Conheça os benefícios do feedforward na gestão de pessoas da sua empresa

Por

Aline Almeida

Por

Publicado em

14/9/22

Olhar para o futuro: esse é o objetivo das organizações. Afinal, são muitas as mudanças ocorridas nos últimos tempos e, para acompanhá-las, é preciso estar sempre um passo à frente. É aí que entra o chamado feedforward.

Sem tradução para o português, poderíamos dizer que a palavra significa algo como alimentar a frente, ou seja, contribuir para algo que virá no futuro. E é isso que os gestores têm feito quando se trata de desenvolver suas equipes: acrescentar competências que beneficiem não apenas os colaboradores mas toda a empresa.

Quer saber mais como o feedforward funciona? A gente te explica!

Nesse artigo você vai ver:

O que é feedforward

Conceito criado pelo coach Marshall Goldsmith, o feedforward acontece quando existe a necessidade de aprimorar as equipes. Assim, após fazer uma análise comportamental do colaborador, faz-se um reconhecimento de quais habilidades ele precisa desenvolver e investe-se nessa melhora.

Normalmente, esse aprimoramento não tem a ver com conhecimento técnico, mas sim, com as chamadas soft skills: habilidades comportamentais e subjetivas, como inteligência emocional, por exemplo.

Sendo assim, essa análise visa o desenvolvimento da equipe como um todo, sendo considerada uma ferramenta que otimiza e potencializa os profissionais, alinhada com a cultura da empresa.

Como funciona?

Aplica-se o feedforward fazendo questionamentos ao colaborador, de forma que ele possa fazer uma reflexão das suas atitudes. Dessa forma, é possível fazer perguntas como:

  • Como é hoje a função que você exerce na empresa?
  • O que você espera da sua carreira?
  • Como é a sua comunicação no trabalho?
  • Quais são os seus objetivos, o que faz para alcançá-los e como você vê o seu futuro?
  • O que é preciso melhorar no seu comportamento e por onde deve começar a mudar?
  • Quem você acha que poderia ajudar você nessa mudança?

As perguntas servem, principalmente, para fazer com que o colaborador pense a respeito de como é a sua rotina no trabalho e onde ele pode melhorar ou crescer. Só assim, poderá focar nos objetivos certos.

Isso tudo tem como objetivo criar engajamento e vínculo de confiança entre a equipe, focando sempre em pontos que podem melhorar através de um diálogo franco. Dessa forma, é possível ajudar os colaboradores a evoluírem não apenas dentro da empresa, mas também na sua vida pessoal.

Características do feedforward

São 3 os pilares do feedforward, todos conectados entre si:

1. Futuro

Um dos pilares é fazer com que o colaborador olhe para seu passado com mais empatia para que seus erros sejam utilizados como aprendizado no futuro. Assim, o foco está sempre lá na frente, onde ele pode pensar apenas no que está por vir, sem medo de errar, concentrado em como alcançar suas metas.

Com o feedforward, na verdade, não há destaque nos pontos negativos do profissional. A ideia é se concentrar nas ações presentes, para que ele alcance um melhor desempenho a partir dos seus acertos. É despertar valores, que talvez ele nem tenha percebido que possui, mas que possam gerar comportamentos futuros.

2. Autoconhecimento

Através do feedforward, é possível que os membros da equipe olhem para si mesmos, observem seus limites e saibam onde e de que maneira podem melhorar. E isso sempre através de um diálogo franco, onde cada um pode alinhar e aprimorar suas características.

Aliás, muito se associa o feedforward ao autoconhecimento pois, mesmo que as percepções de crescimento venham da empresa, o colaborador precisa fazer uma autoanálise para poder implementar essas mudanças.

3. Talentos

Um dos pilares também é estimular todo o potencial dos talentos da empresa, sempre ajudando-os nos desafios para alcançar metas tanto pessoais quanto profissionais.

O feedforward estimula a reflexão de cada um, sempre buscando a melhoria de suas habilidades e focando no que realmente importa.

Onde aplicar o feedforward?

Essa ferramenta pode ser aplicada durante treinamentos ou outros eventos na empresa, que sejam voltados para o autoconhecimento. Durante a aplicação, é possível identificar as habilidades que podem ser desenvolvidas pelos profissionais.

O ideal é que a aplicação seja gradual, através de uma conversa, lembrando sempre de focar em fatos presentes. É sempre importante indagar o que o colaborador espera do futuro tanto no curto, quanto no médio e longo prazo.

Questionamentos dos gestores e líderes também são bem-vindos, já que seu objetivo é sempre a melhoria de sua equipe.

Também é possível aplicar o feedforward como complemento do feedback. Afinal, por mais que o foco seja no futuro, podem surgir questionamentos vindos de uma análise do passado.

Aliás, vamos explicar em seguida o que é o feedback.

Feedback e feedforward

Enquanto o feedforward foca no futuro, o feedback tem como base atitudes realizadas no passado. Assim, sejam erros ou acertos, aponta-se o que foi feito para que seja revisto e melhorado no futuro. Ele avalia o comportamento e atitude que já ocorreu.

Pode ser tanto positivo, em forma de elogio, ou construtivo, quando algo negativo precisa ser melhorado. Lembrando que quando o gestor fornecer um feedback construtivo, é preciso explicar o quanto antes o impacto daquela atitude e oferecer possíveis saídas para aquela situação.

O feedback já faz parte do dia a dia das empresas há muitos anos. Ele evidencia as ações dos profissionais praticadas no passado, para que estes possam melhorar no futuro. É uma ferramenta que deve ser aplicada individualmente a cada um dos colaboradores e nunca deve ser exposta para os demais.

Inclusive, outra diferença importante entre feedback e feedforward, é o fato de que, no primeiro pode existir uma cobrança por parte dos gestores, uma necessidade de mudança em formato de crítica. Enquanto que no segundo, o tom é de sugestão, sempre focando no benefício do profissional.

Benefícios do feedforward para a empresa

Nós já falamos diversas vezes aqui que a equipe é o maior bem que uma empresa pode ter. Sendo assim, qualquer ferramenta que trabalhe para aprimorar a capacidade dos membros em evoluir, tanto na organização quanto nas suas próprias vidas, é bem vinda.

E o feedforward faz muito mais que isso, ainda traz diversos benefícios, tais como:

  • Aumento de produtividade e melhora nos resultados;
  • Direciona o colaborador de modo que ele atinja sua melhor performance possível;
  • Colabora com a satisfação do consumidor;
  • Contribui para o bem-estar da organização, fortalecendo as relações e aumentando o engajamento;
  • Reduz a rotatividade e o turnover, aumentando a atração e retenção de talentos;
  • Faz com que a empresa se torne mais competitiva frente ao mercado, consolidando a marca.

Aplicar o feedforward é uma estratégia que deve ser incorporada à rotina da sua empresa. Isso porque, além dos benefícios percebidos, ela foca no maior ativo: as pessoas.

E se melhorar o bem-estar do seu time já faz parte dos seus objetivos, baixe agora o nosso e-book Feedback e Saúde Mental e descubra como utilizar essa ferramenta para cuidar da saúde da sua equipe!

Logotipo Pipo Saúde
Pipo Saúde

Conectamos a sua empresa com os melhores benefícios de saúde: Planos de saúde, odontológico e muito mais para o bem estar dos colaboradores da companhia.

Pronto para simplificar a gestão de saúde da sua empresa?

Comece agora uma nova relação com o plano de saúde da sua empresa.

Quero uma demonstração

Posts recomendados