Cotação de plano de saúde empresarial: guia completo

Por

Yu Golfetti

Por

Yu Golfetti

Publicado em

16/6/21

Fazer a cotação de plano de saúde empresarial não é fácil. Na busca por um serviço corporativo, é preciso encontrar uma opção que atenda as necessidades de várias pessoas e que não prejudique o financeiro da empresa. 

Como encontrar o melhor custo-benefício e um plano que atenda as principais necessidades dos colaboradores? Continue a leitura para entender o que precisa ser analisado antes de escolher o plano de saúde ideal para a sua empresa!

Neste conteúdo, você encontra:

O que é plano de saúde?

O plano de saúde é um serviço oferecido por empresas privadas com o objetivo de prestar assistência médica e hospitalar às pessoas beneficiárias, ou seja, quem contrata e seus dependentes.

Esse tipo de serviço pode ser oferecido por operadoras ou seguradoras de saúde. Além disso, existem vários formatos de adesão, sendo um deles por meio do plano de saúde empresarial.

A saber, esse plano nada mais é do que um benefício opcional oferecido aos colaboradores de uma empresa — e que pode ser estendido a seus familiares —, trabalhadores temporários e até mesmo colaboradores aposentados. 

Ainda, a organização pode optar por arcar com todo o custo do serviço ou dividir a conta com os funcionários, que é o que chamamos de contributariedade..

Em geral, a oferta desse benefício é atrativa porque, embora a saúde seja um direito universal e um dever do Estado, é comum que os sistemas de saúde pública estejam defasados e não sejam suficientes para atender toda a população.

Diante desse cenário, muitas pessoas recorrem aos planos privados. De acordo com a ANS, mais de 50,5 milhões de brasileiros contam com cobertura de planos de saúde ― a maioria (mais de 35 milhões), por meio de um plano empresarial.

Benefícios de plano de saúde empresarial

As empresas não são obrigadas a oferecer o plano de saúde e pessoas que já possuem um convênio individual também não precisam aderir ao corporativo. Apesar disso, o benefício traz várias vantagens para a organização e para o colaborador.

Por isso, em algum momento, o RH vai decidir fazer a cotação de um plano de saúde empresarial. Entenda alguns dos principais motivos por trás dessa decisão:

Atrair e reter talentos

Todo mundo sabe que ter uma equipe com os melhores talentos do mercado é uma ótima maneira de elevar o diferencial competitivo da empresa. Oferecer bons benefícios é uma das estratégias mais relevantes para tornar isso realidade.

Uma pesquisa da Robert Half revela que 93% das pessoas avaliam os benefícios oferecidos antes de aceitar uma proposta de emprego. Além disso, a assistência médica ocupa o primeiro lugar no ranking de incentivos buscados.

Sendo assim, contratar um bom plano de saúde para os funcionários é uma excelente forma de atrair, contratar e reter ótimos funcionários. 

Aumento da produtividade e engajamento

Pessoas saudáveis são mais produtivas e conseguem ter energia e disposição para exercer suas atividades. Além disso, saber que a empresa está investindo na qualidade de vida e bem-estar, aumenta a motivação do time

Se o benefício for extensivo aos familiares, a tranquilidade será ainda maior. Tudo isso contribui para que o funcionário fique mais feliz e tenha mais concentração no trabalho.

Redução do absenteísmo

Investir em um bom plano de saúde ajuda os colaboradores a serem mais saudáveis e a reduzir a taxa de absenteísmo.

Entenda que imprevistos acontecem e é natural que uma pessoa tenha que faltar ao trabalho de vez em quando, principalmente por motivos de saúde.

Entretanto, se isso ocorrer com frequência ou várias pessoas precisarem se ausentar do trabalho ao mesmo tempo, o desempenho e os resultados da empresa vão ser afetados.

Melhora do clima organizacional

Pessoas que têm a possibilidade de cuidar da sua saúde (e de sua família) têm menos motivos para estresse. Isso favorece um comportamento mais positivo no dia a dia e a melhora do clima organizacional.

Além do mais, saber que a empresa se preocupa com o bem-estar dos colaboradores aumenta os níveis de satisfação, o que também contribui para um ambiente de trabalho mais agradável para todas as pessoas.

Previsibilidade para a empresa

Não são só as pessoas que ficam mais tranquilas quando, após a cotação do plano de saúde, um serviço de qualidade é contratado. A empresa também fica mais segura e com mais perspectiva em relação a produtividade e bem-estar das pessoas que compõem seus quadros.

