Remuneração de corretoras de saúde: como funciona e quais as opções?

17/6/2021

Por

Marlon Carvalho

Remuneração de corretoras de saúde: como funciona e quais as opções?

É muito comum surgirem dúvidas a respeito da remuneração das corretoras de saúde. Afinal, como elas ganham dinheiro?

Existe um custo adicional para as empresas que contratam? Como é feito o repasse? Existem diferentes opções de pagamento? Quanto elas recebem?

Essas são apenas algumas das perguntas que recebemos na Pipo. Pensando nisso, nosso time preparou este conteúdo para esclarecer todas as dúvidas a respeito da remuneração das corretoras. Acompanhe!

Neste artigo, você encontra:

O que é uma corretora de planos de saúde?

As corretoras de saúde conectam as empresas aos benefícios de saúde, sejam eles planos de saúde, planos odontológicos, seguros de vida e outros.

Apesar de serem conhecidas pelo processo de cotação e contratação de um benefício de saúde, o principal trabalho das corretoras acontece na gestão dos mesmos. Afinal, elas têm expertise suficiente para dar o suporte necessário à sua empresa.

Por isso, a sua corretora deveria facilitar o dia a dia do RH, otimizando o tempo gasto na gestão do plano, acompanhar as métricas do plano de saúde, como a sinistralidade, para evitar surpresas desagradáveis, propor ações de saúde focadas nas necessidades da sua equipe e atender todas as dúvidas relacionadas aos benefícios de saúde contratados.

Para facilitar o entendimento, podemos dizer que as principais obrigações de uma corretora acontecem na gestão do benefício, na gestão de saúde e no contato próximo, oferecendo suporte ao beneficiário.

Caso a sua empresa já conte com o serviço de  uma corretora de saúde, é importante ficar de olho para ver se ela não está deixando a desejar. Infelizmente é muito comum que corretoras façam apenas o básico depois de contratadas.

Jornada do plano de saúde - Pipo

Quanto custa contratar uma corretora?

A contratação de uma corretora de saúde geralmente não tem nenhum custo adicional para a sua empresa.

Apesar de ser um dos fornecedores mais importantes do RH, historicamente o pagamento das corretoras vem das operadoras de saúde e o valor já está estipulado nos preços dos benefícios apresentados no processo de cotação. Ou seja, o valor já está embutido nas mensalidades pagas.

Para isso, as corretoras recebem um valor conhecido por corretagem. É um valor pago àquela empresa que fez a ponte entre o contratante e o contratado.

Vamos explicar melhor como funciona o pagamento das corretoras e os tipos de remuneração no tópico abaixo. Continue a leitura!

Quem paga a corretora de saúde e tipos de remuneração? 

É comum não entender perfeitamente a remuneração das corretoras de saúde, como elas ganham dinheiro e o quanto elas recebem.

O primeiro ponto: não é porque a sua corretora não cobra diretamente de você, que ela não ganha dinheiro. 

As corretoras ajudam as empresas a gerir o dia a dia do plano de saúde, ou deveriam. Por esse trabalho, elas recebem dois tipos de remuneração: o agenciamento - uma comissão pela venda de um novo plano de saúde - e o vitalício, um percentual sobre a sua fatura. 

No final do dia, ao pagar a sua fatura você está pagando também a corretora, então é fundamental que o serviço prestado seja o melhor possível.

Como a Pipo Saúde é remunerada

A Pipo é remunerada da mesma forma que as outras corretoras: um percentual em cima da sua fatura - aquele boleto mensal que chega para você. 

Aqui não falamos exatamente o percentual, pois depende de cada operadora e cada contrato, mas, normalmente, o valor gira entre 2% a 5% ao mês. 

O valor mensal depende do quanto a corretora escolhe ganhar de agenciamento - a tal parcela paga na hora da venda. A regra é a seguinte: quanto maior o agenciamento, menor o vitalício.

Aqui na Pipo temos uma política de sempre optar pelo menor agenciamento e maior vitalício, acreditamos que o correto é estar o mais alinhado possível ao cliente no longo-prazo.

Os nossos valores são: cliente no centro, transparência e confiança.

Portanto, se você quiser saber quanto a Pipo ganha todo mês, nosso time de felicidade do cliente vai sempre responder essa pergunta sem hesitar.

Sabemos que a remuneração da Pipo não é baixa, então é nosso dever prestar o melhor serviço possível à sua empresa. Afinal, não é sobre ser barato, é sobre ser incrível e, para isso, damos duro todos os dias.

Conclusão

Esperamos que esse conteúdo tenha esclarecido as suas dúvidas sobre o processo de remuneração das corretoras de saúde.

Além disso, você sabia que pode trocar de corretora a qualquer hora e não só no aniversário do seu contrato? Mas como essa é uma conversa longa, se quiser saber mais, sugerimos a leitura do nosso artigo sobre portabilidade.

Agora que você já sabe que contratar uma corretora não tem nenhum custo adicional para a sua empresa, que tal conhecer melhor o trabalho da Pipo Saúde? 

A Pipo é uma corretora que se preocupa com toda a experiência da sua empresa na jornada com benefícios de saúde. Desde a cotação, gestão de benefícios e o cuidado próximo com a sua equipe.

O seu RH fica amparado e tem acesso exclusivo à Plataforma Pipo, nossa solução de gestão de benefícios de saúde, com movimentação, acompanhamento, faturas e muito mais.

Além disso, os seus colaboradores podem contar com o nosso Time de Saúde para cuidar da saúde e tirar todas e quaisquer dúvidas a respeito dos benefícios contratados.

Converse com um de nossos consultores agora mesmo!

Estudo de caso: Pipo Saúde + Escola Vereda


Logotipo Pipo Saúde
Pipo Saúde

Conectamos a sua empresa com os melhores benefícios de saúde: Planos de saúde, odontológico e muito mais para o bem estar dos colaboradores da companhia.

Inscreva-se na Newsletter da Pipo!

Imagem de um brilho.

Pronto para simplificar a  gestão de saúde da sua empresa?

Comece agora uma nova relação com o plano de saúde da sua empresa.

Quero uma cotaçãoImagem de uma estrelinha.

Posts recomendados