O dia dos profissionais de RH é celebrado no mundo todo e o Brasil não poderia ficar de fora da comemoração. Afinal de contas, o país tem uma grande quantidade de profissionais da área. Um estudo realizado pela ABRH-RS, no período de setembro de 2017 a fevereiro de 2018, contabilizou quase 200 mil profissionais de RH.
Atualmente, esse número deve ser ainda maior porque o setor está em constante crescimento e a pandemia trouxe diversos desafios (e oportunidades) para a gestão de pessoas.
Neste conteúdo, você vai conferir:
- A história da data
- O dia aqui no Brasil
- Áreas de atuação e mercado de trabalho
- O RH 4.0 e seu futuro
- Profissionais para seguir e se inspirar
A história da data
O dia 3 de junho não foi escolhido por acaso. Nessa mesma data, em 1976, foi criada a WFPMA (World Federation of People Management Associations, ou, em português, Federação Mundial de Associações de Gestão de Pessoas).
A instituição existe até hoje e tem o objetivo de reunir associações nacionais de recursos humanos, representar os profissionais da área e garantir o reconhecimento da profissão no mundo.
O dia aqui no Brasil
No Brasil, o dia do profissional de RH também foi reconhecido em 1976 por meio do Genézio Lucone, fundador da Associação Paulista de Administração Pessoal, que hoje é a ABRH (Administração Brasileira de Recursos Humanos de São Paulo).
Por que celebrar?
O RH tem um papel cada vez mais estratégico na rotina das empresas. O setor é indispensável para que o negócio consiga:
- atrair novos talentos;
- reter colaboradores;
- manter os times motivados e engajados;
- melhorar a produtividade;
- incentivar a promoção da saúde e do bem-estar.
Para isso, os profissionais de RH costumam encarar uma rotina intensa, cercada de treinamentos, reuniões, avaliações, ferramentas tecnológicas e ainda precisam ter empatia para ouvir e atender os colaboradores da melhor forma possível.
O dia do profissional de RH é uma oportunidade para reconhecer o esforço, o comprometimento e a importância desses talentos. Afinal, a atuação deles impacta, não apenas nos resultados da empresa, mas também na qualidade de vida dos funcionários.
Como celebrar a data?
A melhor forma de deixar um profissional de RH (ou de qualquer outro setor) feliz é oferecer uma boa remuneração e benefícios interessantes, respeitar suas necessidades e ideias, disponibilizar boas ferramentas e um ambiente de trabalho saudável.
Entretanto, isso não quer dizer que devemos deixar de aproveitar o dia 3 de junho para homenagear esses talentos tão importantes. Existem várias formas de fazer isso e nós separamos algumas delas para te inspirar:
- gravar um vídeo de agradecimento com a participação de todos os outros setores;
- distribuir brindes com uma mensagem de reconhecimento;
- organizar um almoço ou happy hour para a equipe.
Áreas de atuação e mercado de trabalho
Como as empresas estão mais conscientes da importância das tarefas exercidas pelo setor, é cada vez mais comum que as equipes de RH tenham um time completo de profissionais com funções específicas.
Na prática, isso significa mais oportunidades de trabalho e menos sobrecarga de funções — o que também contribui para a melhoria na qualidade das entregas. Confira alguns dos principais cargos de RH que existem atualmente:
Diretor
O diretor controla todas as atividades do setor de RH, sendo responsável por planejar e organizar orçamentos, políticas carreiras e salários, implantar programas de benefícios e treinamentos, entre outras funções.
Business Partner
O Business Partner, também conhecido como BP, é o profissional responsável por garantir o alinhamento estratégico entre a gestão de pessoas e as outras áreas da empresa.
Para isso, ele coleta informações dos colaboradores, propõe soluções para os processos internos e prevê problemas, media o relacionamento da alta gestão com as demais equipes, capacita equipes.
Analista
O analista de RH atua na contratação, demissão e treinamento de profissionais. Por isso, o seu dia a dia pode envolver a implantação de processos seletivos internos e externos, planejamento de programas de treinamento, análise de promoções e transferências de cargos, entre muitas outras atividades.
Recrutador
Também conhecido como headhunter, o recrutador é o profissional que atua para encontrar os melhores talentos do mercado para ocupar as vagas em aberto da empresa.
A missão é desafiadora: além de analisar se a pessoa possui a experiência e as habilidades técnicas necessárias, ele precisa observar se o candidato tem a inteligência emocional necessária para o cargo e fit cultural com a empresa.
O RH 4.0 e seu futuro
O RH está em uma nova era. Os avanços tecnológicos fizeram uma verdadeira revolução digital no setor. Tarefas automatizadas, inteligência artificial sendo aproveitada no processo de recrutamento e seleção, armazenamento na nuvem, são apenas algumas tendências tecnológicas presentes no RH 4.0.
O objetivo é utilizar os recursos tecnológicos para melhorar a gestão de pessoas e otimizar o trabalho dos profissionais de RH. A inovação ajuda a desburocratizar o setor e faz com que os talentos de RH tenham mais tempo para focar em questões estratégicas (que não podem ser resolvidas com o uso da tecnologia).
Além dos benefícios, é claro, o RH 4.0 trouxe desafios para o setor. O processo de modernização do RH é contínuo e precisa ser atualizado de acordo com as novidades e necessidades que surgirem. Para que isso aconteça da melhor forma possível, as empresas precisam:
- garantir que colaboradores e lideranças estão cientes da importância da inovação no setor;
- investir em ferramentas tecnológicas e oferecer treinamentos sobre essas tecnologias aos funcionários;
- manter um controle de quais rotinas podem ser otimizadas com o uso da tecnologia.
Profissionais para seguir e se inspirar
Nós sabemos que a rotina de um profissional de RH não é fácil. Para conseguir manter a motivação em dia, mesmo com a correria e os problemas do dia a dia, nada melhor do que se inspirar com profissionais de sucesso na área.
A lista é imensa, mas nós separamos três nomes para te ajudar a começar. 😉
Sofia Esteves
Sofia Esteves é, como ela mesmo diz em seu perfil no LinkedIn, “apaixonada pelo Brasil, por pessoas e boas causas”. A psicóloga é fundadora de um dos maiores grupos de Recursos Humanos do Brasil, que inclui a DMRH e a Cia. de Talentos.
Francisco Carlos
Francisco Carlos fundou um dos maiores portais de conteúdo RH do país, o Mundo RH. Jornalista de formação e especializado em Recursos Humanos, ele está sempre atento às principais tendências e desafios da área.
Neivia Justa
Neivia Justa é co-fundadora da C-Level Diversity — consultoria que ajuda empresas a terem um ambiente de trabalho mais diverso e inclusivo. Palestrante, empreendedora, e com vasta experiência em comunicação, ela utiliza a sua voz para incentivar a inovação e a diversidade no universo corporativo.
Conclusão
Não é exagero dizer que o RH está mais forte do que nunca. Depois de ajudar as empresas a passarem por diversas adaptações durante a pandemia, é cada vez mais inegável a relevância desses profissionais nas estratégias do negócio e no bem-estar dos funcionários.
Sendo assim, nada mais justo do que celebrar o dia do profissional de RH e lutar para que esse reconhecimento esteja presente em todos os dias do ano.
Ser um bom profissional de RH exige muito comprometimento e estudo, não é verdade? Para te ajudar a se manter atualizado, temos uma newsletter onde tratamos assuntos voltados para o RH! Clique na imagem abaixo e assine agora mesmo. É de graça!
