Profissionais do futuro: como preparar a minha empresa para recebê-los?

Por

Carolina Motta

Por

Atualizado em

Publicado em

18/7/22

Novidades tecnológicas e mudanças de comportamento se tornaram uma dupla inseparável no mundo contemporâneo. 

A pandemia influenciou na velocidade das mudanças, mas a verdade é que tanto a tecnologia quanto o comportamento do consumidor tem uma influência enorme no ambiente de trabalho.

Millennials já são a segunda faixa etária que mais faz compras no ambiente digital, além de serem de longe a maior parte da população economicamente ativa

Nesse texto vamos te mostrar quem é esse profissional e por que é importante contar com ele no seu time - além de desenvolver os talentos da sua equipe.

Quem são os profissionais do futuro?

O profissional do futuro é aquele que não domina apenas as técnicas necessárias para desempenhar com maestria a sua função, mas que também possui uma série de comportamentos (as chamadas soft skills) extremamente vantajosos para o sucesso da empresa.

No final deste texto vamos entrar em mais detalhes, mas desde já podemos dizer que elas:

  • Ajudam a criar melhores relacionamentos no ambiente de trabalho
  • Impulsionam o engajamento e a produtividade
  • Despertam o líder que existe em cada colaborador

Aliás, essa é uma das habilidades do profissional do futuro: desconstruir a relação verticalizada entre líderes e funcionários. Ao invés disso, ele cria um espaço de diálogo onde a inovação é que senta na cadeira do chefe e cada colaborador oferece a sua visão sobre como resolver um problema. 

Agora vamos conhecer a lista completa dessas habilidades?

Habilidades do futuro

Autoconhecimento

Conhecer a si mesmo é fundamental como uma prática de autocuidado, mas também é extremamente importante para que cada colaborador entenda onde ele está e onde quer chegar profissionalmente.

Inclusive, esse processo permite que cada um saiba quais qualidades possui para o trabalho que desempenha e quais ainda precisam ser aperfeiçoadas. 

Pensamento estratégico

Uma das aptidões mais importantes do profissional do futuro é a visão estratégica não só com relação à sua carreira, mas também aos processos e objetivos da empresa. 

Isso significa conhecer e conseguir fazer correlações entre as várias áreas da empresa na busca de solucionar problemas. Ou seja, adotar uma postura autogestionária, em que todos são responsáveis pela empresa. 

Porém, é claro que isso não significa deixar tudo nas costas do funcionário. Falaremos disso mais adiante. 

Flexibilidade

A flexibilidade tem tudo a ver com essa visão mais estratégica. Significa mudar a mentalidade de que cada um faz a sua função sozinho. 

O que nós já podemos ver hoje em dia é que a cultura de feedbacks vem crescendo com esses relacionamentos profissionais existindo em comunidade. 

Com isso, é muito importante que os colaboradores saibam receber feedbacks positivos e negativos. E é claro que os líderes também precisam cuidar de como passam esses feedbacks, do contrário isso só vai prejudicar o trabalho de todos.

Mas essa disponibilidade para mudar a maneira de trabalhar, aprender a utilizar novas ferramentas ou abraçar uma nova cultura organizacional é indispensável.

Boa comunicação

Conseguir se comunicar de maneira clara para solucionar ou prevenir problemas é outra habilidade altamente valorizada.

Com relação aos aspectos técnicos, é essencial continuar se aperfeiçoando para ter segurança na função e estar sempre atualizado.

Com relação às soft skills, a ideia é utilizar a inteligência emocional para saber ouvir, exercitar empatia e buscar uma mentalidade de resolução de conflitos. 

Ferramentas como a comunicação não-violenta, o eneagrama de personalidades ou até mesmo dinâmicas em grupo podem ser de grande auxílio. 

Aumentar o conhecimento em tecnologia

O profissional do passado não teve que lidar com inteligência artificial, realidade aumentada, automação, plataformas, programas, redes sociais e tantas outras novidades tecnológicas.

Mas o profissional do futuro precisa não só conhecer muitas dessas ferramentas, mas também saber usá-las. 

É uma habilidade não só importante, mas que define quem permanece e quem sai do mercado. Especialmente depois que o home office virou uma realidade para o mundo corporativo. 

Sustentabilidade

Por fim, entender que o impacto ambiental produzido pelas empresas possui consequências é uma soft skill muito desejável.

Essa é uma demanda crescente dos consumidores e clientes e demonstra uma mudança de comportamento de toda a sociedade. 

O aquecimento global é uma realidade, o desmatamento está cada vez mais gerando a diminuição da biodiversidade, além da poluição e aumento do lixo gerando doenças - ambos consequência do crescimento desordenado.

Com esse impacto visível, as novas gerações começaram a gerar ondas de influência irreversíveis. 

Benefícios de profissionais do tipo na empresa

Além de conhecer as várias habilidades que os profissionais do futuro devem ter, é muito importante que você saiba quais são os ganhos verdadeiros que eles representam para a sua empresa. 

