Educação corporativa: guia prático de como implementar

Por

Carolina Motta

Por

Publicado em

29/3/23

Incentivar o desenvolvimento profissional dos colaboradores pode ser uma ação onerosa para a empresa, mas… se esse treinamento visasse também o sucesso da empresa, o olhar dos gestores já mudaria, não? Essa é exatamente a ideia da educação corporativa!

De um lado, ela oferece aos colaboradores avanços profissionais e diferenciais competitivos. De outro, oferece à empresa maior chance de crescimento e um espaço mais privilegiado no mercado. 

O resultado é uma satisfação muito maior tanto de um lado quanto de outro. Tudo isso melhora o clima organizacional, o engajamento no trabalho e a sustentabilidade financeira de todos. Que tal saber mais sobre essa iniciativa tão interessante?

Neste artigo, você vai ver:

O que é educação corporativa?

A educação corporativa - ou educação empresarial - é uma estratégia que une a vontade de desenvolvimento profissional dos colaboradores com a necessidade de crescimento da empresa. 

É importante salientar que existe uma diferença clara entre cursos e treinamentos convencionais. Nestes, o foco está apenas no colaborador. Já nos processos de aprendizagem corporativa, a ideia é desenvolver o profissional para que ele possa atuar mantendo as vantagens competitivas da empresa

Essa concepção também traz outros dois pontos importantes:

  1. Os “alunos” não são apenas os colaboradores, mas também podem ser os parceiros, fornecedores e até clientes do negócio.
  2. Além da transmissão de conhecimento técnico e estratégico, o aprendizado também envolve o aperfeiçoamento de soft skills, o desenvolvimento de uma mentalidade focada no estudo de maneira contínua e o alinhamento com a cultura organizacional. 

A pedagogia empresarial e a educação corporativa

Como você pode imaginar, essas duas áreas estão intimamente relacionadas. Podemos dizer, inclusive, que a educação corporativa é a pedagogia empresarial colocada em prática

No planejamento e implementação de um processo educacional nas empresas, vale a pena contar com um pedagogo especializado neste ambiente. Afinal, ele é o responsável por aplicar técnicas que facilitem o conhecimento. 

De maneira muito resumida, este tipo de pedagogo aplica os conhecimentos educacionais na gestão empresarial, potencializando os resultados para todos os envolvidos. 

Quantas vezes você já fez um curso em que o professor era confuso na hora de dar explicações e no final da aula você estava com dezenas de dúvidas? Isso acontece quando uma pessoa não tem uma boa noção de didática, por exemplo. 

Mas, o pedagogo corporativo também atua na etapa estratégica junto com o RH

A soma dos conhecimentos dessas duas áreas é muito importante para estruturar uma boa iniciativa educacional que realmente seja eficaz e não perca de vista a gestão de pessoas. 

Dessa forma, para o treinamento focado em educação corporativa ser realmente proveitoso, é importante entender os princípios básicos da educação empresarial. 

Os pilares e objetivos da educação corporativa

O principal foco é analisar os principais problemas da empresa e construir uma estratégia para diminuir ao máximo qualquer impacto negativo que possa ser gerado por eles. 

Tendo isso em vista, podemos dizer que alguns dos seus pilares são:

  1. Desenvolver e refinar habilidades dos colaboradores;
  2. Melhorar o alinhamento com a cultura organizacional;
  3. Fortalecer as aptidões dos líderes e gestores;
  4. Aumentar a produtividade;
  5. Lapidar os processos com fornecedores e parceiros;
  6. Mostrar ferramentas de auxílio às tarefas cotidianas.

Além disso, é importante ressaltar que a educação empresarial ainda:

  • Fomenta a cidadania - já que os princípios éticos aprendidos ali são facilmente reproduzidos fora do ambiente de trabalho;
  • Estimula o pertencimento - criando um senso de comunidade em todas as equipes e colaboradores em geral;
  • Melhora os relacionamentos - uma vez que os profissionais entendem o que os colegas fazem e como um setor impacta o outro;
  • Cria sustentabilidade financeira - porque a iniciativa é vista como um investimento que precisa retornar para a empresa, agregando valor e gerando mais oportunidades.

Com estes objetivos e pilares em mente, mesmo que você nunca tenha construído uma estratégia educacional para a sua empresa, já é possível saber o que deve guiá-la. 

Qual a importância da educação corporativa?

Pelo que já dissemos até aqui, você já deve ter começado a entender como a educação corporativa é importante e como ela pode fazer a diferença nas organizações que fazem esse investimento. 

Ela é capaz de otimizar processos, melhorar produtos ou serviços e ainda traz um aumento significativo na entrega de resultados pelos colaboradores

Aliás, segundo uma pesquisa da Exame Academy, o desenvolvimento profissional é a maior prioridade dos brasileiros. Ela sai muito na frente quando comparada às outras opções: desenvolvimento pessoal, vida profissional e qualidade de vida. 

