Conheça a campanha de Janeiro Branco e como implementar na sua empresa!

Por

Aline Oliveira

Por

Publicado em

7/1/22

A frase que se destaca na página oficial do Janeiro Branco é: “O mundo pede saúde mental” e não haveria sentença melhor e que resumisse tão bem o cenário que enfrentamos hoje. De fato, o mundo pede saúde mental e, principalmente, precisa dar a devida atenção a ela. 

Se, de maneira geral, as pessoas já estavam cada vez mais ansiosas devido ao estilo de vida mais agitado ano após ano, com a vinda da pandemia a situação piorou a nível mundial. 

Muito disso se deve às incertezas sobre o futuro, a saúde, o emprego, a falta de socialização, entre outros. Sem contar que tudo era muito novo até então, para todo mundo. Mas não pense que o problema foi resolvido a partir de um melhor controle da doença, pois não foi.

Agora, a sociedade convive com as sequelas desse período, tão perturbador mentalmente, junto da falta de informação, do medo e da vergonha de pedir ajuda. Todos esses desdobramentos fazem do Janeiro Branco um movimento mais importante do que nunca para a saúde mental das pessoas. 

Mas, afinal, o que é Janeiro Branco e como as empresas podem ajudar os seus times? Continue a leitura para entender melhor!

O que é Janeiro Branco?

Você já conhece campanhas como Outubro Rosa, Novembro Azul e Setembro Amarelo, certo? Janeiro Branco é uma campanha parecida, porém tem por objetivo chamar atenção para as questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional das pessoas e das instituições humanas.

Idealizado pelo psicólogo Leonardo Abrahão em 2014, a campanha recebeu esse nome porque, tradicionalmente, janeiro é o mês de recomeços. É o período em que as pessoas reavaliam suas vidas, suas emoções e sua existência e, com isso, passam a planejar novos passos em uma tela em “branco”, nova para ser preenchida.

E por que não preencher com coisas boas, que podem ser enraizadas na mente do indivíduo? Por isso, o objetivo é aproveitar as reflexões sobre essa nova jornada que se inicia e inspirar as pessoas a escreverem uma nova etapa de suas histórias. 

Quais são as atividades do Janeiro Branco?

O movimento defende a ideia de que todos têm direito à saúde mental, por isso, celebra iniciativas das mais variadas para alcançar o máximo de pessoas, tais como:

  • palestras;
  • oficinas;
  • cursos,
  • workshops;
  • rodas de conversas voltadas a combater tabus;
  • ações nas redes sociais;
  • atividades focadas em psicoeducação;
  • intervenções.

Por que é importante falar sobre o assunto na sociedade?

De maneira geral, quando falamos de atenção à saúde, as primeiras coisas que vêm à mente das pessoas são as questões relativas ao corpo, à alimentação, a importância da atividade física, entre outros. Ou seja: quando não esquecida, a saúde mental fica em segundo ou terceiro plano.

Isso é um erro, pois já sabemos que quando um indivíduo não está bem mentalmente, os impactos disso são percebidos em todas as áreas da vida, em especial no trabalho e com a família. Por isso, esse assunto precisa vir à tona mais vezes na sociedade.

E como está o panorama da saúde mental em nosso país? Você já deve ter ouvido falar que o Brasil é o país mais ansioso do mundo, além de ser o quinto mais depressivo e dados mostram que esse cenário piorou em 53% com a vinda da covid-19.

No entanto, a boa notícia é que, atualmente, também somos o país que mais se preocupa com o assunto. Isso porque, de acordo com especialistas, essa é uma questão que já está bem presente na vida dos brasileiros.

Com isso, a conscientização sobre o assunto vem aumentando e ganhando esforços e investimentos. E, em meio a esses esforços, estão a procura por profissionais da área da saúde mental, as conversas abertas sobre o tema e várias ações para que o assunto não seja visto como um tabu ou algo vergonhoso.

Qual o papel das empresas na promoção do janeiro branco?

É justamente com o papel de tornar a abordagem sobre saúde mental algo natural entre as pessoas que surge a campanha Janeiro Branco nas empresas. Afinal, quem cuida da mente, também cuida da vida. E para as organizações, nada mais importante do que a vida das pessoas, certo?