Afinal de contas, é o time de RH que vai contratar esses profissionais e precisa conseguir identificar não só quais estão mais alinhados com a cultura da sua empresa nem quem tem o melhor currículo, mas quem tem as habilidades do futuro mais vantajosas para a estratégia do negócio.

Produtividade

As mudanças tecnológicas guiam boa parte dos processos e fluxos de trabalho realizados nas empresas de qualquer segmento. 

A cada dia mais softwares são criados com o objetivo de otimizar o trabalho individual e coletivo. Ou seja, aprender a usar novas ferramentas, como citamos no item acima, já é uma maneira de acelerar a produtividade.

Mas não é a única. A mudança do comportamento do consumidor exige que as empresas não olhem só para os produtos ou resultados, mas considerem a experiência dos usuários ou clientes finais, concilie os seus valores com os ideais que os consumidores agora defendem, entre outros. 

Isso significa muito mais trabalho a ser realizado em bem menos tempo. Saber lidar com a pressão por resultados mais ágeis, portanto, é uma grande vantagem nesse cenário. 

Inovação

A inovação tem se tornado indispensável para as empresas. 

Ela permite, por exemplo, que uma empresa aumente suas possibilidades no mercado adentrando em novos nichos, além de solucionar problemas de maneira mais eficaz e ainda melhore a experiência do cliente, aumentando as taxas de retenção - impactando positivamente a escalabilidade do negócio. 

Ao falar em inovação é comum que as pessoas já pensem em tecnologia, mas ela não se resume a isso. Na verdade, ela é o que está na base dos avanços tecnológicos, mas também está presente em muitos outros aspectos do negócio. 

E o potencial criativo de profissionais do futuro faz toda a diferença. 

Vantagem competitiva

Uma das consequências da inovação é justamente abrir uma vantagem competitiva em relação aos concorrentes.

Ela pode vir de diversas maneiras através dos profissionais do futuro, mas só a presença deles na empresa pode melhorar o branding e a imagem da empresa no mercado.

Além disso, eles podem criar novos produtos ou melhorar os que já existem, oferecer um atendimento melhor e aprimorar todos os aspectos do negócio. 

Como atrair e reter talentos

Se por um lado os colaboradores precisam se atualizar para se tornarem profissionais do futuro, por outro, sua empresa também deve fazer sua parte para se tornar uma empresa do futuro.

Isso envolve não só atrair talentos novos, mas também preocupar-se em desenvolver os talentos que já fazem parte do time de colaboradores e oferecer vantagens para que eles queiram trabalhar (ou continuar trabalhando) na empresa. 

Pense bem: não faz muito sentido sua empresa querer os melhores profissionais do mercado se ela não oferece a melhor experiência e os melhores benefícios, né?

Benefícios

Oferecer benefícios compatíveis com o nível de profissional que você quer contratar e reter sem dúvida é um dos maiores diferenciais para que isso aconteça na prática.

É sempre válido colher feedbacks dos seus colaboradores ou candidatos, por exemplo, para pensar no custo/benefício. Muitas vezes um VR altíssimo pode ser substituído por um modelo de trabalho híbrido. 

Aliás, esse é um dos primeiros benefícios a ser considerado: oferecer a possibilidade de colaboradores trabalharem em home office. 

Flexibilidade na rotina

Segundo dados de uma pesquisa realizada pela USP, 80% das pessoas preferem trabalhar em casa do que presencialmente. Inclusive, a impossibilidade de trabalhar em home office é um dos motivos pelo qual um enorme número de pessoas tem se demitido das empresas em que trabalham. 

E não faz sentido contratar profissionais inovadores se for para obrigá-los a continuar trabalhando da mesma forma. 

Também vale a pena considerar uma rotina com quatro dias de trabalho por semana, uma tendência que tem ganhado muitos adeptos. 

Saúde e bem-estar

Outro benefício que muitos profissionais têm buscado, especialmente depois da pandemia, são os cuidados relacionados à saúde

Oferecer um plano de saúde completo e com a possibilidade de adicionar dependentes é uma grande vantagem competitiva para atrair esses profissionais.

Mas além disso, também é importante desenvolver programas de bem-estar focados em prevenir doenças entre os colaboradores. Novamente, é interessante considerar feedbacks dos funcionários para traçar programas e ações realmente efetivos. 

Cultura organizacional

Por fim, o ambiente de trabalho precisa favorecer o desenvolvimento dos colaboradores. Líderes que ficam micro gerenciando o trabalho ou que são rígidos demais só afastam os profissionais do futuro. 

É preciso entender que para que eles possam de fato melhorar os resultados da empresa, a empresa precisa estar aberta para a mudança. E isso envolve mudar também a mentalidade dos líderes e dos colaboradores em geral. 

A inovação precisa estar em todos os setores para que ela de fato aconteça. E nada melhor do que os colaboradores poderem ter um plano de carreira claro e já estabelecido. 

Conclusão

Esse cenário é muito novo e mudanças não acontecem do dia para a noite, mas é muito importante que empresas, líderes e profissionais caminhem lado a lado para ver um futuro que represente um futuro empolgante e realmente positivo!

Mas é importante que esse processo comece na sua empresa, porque fora dela já é uma realidade. 

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