O que é cotação de plano de saúde

Não dá para falar sobre o processo de escolha do melhor benefício sem explicar o que é contação de plano de saúde, certo?

A cotação é o processo que define o valor de um serviço ou produto. Esse processo envolve a coleta de informações diversas que podem impactar o preço a ser definido.

No caso específico dos planos de saúde, falamos de fatores como o número de pessoas a serem beneficiadas, sua idade, o tipo ou abrangência da cobertura buscada e outros. Falaremos mais sobre isso adiante.

É a partir da cotação do plano de saúde empresarial que seu RH pode comparar os custos do benefício considerando diferentes "fornecedores", ou seja, as diferentes propostas apresentadas por cada plano de saúde.

Com isso em mente, é fácil entender que esse processo embasa a decisão da organização quanto ao serviço mais adequado para a sua demanda e seu orçamento.

Informações necessárias para a cotar um plano de saúde empresarial

O primeiro passo para fazer uma boa cotação de plano de saúde empresarial é entender as necessidades da sua empresa. Só assim vai ser possível definir quais são as características indispensáveis do serviço.

Afinal de contas, se o plano de saúde não atender às demandas das pessoas da organização, não vai trazer os benefícios que citamos no tópico anterior, não é mesmo?

A partir disso, o passo seguinte é reunir informações que são comumente solicitadas pelas operadoras. São elas:

Base de vidas

Aqui estamos falando dos seus colaboradores e dos possíveis dependentes que irão aderir ao plano.

  • Nome;
  • Data de nascimento;
  • Titular e/ou dependentes;
  • Cidade;
  • Estado;
  • Colaborador PJ ou CLT.

Dados do plano atual 

É importante mapear os dados do plano atual caso a sua empresa esteja interessada em mudar de plano.

  • Plano;
  • Elegibilidade;
  • Valor da fatura de cada apólice;
  • Período do contrato da apólice;
  • Mês do vencimento da apólice.

Caso você não saiba, apólice é um documento de contrato realizado pela operadora assumindo o compromisso de pagar pelos seus cuidados de saúde.

Relatório de sinistralidade dos últimos 12 meses

Esse relatório é muito importante para entender o uso do plano de saúde pela sua equipe no último ano. A saber, caso sua empresa esteja fazendo a cotação do primeiro plano, esse documento não será necessário.

Outras informações

É importante mapear os dados do plano atual caso a sua empresa esteja interessada em mudar de plano.

  • Número de colaboradores afastados: neste caso é necessário apresentar o número CID e os relatórios médicos com exames atualizados;
  • Número de liminares;
  • Número de colaboradores em home care;
  • Número de colaboradores com doenças crônicas: neste caso, também é necessária a apresentação do número CID e dos relatórios atualizados;
  • Número de colaboradores internados;
  • Número de colaboradoras gestantes.

É importante ter em mente que caso a sua empresa tenha gestantes, crônicos, liminares, homecare e internados na base de vidas cotadas, o preço do plano tende a ser mais caro devido ao cuidado necessário.

E, em caso de omissão desses colaboradores durante o processo de cotação, a operadora de saúde pode recusar a ativação do plano ou repassar novos valores.

Tipo de plano e de cobertura

Ainda, de antemão ou ao longo do processo, é importante que se defina qual tipo de plano de saúde se busca: empresarial ou plano de saúde por adesão.

Também é importante saber que tipo de cobertura a empresa quer e pode oferecer em termos de área de cobertura e de lista de serviços.

Considere que há diferenças entre plano de saúde regional e nacional. Além disso, pode ou não contemplar serviços odontológicos ou outros que ampliem as possibilidades de acesso à saúde..

Tudo isso deve ser colocado na balança para o processo de cotação do serviço.

Como funciona o processo de cotação nas operadoras de saúde?

O processo de cotação de plano de saúde junto às operadoras envolve o envio das informações necessárias, a formalização do pedido e um período de espera para uma devolutiva.

Vamos te explicar melhor: depois de mapear as informações necessárias para a cotação, seu RH precisa preencher um formulário, que fica disponível no portal da operadora, formalizado por e-mail e na comunicação de acompanhamento.

Em seguida, resta esperar e realizar contatos de acompanhamento para entender como o processo está evoluindo e saber se alguma informação precisa ser revisada.

É importante entender que o tempo necessário para o recebimento da cotação pode variar de acordo com a operadora e com o produto cotado. Geralmente, o processo de cotação pode demorar até 30 dias corridos.

Em todo caso, a operadora retorna o contato com uma série de opções de planos de saúde empresarial que podem atender às demandas da empresa.

