Como incentivar hábitos saudáveis no trabalho?

8/1/2021

Por

Aline Oliveira

Como incentivar hábitos saudáveis no trabalho?

Abordar saúde dentro de uma empresa vai muito além de oferecer planos e seguros de saúde. É investir em ações que façam sentido para os colaboradores e que mudem, de verdade, a vida deles para melhor.

Já parou para pensar nisso? Ou a sua empresa oferece apenas o benefício e se esquece do restante?

É importante ter em mente que é a sua equipe que faz a sua empresa acontecer e que entrega bons resultados. Por isso, atividades que envolvem o bem-estar dessas pessoas devem fazer parte da rotina da sua empresa. 

O termo people, que significa pessoas em inglês, tem ganhado cada vez mais espaço nos RHs. Se pararmos para pensar, essa palavra centraliza várias ações de gestão de pessoas, como o people analytics, por exemplo, não é mesmo? 

Isso acontece porque as empresas estão entendendo, cada vez mais, que é preciso cuidar dos seus colaboradores. Acompanhe esta leitura e veja como fazer isso na sua empresa com medidas simples, mas fundamentais!

Por que incentivar hábitos saudáveis para os colaboradores

Sabia que grande parte dos trabalhadores, seja no mercado formal ou não, associa o trabalho — ou à falta dele — ao surgimento de doenças? Isso já foi comprovado em um estudo realizado por uma consultoria em cultura organizacional. 

A pesquisa mostrou que, entre mais de 800 entrevistados, 78% acredita que o trabalho contribui ou já contribuiu com seu adoecimento. Diversas doenças foram desencadeadas nos entrevistados, entre elas:

  • estresse;
  • dor nas costas;
  • tensão;
  • crises de ansiedade;
  • desânimo;
  • insônia;
  • gastrite;
  • depressão;
  • enxaqueca e 
  • problemas sexuais.

As empresas exercem um papel fundamental no auxílio da prevenção dessas e de outras enfermidades, pois o clima organizacional e a cultura da companhia são fatores determinantes para promover equilíbrio na vida dos colaboradores.

Saiba que trabalhadores mais felizes e satisfeitos são mais produtivos, se relacionam melhor no ambiente corporativo e sentem-se muito mais engajados com as atividades, fatores que favorecem para seu bem-estar e diminuem as chances de adoecimento.

Além disso, tanto a organização quanto os colaboradores ganham nos seguintes aspectos:

  1. mais longevidade e qualidade de vida;
  2. melhor disposição para realizar as tarefas;
  3. diminuição da taxa de absenteísmo, já que o colaborador saudável tende a faltar menos por conta de doenças ou para realizar consultas e exames;
  4. redução de turnover, pois trabalhadores satisfeitos têm mais vontade de permanecer no trabalho;
  5. menos custos com planos de saúde.

3 ações para incentivar hábitos saudáveis no trabalho

Medidas simples são capazes de tornar a vida dos funcionários muito mais ativa, saudável e feliz. Isso quer dizer que a empresa não precisa fazer grandes investimentos se isso não estiver ao seu alcance

A mudança de atitude pode ser a partir de ações mais elaboradas ou até em atividades mais simples e que a empresa já desempenha. Veja algumas sugestões:

1. Faça uma pesquisa e entenda as principais necessidades dos colaboradores

O primeiro passo para implementar medidas promotoras de bons hábitos no ambiente de trabalho é identificar os principais costumes dos colaboradores, seu estilo de vida, o que mais precisam, entre outros aspectos que são relevantes para o seu time.

Uma pesquisa de satisfação é uma boa estratégia nesse momento. Imagine, como exemplo, que a empresa esteja acostumada a oferecer apenas lanches nada saudáveis como pães, biscoitos e sucos artificiais. 

Já parou para pensar que os trabalhadores podem preferir saladas de frutas, opções integrais e mais naturais como substituição? A pesquisa interna será uma ótima ferramenta para auxiliar nos primeiros passos.

2. Promova palestras e talks sobre o assunto com especialistas

Oferecer orientações com especialistas em saúde é uma estratégia eficiente para engajar os colaboradores na busca por uma vida mais saudável.

Por isso, é interessante convidar nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas ocupacionais entre outros para dar dicas e interagir com o time.