Assim, investir em educação corporativa é investir no maior capital das empresas: os colaboradores. Estes, por sua vez, devolvem esse investimento em forma de:

  • Retenção de talentos;
  • Melhora do clima organizacional;
  • Aumento do engajamento no trabalho;
  • Impacto positivo na imagem da empresa;
  • Aprimoramento de hard e soft skills.

Por fim, também é vantajoso para os stakeholders da empresa. Eles podem até ser convidados para participar de alguma atividade de educação corporativa, uma vez que também estão inseridos no ecossistema empresarial. 

A diferença entre educação empresarial e treinamento

Enquanto um treinamento é pensado de maneira individual, para atender a uma finalidade de curto prazo, a educação empresarial é um processo maior e mais complexo.

Por isso, as diferenças entre um e outro se dão em diversos níveis. 

Objetivo e direcionamento

A diferença mais impactante entre treinamentos profissionais e a educação empresarial já foi dita: uma pretende melhorar a performance dos times e a outra já pressupõe um alinhamento com os objetivos do negócio como um todo. 

Um treinamento de vendas, por exemplo, pode acontecer quando o time comercial está com dificuldade em bater as metas estipuladas. Uma mentoria para formação de líderes tem o foco em desenvolver a capacidade individual de gerenciamento e organização. 

Enquanto isso, a educação corporativa dá um passo para trás e visualiza as diferentes áreas, pessoas e busca coordenar o funcionamento da empresa tendo em vista todos os setores que a compõem.

Modelo de aprendizagem

Outra diferença importante é que os treinamentos acontecem através de uma modalidade mais passiva de conhecimento. Uma pessoa fala e os colaboradores escutam. É uma dinâmica essencialmente teórica.

Já a educação corporativa tem atividades práticas e um ritmo mais dinâmico. Afinal de contas, o sucesso da empresa vem muito mais das ações desenvolvidas do que do conhecimento puro. É preciso testar a aplicabilidade dos ensinamentos. 

Ferramentas inovadoras

Por ter esse caráter mais interativo, é comum que nos processos de educação corporativa o ensino aconteça por métodos menos tradicionais. Podem ser usados softwares de inteligência artificial, e-learning, realidade virtual, entre outros.

A gestão do conhecimento pós-educação corporativa

Depois que um processo de aprendizagem é realizado, é necessário organizar este conhecimento para que ele não se perca. Por isso entra em cena a gestão do conhecimento. 

Ela é definida como um conjunto de técnicas, ferramentas e ações necessárias para a preservação de todos os esforços realizados até então - da empresa, do RH, dos colaboradores e todas as outras pessoas envolvidas.

Uma das maneiras de fazer isso é através da criação das universidades corporativas. Isso significa definir uma grade curricular com cursos e disciplinas específicas. Assim, é mais fácil designar para ficarem responsáveis por cada etapa, quando for o caso: desde o ensino até a gestão técnica de plataformas digitais. 

Isso porque o ensino à distância é o modelo que mais compensa financeiramente. Desta forma, é possível trazer os melhores profissionais por um custo muito menor e ainda, com os canais adequados, acessar esse conhecimento que estará distribuído de maneira organizada sempre que necessário.

As universidades corporativas concentram o conhecimento próprio da empresa, mas também é possível fazer parcerias com cursos externos e disponibilizar para os colaboradores.

O papel do RH na educação corporativa

Os profissionais de RH têm uma tarefa importantíssima nesse contexto, uma vez que é sua responsabilidade planejar e estruturar os processos envolvidos em programas de ensino. 

É fundamental pensar que cada empresa é única. Por isso, tudo o que dissemos aqui é para te ajudar a implementar uma ação ou programa, mas só quem está dentro da empresa consegue aprofundar esse olhar. 

A partir daí, você pode construir um plano de ação para atingir as questões específicas do ambiente em que você e todos os colaboradores estão.

Cabe ao RH, por exemplo:

  • Analisar quais os pontos da organização que precisam ser melhorados; 
  • Identificar quais setores e profissionais serão priorizados;
  • Pensar nas necessidades de um processo como esse requer;
  • Planejar de que forma acontecerão as atividades e qual seu tempo de duração;
  • Escolher quais métricas serão examinadas para verificar o sucesso do programa.