O custo inicial também é apresentando, sendo um valor que depende das informações enviadas pelo RH. No que diz respeito a isso, é importante saber também da possibilidade de que reajustes aconteçam ao longo do tempo.

Diferente do que acontece com os planos individuais, os ajustes em planos empresariais não são definidos pela ANS. O processo ocorre a partir da livre negociação entre a empresa contratante do serviço e a operadora do plano.

O número de sinistralidades e a taxa de inflação médica são os fatores que interferem nesse reajuste. Por essa razão, pode ser muito interessante contar com uma parceria especializada que auxilie nas negociações ― como a Pipo Saúde ―, evitando taxas agressivas.

Cotação para pequenas e médias empresas (PME)

O processo de cotação de planos de saúde para pequenas e médias empresas, as chamadas PME, com menos de 99 vidas é diferente do processo para empresas com mais de 100 vidas. 

Isso acontece porque os valores dos planos para empresas com esses portes são tabelados e sofrem menos alteração.

Dessa forma, o tempo necessário para receber a cotação é bastante reduzido. Muitas vezes, esse valor fica disponível no mesmo dia e tem uma data limite antes de expirar.

No entanto, as informações solicitadas sobre os beneficiários do plano seguem as mesmas.

Próximos passos após cotação

Depois de receber a cotação do plano de saúde empresarial, é preciso analisar as opções recebidas para entender qual faz mais sentido para a sua empresa. Escolhido o plano ideal, agora é hora de entrar no processo de ativação ou migração, se o plano for alterado.

Os processos de ativação e migração consistem na conferência de todos os dados dos beneficiários e ajustes burocráticos entre empresa e operadora.

Se tudo estiver correto, é aqui que os números de carteirinha ficam disponíveis para as pessoas da empresa (e seus dependentes, caso a possibilidade exista).

Nome sujo nas seguradoras: verdade ou fake news?

Se você já ouviu falar que empresas que entram em contato com diversas seguradoras ou que fazem cotações “demais” ficam com o nome sujo, saiba que isso não é verdade!

Infelizmente, algumas corretoras podem usar essa fake news como método para desencorajar o cliente a procurar outras empresas.

Porém, é importante que a empresa faça, sim, cotações de diversos planos até que sinta que encontrou a melhor opção, considerando as necessidades das pessoas que serão beneficiadas e o custo-benefício.

Como fazer a cotação do plano de saúde para a sua empresa?

Para fazer uma cotação de plano de saúde empresarial de forma assertiva, faz toda a diferença contar com as corretoras de saúde.

Como você já deve ter percebido, fazer uma cotação de plano de saúde empresarial não é uma tarefa simples. Existem muitas opções no mercado e é necessário analisar diversos fatores para encontrar a melhor alternativa. É natural ficar em dúvida sobre qual é o melhor plano ou qual operadora é a mais confiável. 

Felizmente, você pode contar com ajuda profissional para fazer a melhor escolha. Entenda que a corretora de saúde é a empresa que atua como intermediária entre as operadoras de saúde e quem deseja fazer a contratação do plano. 

Assim, seu papel é justamente facilitar os processos de pesquisa e comparação dos serviços disponíveis para encontrar aquele que melhor se adequa à realidade da organização.

Além de ser especialista no processo de cotação, as corretoras também são responsáveis por facilitar o dia a dia do RH, acompanhar de perto a sinistralidade do plano de saúde, propor ações focadas na empresa, atender as dúvidas do seu time em relação aos benefícios de saúde e orientar as melhores práticas de uso.

Para uma solução ainda mais completa, pode contar com a gente. Nós somos a Pipo Saúde, uma plataforma de gestão de benefícios. Somos especialistas na contratação e gerenciamento de planos de saúde empresariais. 

Auxiliamos as empresas a encontrarem os melhores benefícios de saúde com base em dados e necessidades reais. Em outras palavras: facilitamos a rotina do RH, otimizamos os investimentos do negócio e melhoramos o atendimento aos colaboradores. 

Falando nisso, veja como conseguimos otimizar os custos no plano de saúde da Escola Vereda usando nossos dados!


Logotipo Pipo Saúde
Pipo Saúde

Conectamos a sua empresa com os melhores benefícios de saúde: Planos de saúde, odontológico e muito mais para o bem estar dos colaboradores da companhia.

Pronto para simplificar a gestão de saúde da sua empresa?

Comece agora uma nova relação com o plano de saúde da sua empresa.

Quero uma demonstração

Posts recomendados