A sabedoria popular ensina que pessoa nenhuma é uma ilha e isso também se aplica ao universo corporativo. É por isso que o trabalho em equipe é um interesse comum às organizações de um modo geral.
Sim, sabemos que existem funções que são desempenhadas individualmente. Porém, em algum ponto, a interação entre os profissionais se faz necessária e o senso de coletividade e colaboração é mais do que bem-vindo.
Com tudo isso em mente, o assunto do post é o trabalho em equipe para empresas, sua importância e como desenvolvê-lo da melhor forma. Acompanhe!
Neste artigo, você vê:
- O que é trabalho em equipe?
- Trabalho em equipe nas empresas: por que é importante?
- Pontos de atenção para um trabalho em equipe bem sucedido
- O papel do líder no trabalho em equipe
- Como incentivar o trabalho em equipe na sua empresa
O que é trabalho em equipe?
O conceito de trabalho em equipe é fácil de entender. Falamos da união de pessoas em um grupo para desempenharem uma tarefa ou mais tarefas em conjunto.
Aprofundando no assunto, podemos definir o trabalho em equipe como um esforço coletivo por pessoas de competências diferentes visando o mesmo objetivo.
Esse tipo de interação acontece em nossa sociedade há muito tempo e, no universo do trabalho, se tornou algo muito importante.
Trabalho em equipe nas empresas: por que é importante?
Quando o mercado começou a prestar mais atenção nas soft-skills, uma a ganhar destaque foi a capacidade de trabalhar em equipe.
Isso não aconteceu sem motivo. A gestão de pessoas se deu conta de que o trabalho desempenhado em equipe é feito com mais agilidade e com mais qualidade.
Quando compartilham um objetivo e atuam juntas, as pessoas trocam conhecimentos e se ajudam. Essa interação favorece as diferentes etapas de um processo de trabalho e contribui para a conquista de metas.
Porém, as coisas só funcionam bem dessa forma se a dinâmica da equipe for boa e é fundamental dar atenção a isso.
Pontos de atenção para um trabalho em equipe bem sucedido
O sucesso do trabalho em equipe nas empresas não está nas mãos do acaso. O RH pode desenvolver, junto com os gestores, um ambiente e uma cultura organizacional que favoreça o sucesso nessa interação.
Assim sendo, temos alguns pontos que, se não trabalhados, podem prejudicar o trabalho em equipe. Confira:
Pouca comunicação
É inevitável, para trabalhar bem as equipes precisam se comunicar bem. Assim, é importante que a empresa invista em ações que estreitem a relação entre os profissionais.
Também é necessário que canais de comunicação sejam implementados e que essa troca seja incentivada.
Individualidade acima do coletivo
A atenção à cultura organizacional envolve, entre outros aspectos, o desenvolvimento do senso de coletividade.
Se a empresa não se ancora no trabalho em equipe e permite níveis de rivalidade pouco sadios, os profissionais vão competir mais do que colaborar.
É preciso contratar pessoas com o perfil certo e, no dia a dia, agir para desenvolver o senso coletivo com as equipes também.
Falta de valorização
Indivíduos e equipes precisam se sentir valorizados em seus empregos. A falta de valorização desfavorece o trabalho em equipe porque desmotiva e revela que a organização não se preocupa com o fator humano.
Falta de liderança
Por fim, precisamos citar que a falta de uma liderança adequada impacta negativamente o trabalho em equipe.
A boa comunicação, o senso de coletividade e a valorização fluem da liderança e, por essa razão, sua empresa precisa escolher e preparar bem as pessoas que ocupam essa posição frente às equipes.
O papel do líder no trabalho em equipe
Pense em um esporte coletivo. A equipe pode ter uma ou mais estrelas que se destacam a cada partida, mas até isso pode dar errado se o grupo não estiver em sintonia.
Até as estrelas precisam que os outros membros da equipe façam sua parte e isso tem a ver com a competência de cada um em busca de um objetivo comum.
Às vezes, sobra boa vontade e interesse da parte da equipe, mas ainda há uma peça-chave, capaz de determinar o sucesso: o líder. É a liderança que orienta e inspira, pelo exemplo, indicando qual deve ser a dinâmica de trabalho.
Seu papel evita que uma equipe desperdice seu potencial por não ter alguém que oriente sua atuação corretamente.
Visando o trabalho em equipe, um líder deve buscar formas de facilitar a comunicação entre todos, incentivar o senso de coletividade e motivar os funcionários.
Como incentivar o trabalho em equipe na sua empresa
Tudo isso nos leva a falar de formas para incentivar o trabalho em equipe de sucesso em uma organização. As dicas são:
Esteja presente
A liderança precisa estar presente no dia a dia para orientar o trabalho em equipe e as atuações individuais. Isso é válido mesmo em contexto de trabalho remoto, ok?
O líder, além de servir de exemplo e inspiração, atua como elo a favorecer a conexão entre toda a equipe e as tarefas desempenhadas.
Estimule a comunicação
Indique à equipe que a comunicação entre os membros é fundamental. As trocas são necessárias para evitar conflitos e otimizar os processos.
Além de ferramentas, estratégias como eventos estilo happy hour (mesmo virtuais) podem aproximar a equipe e tornar o trabalho mais fluido e agradável.
Abrace a diversidade
A diversidade nas organizações está atrelada a diversas vantagens para a empresa, os funcionários e a sociedade em geral.
Abraçar a diversidade passa por reconhecer que uma equipe é composta por pessoas de perfis distintos. Dar espaço para isso e mediar essa relação favorece um ambiente mais agradável e produtivo.
Tenha um planejamento
O trabalho em equipe flui melhor quando bem planejado. Assim, ninguém se perde ou sai prejudicado pela desorganização e a falta de compreensão dos processos de cada tarefa ou projeto.
Estabeleça objetivos claros
Por falar nisso, é importante que cada pessoa da equipe saiba quais são suas responsabilidades e como essas responsabilidades se comunicam com o trabalho do outro.
Estabelecer objetivos claros, com metas individuais e coletivas, contribui para que as coisas fluam da melhor forma, com agilidade, qualidade e sem conflitos.
Considere melhorias contínuas
O trabalho em equipe nas empresas sempre pode ser melhorado de alguma forma. Assim, é interessante que a própria equipe tenha liberdade para refletir sobre seus processos e resultados.
A ideia é promover uma conversa e análise para que, juntos, os profissionais apontem os melhores caminhos para a conquista do objetivo comum.
Conclusão
O trabalho em equipe é essencial para empresas e, por isso, deve ser bem pensado e acompanhado pelos gestores, contando com o devido suporte do RH.
Esperamos que o post tenha ajudado a indicar o caminho para que suas equipes performem cada vez melhor, favorecendo o sucesso de sua empresa!
Quer continuar lendo conteúdos sobre o universo de RH? Então assine nossa newsletter e passe a recebê-los direto na sua caixa de entrada!