3. Ofereça alternativas para práticas de exercícios

Quanto à prática de exercícios e atividades físicas, as empresas podem ajudar de diversas formas. Aqui estão algumas sugestões:

  • disponibilizar benefícios com esse objetivo, como descontos em academias parceiras, voucher para retirar artigos esportivos em lojas, aulas de ginástica, entre outros;
  • incentivar a pausa para alongamentos durante o expediente;
  • estimular a preferência pela escada no lugar do elevador e para que façam mais atividades a pé;
  • disponibilizar recursos para a correta ergonomia e para a realização de pequenas atividades fisioterapêuticas.

Por que o home office merece atenção e como incentivá-los nesse formato de trabalho

Além das dicas acima, é importante ter atenção à prática de home office. Essa é uma forma de trabalho que ganhou espaço no mercado e com a da pandemia da Covid-19, o modelo tem sido amplamente adotado por empresas no mundo todo.

Nesse estilo de trabalho, especialmente, é preciso atentar-se para a adaptação ao novo processo, incentivar a busca por uma vida mais saudável e acompanhar a rotina dos colaboradores mesmo à distância. Veja como isso pode ser feito.

Incentive a prática de esportes e atividades físicas ao ar livre

O fato de não se deslocar todos os dias para ir ao trabalho pode contribuir para o sedentarismo do colaborador que agora passa mais tempo em casa.

Em momentos assim, é importante reforçar os benefícios de fazer atividades físicas fora de casa. Fazer uma caminhada ou pelo menos dar uma volta no quarteirão já garantem mais mobilidade e auxilia no equilíbrio da mente.

Disponibilize um canal interno focado em saúde

Empresas que trabalham com portais internos, intranets e outros canais de comunicação com os colaboradores podem disponibilizar dicas para estimular os hábitos saudáveis periodicamente nessas plataformas.

Essa é uma forma de incentivar, acompanhar e lembrar sobre a importância de práticas, como a hidratação correta, pausas para esticar o corpo, descansar os olhos do computador  e  sobre a relevância de adotar rotinas.

Tenha contato frequente com os colaboradores

O home office é um formato de trabalho que precisa de muita disciplina por parte do profissional, pois é comum ter várias distrações e tentações típicas do ambiente domiciliar.

Nesse momento, o RH deve entrar em ação estabelecendo contato frequente com o colaborador, tanto para estimular que tenham horários definidos para suas tarefas quanto para servir de suporte para tirar dúvidas, auxiliá-lo com as atividades e entender se está sobrecarregado ou ocioso na rotina de trabalho.

Tanto a sobrecarga de trabalho como a ociosidade não são nada saudáveis para o profissional e prejudicam a conquista de bons hábito.

Ofereça materiais ricos para o seu time

Materiais ricos são conteúdos educativos nos mais variados formatos e oferecer esse recurso, abordando as informações mais relevantes sobre saúde, pode ser uma estratégia inteligente para instruir os colaboradores.

Mas para isso, é importante entender bem a sua equipe para montar a melhor forma de abordagem. Uma pesquisa interna pode ser um bom primeiro passo para definir que tipo de material entregar.

Viu que promover hábitos saudáveis no trabalho não é sinônimo de grande investimento? Medidas simples já contribuem para o bem-estar no seu time e reforça o compromisso com a saúde dos seus colaboradores.

E se a promoção da saúde dos colaboradores é assunto sério na sua organização, que tal conhecer uma empresa também focada no bem-estar de seus membros e que por isso conta com soluções de integração da melhor saúde?

A Pipo é mais que uma corretora de saúde. Conte com a gente para o processo de cotação, contratação e gestão de planos de saúde para a sua empresa. Entenda como funciona e solicite uma cotação!

Logotipo Pipo Saúde
Pipo Saúde

Conectamos a sua empresa com os melhores benefícios de saúde: Planos de saúde, odontológico e muito mais para o bem estar dos colaboradores da companhia.

Inscreva-se na Newsletter da Pipo!

Imagem de um brilho.

Pronto para simplificar a  gestão de saúde da sua empresa?

Comece agora uma nova relação com o plano de saúde da sua empresa.

Quero uma cotaçãoImagem de uma estrelinha.

Posts recomendados