Recursos Humanos

O que é a atenção primária em saúde e como ela entrega valor?

20/7/2020

Por

Dr. Thiago Liguori

O que é a atenção primária em saúde e como ela entrega valor?

Você sabia que o sistema da saúde possui uma “porta de entrada” que é capaz de resolver até 80% das queixas e sintomas? Pois é, a atenção primária em saúde (APS) é desenhada para o atendimento do indivíduo de modo preventivo, integrado e contínuo. No Brasil, essa estrutura de atendimento focada no médico e enfermeiro de família, ganhou força no sistema público, através do Programa Saúde de Família, porém ainda está tomando forma no sistema privado, com resultados práticos nas principais operadoras do mercado.

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Tradução: Pirâmide da saúde
Atenção terciária – Para doenças ou condições de saúde relativamente raras, unidades de saúde especializadas. Exemplo: Cirurgia cardíaca.

Atenção secundária – Problemas de saúde que requerem cuidado mais especializado. Exemplo: avaliação de um oftalmologista, agravo de saúde que não foi possível resolver na atenção primária.

Atenção primária – Envolve problemas de saúde comuns que podem ser tratados em um nível básico de saúde.Exemplo: dor de garganta, torção de tornozelo.

A atenção primária é uma forma de organizar o atendimento de saúde de forma a atender à maior parte das necessidades de uma população de forma regionalizada, contínua e sistematizada. Isso é feito integrando ações preventivas e curativas, não focando apenas na doença, mas no indivíduo como um todo, seu bem-estar físico, mental e social.

A médica e professora Barbara Starfield, da Universidade de Johns Hopkins (EUA) coloca quatro atributos básicos que devem estar presentes nos serviços de atenção primária:

Atenção ao primeiro contato – Espera-se que seja o serviço de saúde mais acessível, em todos os sentidos, o primeiro recurso a ser buscado a cada novo problema ou novo episódio de um problema recorrente.
Continuidade do atendimento – A pessoa atendida deve manter o vínculo com o serviço para que possa ser atendida de forma cada vez mais eficiente, criando um relacionamento com o seu time de saúde, refletindo a cooperação mútua entre os indivíduos e os profissionais de saúde.
Integralidade do serviço – É importante garantir que, mesmo que o paciente seja encaminhado a outras unidades (atenção secundária e terciária), o serviço de atenção primária continua como corresponsável pelo seu atendimento.
Coordenação do cuidado – A ideia é centralizar os diferentes atendimentos, diagnósticos e terapias do indivíduo, de preferência, pelo mesmo time de profissionais, que terá uma visão mais contínua do acompanhamento.

De acordo com essa lógica, a APS deveria ser o primeiro ponto de contato do sistema de saúde, solucionando possíveis agravos e direcionando os casos mais graves. Ao invés de procurar por um especialista no portal da operadora após ter uma dor de cabeça, devemos procurar uma Unidade de Atenção Primária, que irá nos ajudar a resolver não só esse sintoma, mas também as causas possíveis, sendo realizado um encaminhamento para especialista apenas se realmente houver necessidade. E mesmo quando isso for necessário, o time de saúde da APS continua nos acompanhando e auxiliando em todas as decisões de diagnóstico e terapia, assim você não fica perdido no sistema, pingando de médico em médico. É como uma equipe que conhece todo o seu histórico e evita que cada ida a um serviço de saúde seja o começo de uma nova jornada, conectando os pontos, assistindo o indivíduo de forma global.

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