Dia do profissional de RH: conheça tudo sobre o cargo e como ser um profissional melhor!

Por

Carol de Assis

Por

Atualizado em

Publicado em

3/6/22

O dia dos profissionais de RH é celebrado no mundo todo e o Brasil não poderia ficar de fora da comemoração. Afinal de contas, o país tem uma grande quantidade de profissionais da área. Um estudo realizado pela ABRH-RS, no período de setembro de 2017 a fevereiro de 2018, contabilizou quase 200 mil profissionais de RH.

Atualmente, esse número deve ser ainda maior porque o setor está em constante crescimento e a pandemia trouxe diversos desafios (e oportunidades) para a gestão de pessoas. 

Neste conteúdo, você vai conferir:

A história da data

O dia 3 de junho não foi escolhido por acaso. Nessa mesma data, em 1976, foi criada a  WFPMA (World Federation of People Management Associations, ou, em português, Federação Mundial de Associações de Gestão de Pessoas).

A instituição existe até hoje e tem o objetivo de reunir associações nacionais de recursos humanos, representar os profissionais da área e garantir o reconhecimento da profissão no mundo.

O dia aqui no Brasil

No Brasil, o dia do profissional de RH também foi reconhecido em 1976 por meio do Genézio Lucone, fundador da Associação Paulista de Administração Pessoal, que hoje é a ABRH (Administração Brasileira de Recursos Humanos de São Paulo).

Por que celebrar?

O RH tem um papel cada vez mais estratégico na rotina das empresas. O setor é indispensável para que o negócio consiga:

  • atrair novos talentos;
  • reter colaboradores;
  • manter os times motivados e engajados;
  • melhorar a produtividade;
  • incentivar a promoção da saúde e do bem-estar.

Para isso, os profissionais de RH costumam encarar uma rotina intensa, cercada de treinamentos, reuniões, avaliações, ferramentas tecnológicas e ainda precisam ter empatia para ouvir e atender os colaboradores da melhor forma possível.

O dia do profissional de RH é uma oportunidade para reconhecer o esforço, o comprometimento e a importância desses talentos. Afinal, a atuação deles impacta, não apenas nos resultados da empresa, mas também na qualidade de vida dos funcionários.

Como celebrar a data?

A melhor forma de deixar um profissional de RH (ou de qualquer outro setor) feliz é oferecer uma boa remuneração e benefícios interessantes, respeitar suas necessidades e ideias, disponibilizar boas ferramentas e um ambiente de trabalho saudável.

Entretanto, isso não quer dizer que devemos deixar de aproveitar o dia 3 de junho para homenagear esses talentos tão importantes. Existem várias formas de fazer isso e nós separamos algumas delas para te inspirar:

  • gravar um vídeo de agradecimento com a participação de todos os outros setores;
  • distribuir brindes com uma mensagem de reconhecimento;
  • organizar um almoço ou happy hour para a equipe.

Áreas de atuação e mercado de trabalho

Como as empresas estão mais conscientes da importância das tarefas exercidas pelo setor, é cada vez mais comum que as equipes de RH tenham um time completo de profissionais com funções específicas.

Na prática, isso significa mais oportunidades de trabalho e menos sobrecarga de funções  — o que também contribui para a melhoria na qualidade das entregas. Confira alguns dos principais cargos de RH que existem atualmente: 

Diretor

O diretor controla todas as atividades do setor de RH, sendo responsável por planejar e organizar orçamentos, políticas carreiras e salários, implantar programas de benefícios e treinamentos, entre outras funções.

Business Partner

O Business Partner, também conhecido como BP, é o profissional responsável por garantir o alinhamento estratégico entre a gestão de pessoas e as outras áreas da empresa

Para isso, ele coleta informações dos colaboradores, propõe soluções para os processos internos e prevê problemas, media o relacionamento da alta gestão com as demais equipes, capacita equipes.

