Organize a festa online empresarial da sua empresa com esse guia

Por

Aline Oliveira

Por

Atualizado em

Publicado em

16/3/22

Um dos setores mais impactados pela covid-19 foi o de eventos, e para as comemorações empresariais não foi diferente. Antes, realizar festa online era algo inimaginável para muitas pessoas, afinal, festas são sinônimos de interação, contato físico, bate-papo e diversão.

Porém, exceto a parte do contato físico, quem disse que não é possível aproveitar tudo isso de um jeito divertido para os participantes e, principalmente, otimizado para a organização? 

Ainda que a situação da pandemia esteja mais controlada, é importante conhecer boas alternativas para a realização de comemorações online, pois o trabalho remoto e flexível é uma realidade que veio para ficar, além de ser uma estratégia interessante para integrar times distribuídos em diversos locais. 

Neste artigo, você vai conferir dicas de tudo o que precisa para preparar sua festa virtual de um jeito moderno, integrado e acessível a todos. Boa leitura!

Por que é importante fazer festa online e quais os benefícios

A rotina de trabalho já é intensa física e emocionalmente para muitas pessoas e, ainda que os formatos de trabalho estejam cada vez mais autônomos e flexíveis, é necessário motivar o time com atividades que fujam um pouco da rotina. Esse é um dos papéis do RH, inclusive.

No contexto de covid-19, onde as relações são feitas cada vez com menos contato físico, e com os novos modelos de trabalho, não é indicado abrir mão das festas corporativas. Pelo contrário: elas são uma forma de aliviar o estresse diário. 

Por isso, é hora de mostrar às equipes que é possível estar perto, mesmo estando longe, e que é necessário adequar-se às novas realidades.

Nesse sentido, a festa online é uma alternativa para integrar os colaboradores sem abrir mão de todas as vantagens que o ambiente virtual oferece. E quais seriam elas?

Preservar a saúde dos colaboradores é o primeiro benefício de realizar festa corporativa online e esse fator não poderia passar despercebido aqui. Mas as vantagens vão muito além disso e listamos algumas a seguir. 

Redução de custos

Qual empresa não gosta de economizar? Quando o assunto é festa corporativa, o modo virtual é um dos melhores jeitos de fazer isso, pois economiza-se com aluguel de espaços, com despesas com decoração, com limpeza, manutenção, entre outros gastos.

Gamificação

O termo gamificação significa tornar as atividades corporativas mais dinâmicas, divertidas e até lúdicas. Durante a festa corporativa virtual, é possível promover ações que trabalhem esse conceito. Isso contribui para times mais engajados e integrados não só na ocasião, mas também no dia a dia organizacional.

Flexibilidade e ampliação da participação

Em uma festa online é mais difícil as pessoas não participarem por questão de deslocamento e distância, principalmente quando há colaboradores em diferentes localidades.

Isso é vantajoso tanto do ponto de vista de ter que sair ou voltar à noite, por exemplo, quanto de custos com transportes e direção e bebida. Por isso, além de a confraternização online ser a opção mais segura para essas situações, é a que possibilita mais flexibilização para participação de todos.

Organizando a festa virtual

A realização de festas online requer atenção, cuidado e planejamento como qualquer outro tipo de comemoração. Está iniciando nesse universo e tem dúvidas? Aproveite para seguir nosso checklist!

Escolhendo o tema

Um dos pontos positivos de realizar uma festa online é que ela permite, dependendo da ocasião, ser preparada de forma bastante simples. 

No entanto, é necessário ter em mente qual é o tema para que todo o planejamento possa ser feito: é para comemorar uma meta batida pela empresa, ou uma leva de promoções de colaboradores? Para celebrar as festividades de final de ano? Ou uma confraternização apenas para alegrar o time? 

Sendo assim, a definição do tema é o primeiro passo para que haja tempo de orçar os custos, enviar produtos, comidas ou bebidas até as casas dos colaboradores, entre outros pontos essenciais para ter uma comemoração proveitosa.

