Departamentos de recursos humanos necessitam entrar em ação para preservar a memória dos colaboradores

Por

Pipo Saúde

Por

Publicado em

1/8/23

A memória pode ser traduzida na capacidade que uma pessoa possui em aprender e guardar as informações, conseguindo recuperá-las quando necessário. Em um ambiente de trabalho, conseguir manter a mente afiada interfere diretamente com a produtividade do profissional, garantindo bons resultados para a empresa.

Por outro lado, problemas relacionados com esse assunto podem acarretar prejuízos para a companhia, com falha nos processos de produção e até mesmo afastamentos por problemas de saúde.

Dessa forma, torna-se parte da missão dos departamentos de recursos humanos das empresas atuar para proteger a memória dos colaboradores. Para isso, é indispensável contar com uma estratégia eficiente, tanto com ações preventivas quanto com medidas para recuperar a saúde mental dos colaboradores que precisarem de ajuda.

Para apresentar possíveis caminhos para os profissionais do RH, preparamos esse conteúdo especial com informações valiosas para manter os colaboradores com uma memória afiada.

Aqui, você aprenderá mais sobre:

Fatores que interferem na memória

A preservação da boa memória pode estar relacionada com diferentes fatores interligados com o cotidiano de uma pessoa. Termo muito utilizado nos dias de hoje, a qualidade de vida tem ligação direta com o cultivo de bons hábitos, que, na prática, contribuem para a manutenção de uma mente afiada.

Se imaginarmos a mente como um músculo, exercitá-la constantemente e da forma correta trará bons resultados, por exemplo.

Do outro lado da moeda, problemas de saúde conseguem prejudicar o raciocínio, prejudicando o poder de concentração e, também, a capacidade de manter uma boa memória.

Deixando de lado os problemas pessoais e isolando apenas os pontos relacionados com o ambiente profissional, para um RH é importante identificar os fatores que podem trazer complicações para a vida dos colaboradores e, consequentemente, para as empresas.

Chamado até mesmo de “o mal do século”, o estresse está entre as causas que prejudicam a memória dos profissionais. Dessa forma, é importante para uma companhia entender a importância da construção de um ambiente apropriado para o desenvolvimento das atividades.

Isso não significa deixar de lado determinadas cobranças. O problema está na desorganização e na ausência de metas claras e possíveis, assim como nos conflitos e disputas desnecessárias entre integrantes de uma equipe.

Para os líderes, é importante também identificar e compreender o momento de cada colaborador, auxiliando o indivíduo e, assim, buscando caminhos para manter a harmonia do grupo.

Possíveis problemas para a empresa

Assim como a desorganização e a falta de processos para a execução das atividades, o estresse causa impactos diretos na memória dos colaboradores. Resultado: dificuldades para a realização das atividades profissionais.

Esquecimentos, atrasos nas entregas, redução da qualidade e perda de produtividade estão entre as possíveis complicações causadas por uma mente que não está afiada. Irritação e conflitos também podem surgir entre os colaboradores.

Para um RH, os afastamentos também precisam ser levados em consideração, sejam esporádicos ou não. Em determinadas situações, os casos provocam ainda uma grande rotatividade dos colaboradores, conhecida também como turnover.

Do lado da empresa, essas e outras situações relacionadas com problemas de memória comprometem os resultados e interferem até mesmo no bolso.

Como atuar para auxiliar os colaboradores?

Para “blindar” a memória dos colaboradores e, com isso, preservar a empresa, faz-se necessário desenvolver uma estratégia focada nas ações preventivas, garantindo ainda o suporte necessário quando o problema já está instaurado.

Aqui, é importante manter um planejamento adequado, incluindo no orçamento os recursos necessários para a implantação de determinadas ações.

Entre as ações, manter um ambiente saudável para o desenvolvimento das atividades pessoais. Cursos, eventos e webinars apropriados estão entre as iniciativas consideradas eficientes no trabalho de prevenção.

Tanto que 46% dos trabalhadores entrevistados em pesquisa da Wellable afirmaram valorizar ações voltadas para a preservação da saúde mental, como treinamentos e palestras. O levantamento demonstrou ainda que 29% aprovam o acesso a aplicativos direcionados à saúde mental.

No trabalho para preservar a memória do colaborador, o plano de saúde também faz parte da estratégia. Afinal, o benefício consegue dar o suporte necessário caso o colaborador precise contar com a assistência de um profissional da saúde. Nesse contexto, o RH pode contar com a corretora para conseguir encontrar o melhor custo-benefício para resolver essa questão.

Boas práticas para proteger a memória

Mas e os colaboradores? É possível fazer algo para manter a mente afiada? Claro que cada caso é um caso. Entretanto, algumas medidas protetivas ajudam a promover a qualidade de vida e, consequentemente, preservam a memória.

Entre as dicas dos especialistas estão os já famosos conselhos: alimentação saudável e equilibrada; prática de atividade física e o descanso, preservando um sono tranquilo e com duração apropriada.

É indicado ainda manter o cérebro ativo, preservando o hábito da leitura, assim como a busca constante por conhecimentos novos e o desenvolvimento de novas atividades.

Nesse campo, o RH pode contribuir com o desenvolvimento de campanhas de orientação, estimulando os colaboradores a preservar tanto o corpo quanto a mente.

Gostou das dicas? Assine nossa newsletter para mais conteúdos que visam cuidar da saúde do seu colaborador!

Logotipo Pipo Saúde
Pipo Saúde

Conectamos a sua empresa com os melhores benefícios de saúde: Planos de saúde, odontológico e muito mais para o bem estar dos colaboradores da companhia.

Pronto para simplificar a gestão de saúde da sua empresa?

Comece agora uma nova relação com o plano de saúde da sua empresa.

Quero uma demonstração

Posts recomendados