Trabalho em equipe para empresas: como incentivar e trabalhar esta frente

7/7/2021

Por

Larissa Reis

Trabalho em equipe para empresas: como incentivar e trabalhar esta frente

A sabedoria popular ensina que pessoa nenhuma é uma ilha e isso também se aplica ao universo corporativo. É por isso que o trabalho em equipe é um interesse comum às organizações de um modo geral.

Sim, sabemos que existem funções que são desempenhadas individualmente. Porém, em algum ponto, a interação entre os profissionais se faz necessária e o senso de coletividade e colaboração é mais do que bem-vindo.

Com tudo isso em mente, o assunto do post é o trabalho em equipe para empresas, sua importância e como desenvolvê-lo da melhor forma. Acompanhe!

Neste artigo, você vê:

O que é trabalho em equipe?

O conceito de trabalho em equipe é fácil de entender. Falamos da união de pessoas em um grupo para desempenharem uma tarefa  ou mais tarefas em conjunto.

Aprofundando no assunto, podemos definir o trabalho em equipe como um esforço coletivo por pessoas de competências diferentes visando o mesmo objetivo.

Esse tipo de interação acontece em nossa sociedade há muito tempo e, no universo do trabalho, se tornou algo muito importante.

Trabalho em equipe nas empresas: por que é importante?

Quando o mercado começou a prestar mais atenção nas soft-skills, uma a ganhar destaque foi a capacidade de trabalhar em equipe.

Isso não aconteceu sem motivo. A gestão de pessoas se deu conta de que o trabalho desempenhado em equipe é feito com mais agilidade e com mais qualidade.

Quando compartilham um objetivo e atuam juntas, as pessoas trocam conhecimentos e se ajudam. Essa interação favorece as diferentes etapas de um processo de trabalho e contribui para a conquista de metas.

Porém, as coisas só funcionam bem dessa forma se a dinâmica da equipe for boa e é fundamental dar atenção a isso.

Pontos de atenção para um trabalho em equipe bem sucedido

O sucesso do trabalho em equipe nas empresas não está nas mãos do acaso. O RH pode desenvolver, junto com os gestores, um ambiente e uma cultura organizacional que favoreça o sucesso nessa interação.

Assim sendo, temos alguns pontos que, se não trabalhados, podem prejudicar o trabalho em equipe. Confira:

Pouca comunicação

É inevitável, para trabalhar bem as equipes precisam se comunicar bem. Assim, é importante que a empresa invista em ações que estreitem a relação entre os profissionais.

Também é necessário que canais de comunicação sejam implementados e que essa troca seja incentivada.

Individualidade acima do coletivo

A atenção à cultura organizacional envolve, entre outros aspectos, o desenvolvimento do senso de coletividade.

Se a empresa não se ancora no trabalho em equipe e permite níveis de rivalidade pouco sadios, os profissionais vão competir mais do que colaborar.

É preciso contratar pessoas com o perfil certo e, no dia a dia, agir para desenvolver o senso coletivo com as equipes também.

Falta de valorização

Indivíduos e equipes precisam se sentir valorizados em seus empregos. A falta de valorização desfavorece o trabalho em equipe porque desmotiva e revela que a organização não se preocupa com o fator humano.

Falta de liderança

Por fim, precisamos citar que a falta de uma liderança adequada impacta negativamente o trabalho em equipe.

A boa comunicação, o senso de coletividade e a valorização fluem da liderança e, por essa razão, sua empresa precisa escolher e preparar bem as pessoas que ocupam essa posição frente às equipes.

O papel do líder no trabalho em equipe

Pense em um esporte coletivo. A equipe pode ter uma ou mais estrelas que se destacam a cada partida, mas até isso pode dar errado se o grupo não estiver em sintonia.

Até as estrelas precisam que os outros membros da equipe façam sua parte e isso tem a ver com a competência de cada um em busca de um objetivo comum.

Às vezes, sobra boa vontade e interesse da parte da equipe, mas ainda há uma peça-chave, capaz de determinar o sucesso: o líder. É a liderança que orienta e inspira, pelo exemplo, indicando qual deve ser a dinâmica de trabalho.

Seu papel evita que uma equipe desperdice seu potencial por não ter alguém que oriente sua atuação corretamente.

Visando o trabalho em equipe, um líder deve buscar formas de facilitar a comunicação entre todos, incentivar o senso de coletividade e motivar os funcionários.

Como incentivar o trabalho em equipe na sua empresa

Tudo isso nos leva a falar de formas para incentivar o trabalho em equipe de sucesso em uma organização. As dicas são:

Esteja presente

A liderança precisa estar presente no dia a dia para orientar o trabalho em equipe e as atuações individuais. Isso é válido mesmo em contexto de trabalho remoto, ok?

O líder, além de servir de exemplo e inspiração, atua como elo a favorecer a conexão entre toda a equipe e as tarefas desempenhadas.

Estimule a comunicação

Indique à equipe que a comunicação entre os membros é fundamental. As trocas são necessárias para evitar conflitos e otimizar os processos.

Além de ferramentas, estratégias como eventos estilo happy hour (mesmo virtuais) podem aproximar a equipe e tornar o trabalho mais fluido e agradável.

Abrace a diversidade

A diversidade nas organizações está atrelada a diversas vantagens para a empresa, os funcionários e a sociedade em geral.

Abraçar a diversidade passa por reconhecer que uma equipe é composta por pessoas de perfis distintos. Dar espaço para isso e mediar essa relação favorece um ambiente mais agradável e produtivo.

Tenha um planejamento

O trabalho em equipe flui melhor quando bem planejado. Assim, ninguém se perde ou sai prejudicado pela desorganização e a falta de compreensão dos processos de cada tarefa ou projeto.

Estabeleça objetivos claros

Por falar nisso, é importante que cada pessoa da equipe saiba quais são suas responsabilidades e como essas responsabilidades se comunicam com o trabalho do outro.

Estabelecer objetivos claros, com metas individuais e coletivas, contribui para que as coisas fluam da melhor forma, com agilidade, qualidade e sem conflitos.

Considere melhorias contínuas

O trabalho em equipe nas empresas sempre pode ser melhorado de alguma forma. Assim, é interessante que a própria equipe tenha liberdade para refletir sobre seus processos e resultados.

A ideia é promover uma conversa e análise para que, juntos, os profissionais apontem os melhores caminhos para a conquista do objetivo comum.

Conclusão

O trabalho em equipe é essencial para empresas e, por isso, deve ser bem pensado e acompanhado pelos gestores, contando com o devido suporte do RH.

Esperamos que o post tenha ajudado a indicar o caminho para que suas equipes performem cada vez melhor, favorecendo o sucesso de sua empresa!

Você também pode aprender com dicas RHs em um e-book que reuniu profissionais referência. Baixe agora:

Dicas e tendências de grandes RHs para 2021


Logotipo Pipo Saúde
Pipo Saúde

Conectamos a sua empresa com os melhores benefícios de saúde: Planos de saúde, odontológico e muito mais para o bem estar dos colaboradores da companhia.

Inscreva-se na Newsletter da Pipo!

Imagem de um brilho.

Pronto para simplificar a  gestão de saúde da sua empresa?

Comece agora uma nova relação com o plano de saúde da sua empresa.

Quero uma cotaçãoImagem de uma estrelinha.

Posts recomendados