Analista

O analista de RH atua na contratação, demissão e treinamento de profissionais. Por isso, o seu dia a dia pode envolver a implantação de processos seletivos internos e externos, planejamento de programas de treinamento, análise de promoções e transferências de cargos, entre muitas outras atividades.

Recrutador

Também conhecido como headhunter, o recrutador é o profissional que atua para encontrar os melhores talentos do mercado para ocupar as vagas em aberto da empresa

A missão é desafiadora: além de analisar se a pessoa possui a experiência e as habilidades técnicas necessárias, ele precisa observar se o candidato tem a inteligência emocional necessária para o cargo e fit cultural com a empresa.

O RH 4.0 e seu futuro

O RH está em uma nova era. Os avanços tecnológicos fizeram uma verdadeira revolução digital no setor. Tarefas automatizadas, inteligência artificial sendo aproveitada no processo de recrutamento e seleção, armazenamento na nuvem, são apenas algumas tendências tecnológicas presentes no RH 4.0.

O objetivo é utilizar os recursos tecnológicos para melhorar a gestão de pessoas e otimizar o trabalho dos profissionais de RH. A inovação ajuda a desburocratizar o setor e faz com que os talentos de RH tenham mais tempo para focar em questões estratégicas (que não podem ser resolvidas com o uso da tecnologia).

Além dos benefícios, é claro, o RH 4.0 trouxe desafios para o setor. O processo de modernização do RH é contínuo e precisa ser atualizado de acordo com as novidades e necessidades que surgirem. Para que isso aconteça da melhor forma possível, as empresas precisam:

  • garantir que colaboradores e lideranças estão cientes da importância da inovação no setor;
  • investir em ferramentas tecnológicas e oferecer treinamentos sobre essas tecnologias aos funcionários;
  • manter um controle de quais rotinas podem ser otimizadas com o uso da tecnologia.

Profissionais para seguir e se inspirar

Nós sabemos que a rotina de um profissional de RH não é fácil. Para conseguir manter a motivação em dia, mesmo com a correria e os problemas do dia a dia, nada melhor do que se inspirar com profissionais de sucesso na área.

A lista é imensa, mas nós separamos três nomes para te ajudar a começar. 😉  

Sofia Esteves

Sofia Esteves é, como ela mesmo diz em seu perfil no LinkedIn,  “apaixonada pelo Brasil, por pessoas e boas causas”. A psicóloga é fundadora de um dos maiores grupos de Recursos Humanos do Brasil, que inclui a DMRH e a Cia. de Talentos.

Francisco Carlos

Francisco Carlos fundou um dos maiores portais de conteúdo RH do país, o Mundo RH. Jornalista de formação e especializado em Recursos Humanos, ele está sempre atento às principais tendências e desafios da área.

Neivia Justa

Neivia Justa é co-fundadora da C-Level Diversity — consultoria que ajuda empresas a terem um ambiente de trabalho mais diverso e inclusivo. Palestrante, empreendedora, e com vasta experiência em comunicação, ela utiliza a sua voz para incentivar a inovação e a diversidade no universo corporativo.

Conclusão

Não é exagero dizer que o RH está mais forte do que nunca. Depois de ajudar as empresas a passarem por diversas adaptações durante a pandemia, é cada vez mais inegável a relevância desses profissionais nas estratégias do negócio e no bem-estar dos funcionários.

Sendo assim, nada mais justo do que celebrar o dia do profissional de RH e lutar para que esse reconhecimento esteja presente em todos os dias do ano. 

Ser um bom profissional de RH exige muito comprometimento e estudo, não é verdade? Para te ajudar a se manter atualizado, preparamos o Kit Planejamento e Tendências 2022 para RHs e DPs. Aproveite!

Logotipo Pipo Saúde
Pipo Saúde

Conectamos a sua empresa com os melhores benefícios de saúde: Planos de saúde, odontológico e muito mais para o bem estar dos colaboradores da companhia.

Pronto para simplificar a gestão de saúde da sua empresa?

Comece agora uma nova relação com o plano de saúde da sua empresa.

Quero uma demonstração

Posts recomendados

No items found.