Implementando a educação corporativa

Além dos pontos citados no item anterior, também é importante:

  1. Definir os objetivos: estabeleça metas para guiarem o programa. Elas devem estar alinhadas com os objetivos da empresa e das equipes envolvidas no processo; 
  2. Idealizar um plano de treinamento: decida se as atividades serão online ou presenciais, qual o método de ensino, estabeleça um cronograma e os recursos necessários para a sua execução;
  3. Selecionar os instrutores: escolha pessoas que são especialistas nos temas elencados nos objetivos e metas. Eles aumentarão a qualidade do programa e também sua eficácia;
  4. Divulgar o treinamento: além de planejar a iniciativa em si, é importante comunicá-la com bastante antecedência e de uma maneira atrativa. Assim, é mais provável que os colaboradores sintam-se motivados a participar.

Ao final do processo, ainda é importante avaliar todas as etapas. O que funcionou? O que pode ser melhorado? 

Até porque, como já dissemos, a mentalidade educacional é algo a ser mantido continuamente. Isso não atinge só quem vai participar das iniciativas de educação corporativa, mas influencia o trabalho do RH, que organiza todo esse processo. 

Desafios da educação empresarial

Com base no que dissemos até aqui, talvez você já tenha entendido como essa ação é importante. E também que ela não é tão simples. Envolve mudanças em diversos aspectos e esforços de múltiplos setores e profissionais.

Por isso é muito importante identificar quais os principais desafios. Assim, você aumenta as suas chances de conseguir vencê-los.

Falta de engajamento

Talvez essa seja a maior dificuldade a ser enfrentada. Afinal, mesmo se você preparar um excelente curso, ele precisa de interessados para acontecer. E pode existir conflitos de agenda ou de falta de interesse mesmo.

O que você pode fazer é mostrar para os gestores como, em primeiro lugar, é importante trabalhar a mentalidade de desenvolvimento profissional a longo prazo. 

Depois disso, elaborar uma proposta de valor para a iniciativa que coloque em primeiro plano o perfil do “público-alvo”. Em seguida, trabalhar a comunicação de maneira clara, eficaz e atrativa. 

Assim, os colaboradores vão pensar duas vezes antes de falar “não” para uma oportunidade tão importante como essa!

Período de realização

Tempo é sempre uma questão. Estamos todos sempre correndo, com muitas atribuições e deveres para cumprir. Por isso, falar para os colaboradores e gestores disponibilizarem mais um tempo pode sim ser desafiador.

Neste caso, vale lembrar para ambos quais as vantagens dessa iniciativa. Considere tudo o que já citamos aqui, mas aproxime as vantagens da sua realidade com situações específicas. 

Fale para o gestor como o potencial de crescimento da empresa pode aumentar, por exemplo, e para o colaborador como ele vai se tornar um profissional ainda mais procurado pelo mercado. 

Investimento financeiro

Contratar especialistas, adquirir materiais e estruturar o espaço (físico ou digital) envolve um aporte que pode ser mais ou menos robusto.

É preciso calcular o valor de cada item indispensável para a realização do treinamento. Veja onde é possível economizar. 

Pode ser que valha a pena investir num curso online e fazer algumas dinâmicas presenciais. Quem sabe você não consiga também encontrar um especialista no quadro de funcionários ou com parceiros?

Use da criatividade para inovar e assim encontrar as melhores soluções!

O futuro e tendências da educação nas empresas

Falando em inovação, uma das grandes tendências para o futuro da educação empresarial são as novidades tecnológicas. 

A inteligência artificial tem um espaço cada dia maior na nossa rotina e é importante adaptar as equipes para novos tipos de relacionamento. 

Gamificação

Transformar uma tarefa difícil ou até massante num jogo é uma maneira muito mais divertida de trabalhar, não acha? Com o avanço do setor de games, têm ficado mais comum o desenvolvimento de jogos eletrônicos para o ambiente profissional. 

A gamificação é muito produtiva em diversos aspectos: aumenta bastante o engajamento, incentiva o trabalho em equipe, potencializa a criatividade, entre outros. 

Mobile Learning

Tornar as plataformas mobile friendly significa possibilitar às pessoas aproveitar mais o seu tempo. Nem sempre é possível tirar uma ou duas horas do dia para estudar, mas e se os colaboradores pudessem fazer isso no ônibus ou Uber enquanto voltam do trabalho?

Aposte em formatos diferenciados: vídeos, podcasts, e-books, infográficos, etc. Além de dinamizar o aprendizado, é possível ir estudando num ritmo mais flexível e com opções para todos os gostos. 

Realidade virtual

Quem nunca viu um adolescente com um óculos 3D jogando um videogame interativo e se divertiu com a cena? Felizmente, a realidade virtual já saiu apenas do campo do entretenimento e também adentrou os escritórios profissionais.

Pode ser estranho para quem vê de longe, mas essa nova tecnologia traz experiências impressionantes para quem participa ativamente. Tenha certeza que os colaboradores nunca mais vão esquecer dessa iniciativa! 

Para concluir, é importante lembrar que o envolvimento dos gestores é essencial em iniciativas como essa. 

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