Primeiros cuidados ao se descobrir grávida

17/3/2021

Por

Theia

Primeiros cuidados ao se descobrir grávida

Deu positivo. O sinal de partida da embarcação chamada maternidade soa e, numa mistura de sensações e sentimentos, você sobe a bordo. Sem saber ao certo o que essa viagem prepara para você.

Nós sabemos o quanto pode ser difícil e angustiante os primeiros meses de gravidez, por mais que ela seja aguardada. Por isso, nós preparamos um conteúdo sobre os primeiros cuidados da gestação. Vamos lá?

Cuidados nos primeiros meses de gestação

O primeiro trimestre é exatamente essa ambivalência, essa miscelânea de emoções. Uma montanha-russa para algumas. E tudo bem. Não tem um jeito certo ou errado de encarar essa jornada. Validar aquilo que você está sentindo - seja alegria, surpresa, medo, tristeza, revolta - é o primeiro passo para conseguir navegar. 

No primeiro trimestre é normal: sentir cólicas leves e comuns, enjoos, muito sono e cansaço, dor nas costas, aumento da secreção vaginal (sem cheiro ou coceira), dor de cabeça.

Não é comum gestantes terem os seguintes sintomas: sangramento, febre, dor intensa no baixo ventre, dificuldade de respirar, secreção com odor ou coceira, cólicas muito intensas. Se isso acontecer, fale com a sua médica. 

O segundo, é saber que você não está sozinha. Se olhar ao redor, outros barquinhos estão ao seu lado. Uns em trechos mais calmos e outros, na arrebentação.

Depois, é importante buscar informação de qualidade, filtrando a avalanche de casos que costumam chegar até as mulheres grávidas. Aqui vai uma dica de ouro: na dúvida, confie nas evidências científicas e profissionais atualizadas.

A gente sabe que nessas primeiras 12 semanas o coração pode ficar apertado de medo, ansiedade, apreensão. Tome fôlego.

Dicas para a saúde mental na gestação

Enquanto o bebê vem ensinar que não podemos controlar muita coisa - o tempo muito menos - preparamos uma série de dicas pra você se cuidar (e se distrair da tensão):

  1. Busque ter uma dieta balanceada;
  2. Evite alimentos e bebidas como: ovo com gema mole, carnes cruas ou mal passadas, queijos não pasteurizados, canela, hibisco, cafeína em excesso, bebidas alcoólicas;
  3. Se você é fumante, pare, pelo seu bebê;
  4. Se mantenha ativa (valide com a sua obstetra quais atividades pode fazer);
  5. Use protetor solar;
  6. Cuide da saúde bucal;
  7. Evite pintar o cabelo, depilação a laser ou com creme e cosméticos com ácido glicólico, ácido salicílico, hidroquinona, vitamina A, retinol, tretinoína, adapaleno e isotretinoína;
  8. Faça um checkup da sua saúde, passando com uma obstetra (que provavelmente vai te pedir uma bateria de exames, de sangue a imagem).

Ficar assustada, com diversos medos, insegura e até muito brava, triste ou desanimada pode fazer parte do processo da mulher. Se essas sensações e sentimentos persistirem ou incomodarem muito, procure ajuda e apoio de uma especialista (psicóloga).

Conclusão

Quem cuida merece ser cuidado. E lembre: esta é a primeira parte desse percurso. Muita coisa ainda vai acontecer. Respirar, se permitir sentir e cuidar da saúde física e emocional vão te fortalecer para aninhar quem vem chegando a esse mundão.


Quer ler todas as dicas dos especialistas em saúde da Theia para você embarcar tranquila no começo da gestação? Baixe hoje mesmo o guia para o primeiro trimestre.

Logotipo Pipo Saúde
Pipo Saúde

Conectamos a sua empresa com os melhores benefícios de saúde: Planos de saúde, odontológico e muito mais para o bem estar dos colaboradores da companhia.

Inscreva-se na Newsletter da Pipo!

Imagem de um brilho.

Pronto para simplificar a  gestão de saúde da sua empresa?

Comece agora uma nova relação com o plano de saúde da sua empresa.

Quero uma cotaçãoImagem de uma estrelinha.

Posts recomendados