Escolhendo uma plataforma 

Ferramentas como Google Meet, Skype e Zoom, embora sejam muito eficientes para integração de equipes e trabalho remoto, podem não ser as melhores alternativas para realização de festas online, pois, dependendo do formato e tamanho da equipe, podem ser limitadas.

Por isso, selecionamos algumas opções que podem ser úteis para organizar confraternizações corporativas de sucesso. Acompanhe!

Spatial

O Spatial é uma excelente ferramenta para realização de eventos corporativos online, pois, além de ser baseado em realidade virtual, funciona de forma bastante orgânica e semelhante à interação física entre os participantes. 

Essa é uma plataforma inovadora, cujo pilar é o metaverso, assunto novo e que as empresas modernas precisam conhecer para entender como integrar suas equipes por meio dessa nova forma de interação online. 

Para você ter uma ideia das possibilidades de realização de eventos dentro do Spatial, tenha em mente que há um palco exclusivo para o anfitrião. Ao redor dele, de maneira dispersa como em um evento ao vivo, ficam os participantes.

Para realização de dinâmicas, por exemplo, as equipes podem ser divididas e cada uma ficará reunida em um espaço próprio. Sendo assim, somente as pessoas daquela equipe poderão se ouvir e interagir e, inclusive, conversar apenas assuntos dos seus interesses, sem interferências.

Gather Town

Outra plataforma com inspiração no metaverso é o Gather Town, que funciona de forma intuitiva e divertida. A ideia da ferramenta é como o nome diz: reunir uma “cidade”, composta por pessoas em espaços diferentes.

Com um design lúdico do universo gamer, o Gather Town permite que as equipes se integrem de forma simultânea em salas de reunião grandes ou pequenas, com mais ou menos pessoas, limitando a 25 participantes. 

Criando convites — que podem ser personalizados ou não

Como em toda festa, a comemoração online também precisa de convite, mesmo que seja um geral para toda a empresa. No entanto, é indicado personalizar cada um para que fique mais intimista e cada colaborador sinta-se pertencente à empresa e tenha ainda mais vontade de estar no evento.

Criando uma playlist

Festa sem música não é festa, certo? Para oferecer um clima mais agradável e descontraído, reúna músicas de estilos variados para aumentar as chances de agradar a todos. Nesse ponto é importante ressaltar que quanto mais a gestão de pessoas conhece o seu time, mais chances tem de acertar até nesses detalhes. E isso faz diferença.

Comida, bebidas e decorações

Se é festa corporativa, nada mais justo e adequado que a empresa arque com os custos com bebidas, comidas e até decoração para cada integrante do time. Algumas sugestões são enviar um kit já montado para as residências ou disponibilizar vouchers com valores determinados para que cada um escolha itens de sua preferência.

Opções de interações

Uma festa precisa ter interatividade e atividades para animar os participantes e no formato virtual isso é ainda mais necessário. Uma dica é investir na contratação de shows, apresentações, stand ups, ou realizar jogos e sorteios entre os colaboradores. 

Neste artigo, você pode conferir as vantagens de promover festas online — e elas são muitas —, assim como as melhores formas e plataformas mais modernas para realizar um evento de sucesso. Salve este guia para utilizar na sua próxima comemoração!

Existem muitas formas de fazer uma festa online empresarial sem abrir mão da interação e diversão, mas, se o seu desafio também é preparar o seu time para a volta ao escritório, também temos um material completo sobre isso. Aproveite para baixar!

Logotipo Pipo Saúde
Pipo Saúde

Conectamos a sua empresa com os melhores benefícios de saúde: Planos de saúde, odontológico e muito mais para o bem estar dos colaboradores da companhia.

Pronto para simplificar a gestão de saúde da sua empresa?

Comece agora uma nova relação com o plano de saúde da sua empresa.

Quero uma demonstração

Posts recomendados