Características e tendências do RH 5.0 que sua empresa precisa para se adaptar a nova era

Por

Aline Almeida

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Publicado em

1/2/23

Se todos os setores do mercado evoluem com o passar do tempo, do avanço das tecnologias e das mudanças culturais, é necessária a evolução também de quem gerencia as pessoas que vão fazer parte desse novo cenário. Por isso a necessidade da transformação do departamento de Recursos Humanos, o chamado RH 5.0.

Além das modificações normais que ocorrem todos os anos, a pandemia da Covid-19 trouxe algumas mudanças drásticas e rápidas para a vida das pessoas, assim como para o mercado de trabalho. Adaptar-se a essa nova realidade tem sido fundamental para que as empresas consigam manter o seu recurso mais valioso, as pessoas.

Se antes eram consideradas apenas aquelas que faziam a "máquina" funcionar, hoje a preocupação com a saúde, bem-estar e desejos dos colaboradores faz parte do trabalho do RH. Inclusive, este departamento teve que assumir um papel de gestor durante o isolamento social, participando de decisões estratégicas junto às lideranças.

Mas, afinal o que é o RH 5.0 e como ele atua para mudar a gestão de pessoas? O que podemos esperar do futuro desse departamento? Confira agora.

Neste texto você verá:

O que é o RH 5.0

A premissa do Rh 5.0 é a valorização do bem-estar das pessoas que trabalham nas empresas. Assim, o foco de quem investe na evolução do departamento de gestão de pessoas é a valorização do trabalho em equipe e a eliminação de atitudes, como punição e autoritarismo, por exemplo.

O RH 5.0 preza pelo recrutamento inteligente, aliado à tecnologia e digitalização de atividades, com análise de dados. Assim, implementar processos para otimizar o dia a dia do setor para, principalmente, ter disponibilidade para desenvolver estratégias de gestão.

Essas estratégias têm tudo a ver com o banco de talentos da empresa, no recrutamento, no desenvolvimento de cada um, nos âmbitos profissional e pessoal, e na melhoria do ambiente de trabalho.

Origem do RH 5.0

O departamento de RH teve uma evolução significativa ao longo da história. Todas essas mudanças ocorreram para que o setor pudesse se adaptar às mudanças nas empresas.

Confira cada uma das fases:

RH 1.0

Tendo papel interpretado pela contabilidade antes disso, a primeira fase do departamento de Recursos Humanos remete ao início do século XX e tem tudo a ver com a Segunda Revolução Industrial. As principais funções do RH nessa época eram relacionadas à administração, como contratar e demitir, além de realizar algumas atividades burocráticas.

O departamento nada mais era que um suporte para a empresa e não tinha nenhuma conexão com ela.

RH 2.0

Nessa fase, o RH passa a ser parceiro nos negócios da empresa, participando da gestão e avaliando o desempenho dos funcionários, bem como administrando benefícios e promoções. Aqui, ele passa a levar em consideração os aspectos técnicos legais na tomada de decisão na gestão das pessoas.

Outras tarefas foram incorporadas aos profissionais da área como treinamento e desenvolvimento de lideranças.

RH 3.0

Essa etapa do RH é marcada pela estratégia e digitalização, facilitando as rotinas do departamento tanto no recrutamento, quanto na gestão das pessoas. Quem trabalha no setor passa a ser um consultor de talentos e tem como objetivo manter os colaboradores produtivos e motivados.

O foco do departamento passa a ser ajudar a alavancar resultados, discutindo o futuro do negócio.

RH 4.0

Essa etapa foi a responsável pela introdução da transformação digital e a força da tecnologia, o que trouxe estratégia e automação para o departamento. Aqui, o colaborador passa a ser mais valorizado pela sua capacidade de aprendizado e competências comportamentais do que por suas qualificações técnicas especificamente.

Os profissionais da área passam a observar as tendências do mercado e da sociedade, antecipando-se às mudanças de maneira estratégica, propondo soluções e ações.

RH 5.0

Enquanto que o foco da fase anterior era apenas a tecnologia, o modelo atual divide espaço com a Big Data, Machine Learning, Inteligência Artificial e Internet das Coisas, mas sempre focando em soluções que tragam bem-estar aos colaboradores.

Essa fase começou antes de 2020, mas teve sua aceleração com a pandemia, através de uma série de exigências que pudessem garantir a proteção, tanto do trabalho, quanto da saúde, mental e física, dos colaboradores.

Dessa forma, é possível extrair o melhor das pessoas, repensando o papel e as competências de cada um, utilizando a união da tecnologia com a humanização alinhada ao perfil da nova geração de profissionais.

Características do RH 5.0

O RH 5.0 tem como características principais a preocupação em oferecer o que há de recursos e tecnologias para colaborar com o bem-estar dos colaboradores e otimizar os processos. Isso se mostra através de:

  • Compra de equipamentos modernos, softwares de recrutamento, seleção e gestão, negociação sobre salários e horários, um ambiente de trabalho ergonomicamente adequado, dentre outros. O fundamental é que o profissional possa se sentir valorizado e motivado dentro da empresa;
  • Valorização da experiência do colaborador, a chamada employer experience que é tão importante quanto a dos clientes, em toda a sua jornada, ou seja, do momento em que são recrutados até o desligamento. Além disso, constantemente são feitas avaliações sobre o clima organizacional em relação à estrutura, as equipes, as oportunidades de crescimento, dentre outras;
  • Características mais humanizadas para o departamento, com o entendimento de que o colaborador é uma pessoa com sentimentos, medos e desejos;
  • Flexibilidade, tão necessária durante a pandemia, já foi incorporada pelas empresas que conseguem entender e atender às demandas dos seus colaboradores. Afinal, a liberdade de horários traz qualidade de vida, já que os funcionários não precisam se ausentar na hora de resolver questões pessoais, por exemplo;
  • Priorização do trabalho híbrido ou até a continuidade do trabalho em home office para que os horários sejam adaptado às necessidades de cada um;
  • Desenvolvimento profissional individualizado com o objetivo de reter talentos. Pode ser caracterizado por treinamentos gamificados, que aumentam o envolvimento e a motivação do pessoal;
  • Maior engajamento dos funcionários, onde cada um se sente pertencente à organização sendo valorizado e sem ser sobrecarregado;
  • Geração de oportunidades para que as pessoas possam se desenvolver dentro da empresa, o que pode ser feito através de um plano de carreira.

