RH x financeiro: entenda as vantagens de integrar os setores

Por

Camila Lacerda

Por

Camila Lacerda

Publicado em

19/6/23

Amigos ou rivais? Como setores fundamentais para o sucesso do negócio, RH e financeiro precisam atuar alinhados para administrar os recursos (inclusive o capital humano) da melhor forma possível

Entretanto, na prática, essa integração nem sempre funciona adequadamente. É comum que o financeiro foque apenas no corte de gastos e que o RH esqueça a saúde financeira da empresa na hora de planejar as suas estratégias, entre outros problemas. 

Como encontrar esse equilíbrio? Quais benefícios a empresa pode alcançar com essa união? Vamos discutir essas e outras questões neste conteúdo.

O papel das áreas nas metas e projetos da empresa

Antes de falar sobre a integração, é importante alinhar quais as funções desses setores e como cada um deles colabora para os resultados da empresa. 

O financeiro é o departamento responsável por administrar as despesas, gastos, receitas e lucros da organização. O objetivo é manter a saúde financeira e garantir que a empresa tenha o dinheiro que precisa para alcançar as suas metas, assim como pagar as suas obrigações.

A gestão financeira envolve todas as áreas da empresa, inclusive por causa da folha de pagamento — uma das maiores despesas do negócio. Vamos aproveitar esse gancho para falar sobre as funções do RH?

O setor de Recursos Humanos é responsável pela gestão comportamental dos funcionários. Ou seja: analisa o comportamento e as habilidades das pessoas colaboradoras para conseguir aproveitar ao máximo os seus talentos.

Para isso, a área trabalha a cultura da empresa e o clima organizacional, sempre pensando em estratégias de engajamento e promoção de bem-estar para o time.

A importância da integração dos setores

Capital humano e capital financeiro são demandas diferentes, importantes e que estão, de diversos modos, associadas. 

Afinal, todos os movimentos do negócio precisam considerar o impacto financeiro e monetário. A única solução para um crescimento saudável e duradouro é o equilíbrio dessas duas questões.

As rotinas desses dois setores se cruzam em diversas necessidades da empresa e é fundamental que eles consigam dialogar de modo eficiente. É por isso que é tão importante que os setores responsáveis por esses recursos sejam integrados.

Veja alguns tópicos que demonstram isso na prática:

Folha de pagamento

O RH precisa repassar adequadamente dados sobre salários, benefícios, obrigações trabalhistas e impostos. Só assim o financeiro pode processar a folha de pagamento de maneira pontual.

Orçamento

Além da folha de pagamento, todos os desembolsos e estratégias relacionados aos funcionários une financeiro e RH. É necessário que os setores dialoguem para que exista um equilíbrio entre as ações do RH e o orçamento disponível no período.

Compliance

A empresa precisa estar em conformidade com as leis, normas e regulamentações que regem a sua atuação. O objetivo é evitar multas, processos, problemas com o recrutamento e seleção de profissionais, lavagem de dinheiro, entre outras questões.

O Compliance engloba ações de prevenção e monitoramento de comportamentos, treinamentos, divulgação de códigos de condutas, entre outras medidas que envolvem os dois setores.

Planejamento estratégico

RH e financeiro gerenciam dados fundamentais para a análise e planejamento estratégico de qualquer negócio. Veja alguns exemplos de informações que devem ser compartilhadas:

  • absenteísmo;
  • rotatividade;
  • previsões de despesas e receitas;
  • orçamentos;
  • investimentos.

Os benefícios com a integração

Ainda com dúvidas sobre a relevância da integração entre RH e financeiro? Listei algumas das principais vantagens desta comunhão:

Melhora a tomada de decisão


Quando trabalham alinhados, RH e financeiro conseguem compreender melhor as necessidades e objetivos um do outro, bem como relacioná-los às suas próprias demandas e as metas do negócio.

Sendo assim, as decisões são tomadas com mais eficiência e rapidez. Com a melhora na comunicação entre os setores (e com a ajuda de sistemas automatizados) as informações chegam com mais precisão e agilidade.

Segurança na análise de dados

É muito importante que os departamentos possam basear as suas decisões e estratégias em dados confiáveis. 

Por exemplo: para fazer mudanças na política de remuneração ou no pacote de benefícios, é natural que o RH e os gestores busquem dados financeiros para verificar as possibilidades.

A integração do RH com o financeiro colabora para que essa troca de informações sensíveis seja feita com rapidez e segurança.

