Campanha Abril Verde: confira dicas de prevenção à acidentes de trabalho

Por

Thiago Liguori

Publicado em

13/4/22

Atualizado em

Acidentes de trabalho são sempre indesejáveis. Em primeiro lugar porque ferem o bem-estar dos trabalhadores e, em segundo, porque prejudicam as equipes e o desempenho dos negócios.

É para chamar atenção para ações de prevenção que a campanha Abril Verde existe. Você já conhece o movimento e sabe da sua importância? Neste post, falaremos a respeito, inclusive com dicas de ações práticas que o RH pode tomar.

Você vai ler sobre:

O que é o Abril Verde 

O Abril Verde é uma campanha nacional de conscientização pela prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais que se pauta, entre outras coisas, pela promoção de um ambiente de trabalho seguro e saudável.

O símbolo da campanha é um laço verde, cor que representa a segurança no trabalho e, tradicionalmente, remete a cursos da área da Saúde.

E, assim como outros movimentos similares que adotam um mês em especial, tem por objetivo fazer com que a adoção de práticas saudáveis no ambiente laboral seja constante.

Aqui na Pipo adotamos o mês de Abril como campanha da qualidade de vida e bem-estar. Incentivando as empresas a olharem para a saúde dos funcionários com mais carinho.

História da campanha Abril Verde

Abril Verde e segurança no trabalho têm tudo a ver.

Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) definiu o dia 28 do mês como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho. O objetivo era lembrar vítimas de acidentes e doenças ocupacionais.

A data se tornou oficial no Brasil em 2005, com a edição da Lei n° 11.121. Além dessa definição, há pelo menos dois outros fatores aos quais podemos associar a escolha de abril como mês da campanha:

  • O dia 07 de abril já havia sido instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o Dia Mundial da Saúde;
  • A própria OMS foi criada nesse mesmo mês, em 1948.

Ações para o Abril Verde

Uma campanha de conscientização como o Abril Verde precisa contar com o máximo de divulgação possível. Sendo essa, em especial, relacionada ao universo do trabalho, nada mais justo do que receber atenção do RH.

Listamos abaixo 8 ações práticas que sua empresa pode adotar neste mês e que se relacionam com a gestão da saúde corporativa:

1. Decoração do espaço de trabalho

A primeira dica é simples e, embora pareça boba, serve para chamar a atenção e despertar o interesse dos colaboradores.

Chegar no ambiente de trabalho e perceber que há balões, fitas e outros artefatos decorativos e informativos na cor verde desperta a atenção.

Isso pode fazer com que as pessoas se interessem em saber o que está acontecendo e se envolvam mais com a campanha.

2. Realização da SIPAT

A SIPAT é a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho, um movimento obrigatório que deve acontecer anualmente nas empresas.

Sendo assim, é bastante válido aproveitar o Abril Verde para colocar em prática essa semana de atividades temáticas que foquem na prevenção de acidentes e doenças laborais.

3. Criação de um manual de segurança

Caso a empresa ainda não tenha, o Abril Verde pode inspirar a criação de um manual baseado nas regras e medidas  previstas pela Política de Saúde e Segurança do Trabalho (SST).

É bastante válido contar com o apoio da equipe de Medicina do Trabalho para desenvolver o documento.

O manual já existe? Ótimo momento para resgatá-lo e divulgá-lo mais uma vez.

4. Divulgação de informes

A campanha Abril Verde também é uma boa oportunidade para divulgar boletins informativos sobre os riscos do ambiente de trabalho ou de determinada atividade.

O objetivo dessa ação prática é a conscientização que, por sua vez, tende a inspirar mais cuidado por parte dos funcionários no dia a dia.

5. Realização de palestras e treinamentos

O Abril Verde também pode focar em trocas que estimulem a conscientização e o aprendizado.

Depoimentos de pessoas que passaram por acidentes de trabalho, por exemplo, podem ajudar a ressaltar a importância de seguir cada medida de segurança, das mais simples até as mais robustas.

6. Promoção de debates

Outra possibilidade é a de abrir uma roda de conversa para que os colaboradores troquem experiências e ideias sobre novas práticas de segurança e cuidados com a saúde.

Esse momento também favorece a aproximação de equipes, sendo positivo para a empresa de diferentes formas.

7. Uso de dinâmicas de gamificação

Uma boa estratégia para difundir informações e deixar o processo de aprendizado mais leve e eficiente é recorrer à gamificação.

Dinâmicas, testes e jogos analógicos e virtuais podem ser usados para estimular o envolvimento dos colaboradores nas ações do Abril Verde na empresa.

8. Investimento em prevenção

Por último, mas não menos importante, ressaltamos que o Abril Verde pode inspirar a empresa a investir em ações de prevenção que farão parte do dia a dia dos profissionais.

A implementação da ginástica laboral é um bom exemplo.

O cuidado da saúde dos funcionários deve ser constante

Quando o Abril Verde chegar ao fim, a preocupação com a segurança no trabalho deve ser mantida. Um dos objetivos da campanha, conforme mencionamos, é levar essa consciência para o ano inteiro.

Assim, é fundamental que a empresa esteja atenta a medidas obrigatórias e não obrigatórias de propagação da saúde e do bem-estar dos seus colaboradores.

A CLT determina que toda empresa é obrigada a seguir "normas de saúde, higiene e segurança do trabalho previstas em lei ou em normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho".

Em alguns casos, a depender da natureza das atividades desempenhadas, a organização também tem o dever legal de fornecer Equipamento de Proteção Individual (EPI) aos trabalhadores.

Fora isso, é possível optar por oferecer benefícios adicionais, como um plano de saúde empresarial.

Falamos de algo que incentiva ainda mais o cuidado com a saúde e permite que consultas e exames preventivos sejam feitos para evitar doenças laborais e acidentes.

Esperamos que o post ajude sua empresa a organizar as ações do Abril Verde e a pensar além, sempre priorizando um ambiente saudável e seguro para os colaboradores.

Achou o post útil? Então, você também vai gostar do nosso e-book com dicas de como promover qualidade de vida e bem-estar no trabalho. Baixe gratuitamente!

Logotipo Pipo Saúde
Pipo Saúde

Conectamos a sua empresa com os melhores benefícios de saúde: Planos de saúde, odontológico e muito mais para o bem estar dos colaboradores da companhia.

Pronto para simplificar a gestão de saúde da sua empresa?

Comece agora uma nova relação com o plano de saúde da sua empresa.

Quero uma demonstração

Posts recomendados