Como ele atua para mudar a gestão de pessoas?

A principal maneira que o RH 5.0 atua para mudar a gestão de pessoas é através da valorização das pessoas com o intuito de retê-las.

Se antes os funcionários eram apenas pagos para realizar suas tarefas diárias, hoje eles são vistos como pessoas que precisam ser acolhidas em um ambiente de trabalho saudável, onde possam se expressar, receber feedbacks e sentirem que fazem parte daquele local.

Vantagens do RH 5.0

Considerando que a premissa do RH 5.0 é focar no bem-estar do pessoal, podemos determinar que as suas vantagens tem tudo a ver com as consequências desse foco, tais como:

  • Aumento de produtividade: é fato, quanto maior a satisfação dos colaboradores no ambiente de trabalho, maior será a sua produtividade;
  • Melhora na comunicação: o RH 5.0 estimula uma comunicação honesta onde o colaborador tem liberdade para expor suas opiniões sem julgamentos;
  • Entendimento do próprio papel pelo colaborador: sendo pertencente à empresa, o funcionário percebe que suas necessidades são compreendidas e atendidas, fazendo com que se crie uma cultura de desenvolvimento profissional;
  • Promoção da marca entre clientes: a boa reputação também é uma consequência direta dessa preocupação com os colaboradores, seja pela melhora da relação com os clientes ou pela promoção das marcas pelos próprios funcionários;
  • Retenção de talentos: cada vez mais os bons profissionais valorizam outros fatores além da remuneração na hora de procurar empresas para trabalhar e o clima organizacional depende totalmente da gestão de pessoas.

Você está preparado para o RH 5.0? E as empresas brasileiras?

Já são diversas as empresas que já estão atuando nessa fase do RH, principalmente aquelas que já vinham se adaptando em relação às tecnologias que apareceram na fase anterior.

No entanto, é preciso estar em constante aprendizado, além de ter recursos para poder se adaptar. Para ajudar nessas tarefas, surgiram algumas startups dedicadas a essas transformações. Assim, espera-se que no futuro cada vez mais empresas estejam nesse novo nível de gestão de pessoas, fazendo com que a evolução para a próxima fase ocorra rapidamente.

No Brasil é preciso ter eficiência operacional e foco na gestão humanizada. Por conta disso, é fundamental que o RH entenda totalmente do negócio em todas as suas áreas e pessoas. Desde os colaboradores e clientes, até os fornecedores.

Existem algumas práticas que podem ajudar as empresas a caminharem em direção ao RH 5.0, tais como:

  • Utilizar a psicologia positiva, estimulando a capacidade de desfrutar dos momentos com otimismo;
  • Contribuir para que os colaboradores saibam agir e reagir em situações adversas;
  • Ouvir a equipe e as necessidades individuais de cada um;
  • Entender o que cada colaborador precisa, quais são suas motivações;
  • Uso de tecnologias facilitadoras para transformar o RH em um setor estratégico.

Tendências e o que esperar das próximas eras

Certamente uma das mudanças que chegou pra ficar é a automação dos processos. Afinal, se antes o RH demorava horas para realizar tarefas burocráticas, podendo apenas focar nesse trabalho, hoje os softwares de gestão otimizam o tempo que pode ser usado para melhorar a gestão como um todo.

Quanto maior a evolução da tecnologia, maior será a melhoria dessa gestão. Assim, os profissionais do RH poderão observar cada vez mais de perto os indivíduos na sua identidade e, assim, oferecer recursos adequados, como treinamentos e capacitações personalizadas.

Dessa forma, podemos esperar que no futuro, as competências, que hoje já são valorizadas, sejam cada vez mais levadas em consideração nos profissionais e que estes possam realizar seus trabalhos de forma saudável, oferecendo e recebendo sempre o melhor.

O investimento no capital humano será cada vez mais necessário e, sem ele, será impossível uma organização se sustentar. As pessoas devem cada vez mais ocupar papel de destaque, sendo o centro da gestão.

Algumas das tendências que podemos esperar para as próximas eras do RH:

  • Inteligência Artificial: utilização de softwares e ferramentas que ajudam na tomada de decisão;
  • People Analytics: ferramenta de gestão que cruza indicadores para avaliar tarefas e pessoas;
  • Employer Branding: atitudes de cuidado com os colaboradores, como as já citadas: ergonomia, flexibilização de horários e atenção à qualidade de vida;
  • Gestão baseada em perfis comportamentais: cada vez mais as empresas precisarão conhecer a fundo seu pessoal para tratar a todos de maneira personalizada;
  • Flexibilidade: oferecer aos funcionários a possibilidade de alguns horários fora da empresa, trabalho híbrido ou em home office.

Se você quer fazer parte dessa nova era do RH, é fundamental estar sempre bem informado. Aqui na Pipo você encontra todas as tendências sobre o assunto. Assine nossa newsletter e não perca nenhuma dica!

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