Redução de custos 

Mais eficiência na gestão de tarefas e no planejamento de estratégias ajuda a reduzir erros — o que representa uma redução de retrabalhos e, consequentemente, custos

A integração ajuda a identificar desperdícios e fazer investimentos que melhorem a qualidade de vida dos funcionários. Reduzindo a rotatividade, as faltas, os atrasos, o uso do plano de saúde, entre outros gargalos que podem pesar no bolso da empresa.

Melhora na produtividade e engajamento 

Colaboradores saudáveis e felizes trazem melhores resultados, são mais criativos, engajados e permanecem mais tempo na empresa. 

Juntos, RH e financeiro, conseguem viabilizar estratégias de gestão de pessoas que façam sentido para o time e para a saúde financeira corporativa.

Como integrar RH e financeiro?

A integração é uma ação contínua e que deve ser adaptada de acordo com as características de cada empresa. De modo geral, confira como fazer o alinhamento:

Planejamento 

No início do conteúdo, pontuei brevemente sobre o papel dos departamentos de RH e finanças, mas é importante destacar que essas funções são gerais e podem variar de acordo com o tamanho, nicho e demais especificidades de cada negócio.

Sendo assim, para iniciar o planejamento de integração desses setores, é fundamental que os profissionais do RH conheçam os fluxos de trabalho, objetivos e necessidades do outro financeiro (e vice-versa)

Em seguida, é preciso relacionar esses dados aos interesses e metas da empresa. É interessante responder às seguintes questões:

  • o que é a organização precisa do RH e do financeiro para conseguir atingir os resultados que almeja?
  • quais estruturas/rotinas precisam ser adaptadas para melhorar a eficiência dessas áreas? 
  • será necessário adquirir outras ferramentas/sistemas para que a integração ocorra?

Comunicação robusta

Manter um diálogo objetivo e transparente é a base de qualquer relacionamento, não é verdade? Com o RH e as finanças da empresa não é diferente. É necessário criar estratégias para que a comunicação entre os setores aconteça de modo fluído. 

Nada de improvisos ou conversas de corredor para trocar dados. Vai ser preciso definir como, quando e quem será responsável por cada tipo de comunicação. Reuniões semanais ou mensais? Quais formatos de relatórios serão utilizados? Tudo isso deve ser bem determinado.

Automação 

A ideia da integração é tornar os fluxos de trabalho mais eficientes, então é interessante contar com a ajuda de sistemas para automatizar tarefas burocráticas. 

Dessa forma, os profissionais não ficam sobrecarregados e a informação transita entre os departamentos mais rapidamente.

Acompanhamento e otimização

A integração do RH com o financeiro não tem início, meio e fim — é um processo contínuo. É essencial acompanhar indicadores de desempenho para mensurar os resultados obtidos após o alinhamento.

Assim é possível compreender o que está dando certo e o que pode ser melhorado.

Os antagonismos das duas áreas

Os desafios de integração entre RH e financeiro, geralmente, acontecem quando os setores compreendem o negócio a partir de perspectivas conflituosas. Enquanto uma área foca muito em economizar e garantir lucro, o outro lado pensa somente no capital humano e deixa de lado as demais necessidades da empresa.

Apesar de todas as possíveis diferenças, existe um interesse que sempre une os setores: resultados. Mesmo com demandas diferentes, o objetivo principal é mostrar resultados e ajudar a empresa a alcançar os seus objetivos.

E, como vimos ao longo deste conteúdo, fica muito mais fácil alcançar o sucesso somando forças e olhando para a mesma direção. Além do mais, não é possível cuidar bem dos recursos humanos do negócio sem dinheiro, assim como é impossível que a empresa tenha sucesso sem as pessoas. O único caminho é o equilíbrio!

Não é simples, mas é possível e espero que este artigo tenha ajudado você a entender melhor como alinhar essas duas áreas tão indispensáveis do universo corporativo. 

Gostou e quer mais? Assine a newsletter da Pipo para não perder nenhum conteúdo!

Logotipo Pipo Saúde
Pipo Saúde

Conectamos a sua empresa com os melhores benefícios de saúde: Planos de saúde, odontológico e muito mais para o bem estar dos colaboradores da companhia.

Pronto para simplificar a gestão de saúde da sua empresa?

Comece agora uma nova relação com o plano de saúde da sua empresa.

Quero uma demonstração

Posts recomendados