Explorar ações voltadas ao Janeiro Branco abre portas para que a empresa auxilie no combate à ansiedade, depressão e ao burnout, por exemplo, fatores diretamente relacionados à qualidade de vida no trabalho.

Com isso, há benefícios não só para o colaborador, que tende a se tornar uma pessoa muito mais feliz na sociedade e no ambiente corporativo, como há ganhos para a empresa, pois:

  • melhora o clima organizacional;
  • os times tendem a trabalhar mais unidos e confiantes;
  • reduz o turnover e absenteísmo causados por depressão e outros transtornos mentais;
  • aumenta o engajamento e o sentimento de pertencimento nos times, pois se sentem mais seguros em trabalhar e se abrir no ambiente de trabalho;
  • a organização ganha um time muito mais disposto e isso auxilia na produtividade interna. 

Como promover a saúde mental na empresa? 3 ações

Não é preciso muito esforço para dar os primeiros passos rumo à promoção da saúde mental na empresa. Como você percebeu anteriormente, é possível realizar desde bate-papos informais até workshops. 

O mais importante é avaliar a realidade da organização e, acima de tudo, conhecer bem o seu time para propor atividades que façam mais sentido para ele. Porém, selecionamos algumas medidas que podem ajudar nesse início. Acompanhe!

1. Treine suas lideranças

Um dos aspectos mais importantes para a promoção da saúde mental nas empresas é capacitar os gestores para lidarem com o assunto com leveza, naturalidade e adotarem uma escuta ativa para receberem seus liderados.

Quando o gestor direto não compreende a importância de acolher um colaborador que passa por situações delicadas, é improvável que o funcionário se sinta realmente acolhido e saiba como e a quem procurar ajuda.

Isso, além de certamente não ser a imagem que a empresa deseja transmitir ao time, prejudica as ações de employer branding e, principalmente, ajuda a agravar a situação de quem mais precisa de auxílio no momento.

2. Planeja atividades recorrentes

É importante ter em mente que Janeiro Branco é o mês mais importante para a promoção de atividades voltadas à saúde mental, porém, o assunto não pode passar despercebido durante o restante do ano.

Pelo contrário: as ações que têm início na campanha Janeiro Branco devem ser contínuas, recorrentes e abranger todos os setores da organização. Por isso, planeje eventos complementares periodicamente: 

  • realize bate-papos informais sobre o tema;
  • crie um comitê específico e que também seja composto por colaboradores;
  • invista em ginásticas laborais de tempos em tempos, pois elas ajudam a relaxar e trabalhar melhor;
  • estimule a equipe ao acolhimento e respeito pelo próximo e insira isso na cultura da empresa;
  • incentive hábitos saudáveis no dia a dia, como a importância da leitura, do lazer, da alimentação adequada, entre outros.

3. Crie um canal de escuta

Como você percebeu, o acolhimento é um dos fatores que mais deixam as pessoas à vontade para contarem suas vivências e anseios, e a empresa, como parte importante da vida do colaborador, deve oferecer recursos para isso.

Uma boa medida é criar um canal de escuta, no qual as pessoas sintam-se seguras para desabafar sem julgamentos e opressões. O ideal é que esse canal disponibilize um psicólogo para auxiliar corretamente os colaboradores. 

Além disso, é indispensável que as conversas sejam feitas de forma sigilosa e que o funcionário saiba que sua realidade não será compartilhada na empresa. 

Por fim, saiba que o Janeiro Branco é apenas um ponto de partida para a companhia investir em boas ações voltadas para a saúde mental. No entanto, essa é uma construção contínua e que precisa de esforços e atenção de toda a empresa para ser realizada com êxito.

Pensando nisso, preparamos um e-book completo sobre este assunto e que pode ajudar a implementar as estratégias certas na sua empresa. Não deixe de conferir!


Logotipo Pipo Saúde
Pipo Saúde

Conectamos a sua empresa com os melhores benefícios de saúde: Planos de saúde, odontológico e muito mais para o bem estar dos colaboradores da companhia.

Pronto para simplificar a gestão de saúde da sua empresa?

Comece agora uma nova relação com o plano de saúde da sua empresa.

Quero uma demonstração

Posts recomendados