.

Os diferentes perfis ideais devem ser traçados considerando os objetivos da empresa e seus valores, bem como suas necessidades.

Uma vez formada, a equipe precisa conhecer suas atribuições e ser constantemente orientada sobre isso em uma gestão que vise manter a unidade e a motivação do time.

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