Acidentes de trabalho são sempre indesejáveis. Em primeiro lugar porque ferem o bem-estar dos trabalhadores e, em segundo, porque prejudicam as equipes e o desempenho dos negócios.
É para chamar atenção para ações de prevenção que a campanha Abril Verde existe. Você já conhece o movimento e sabe da sua importância? Neste post, falaremos a respeito, inclusive com dicas de ações práticas que o RH pode tomar.
Você vai ler sobre:
- O que é o Abril Verde
- Ações para o movimento Abril Verde
- O cuidado constante com a saúde dos funcionários
O que é o Abril Verde
O Abril Verde é uma campanha nacional de conscientização pela prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais que se pauta, entre outras coisas, pela promoção de um ambiente de trabalho seguro e saudável.
O símbolo da campanha é um laço verde, cor que representa a segurança no trabalho e, tradicionalmente, remete a cursos da área da Saúde.
E, assim como outros movimentos similares que adotam um mês em especial, tem por objetivo fazer com que a adoção de práticas saudáveis no ambiente laboral seja constante.
Aqui na Pipo adotamos o mês de Abril como campanha da qualidade de vida e bem-estar. Incentivando as empresas a olharem para a saúde dos funcionários com mais carinho.
História da campanha Abril Verde
Abril Verde e segurança no trabalho têm tudo a ver.
Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) definiu o dia 28 do mês como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho. O objetivo era lembrar vítimas de acidentes e doenças ocupacionais.
A data se tornou oficial no Brasil em 2005, com a edição da Lei n° 11.121. Além dessa definição, há pelo menos dois outros fatores aos quais podemos associar a escolha de abril como mês da campanha:
- O dia 07 de abril já havia sido instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o Dia Mundial da Saúde;
- A própria OMS foi criada nesse mesmo mês, em 1948.

Ações para o Abril Verde
Uma campanha de conscientização como o Abril Verde precisa contar com o máximo de divulgação possível. Sendo essa, em especial, relacionada ao universo do trabalho, nada mais justo do que receber atenção do RH.
Listamos abaixo 8 ações práticas que sua empresa pode adotar neste mês e que se relacionam com a gestão da saúde corporativa:
1. Decoração do espaço de trabalho
A primeira dica é simples e, embora pareça boba, serve para chamar a atenção e despertar o interesse dos colaboradores.
Chegar no ambiente de trabalho e perceber que há balões, fitas e outros artefatos decorativos e informativos na cor verde desperta a atenção.
Isso pode fazer com que as pessoas se interessem em saber o que está acontecendo e se envolvam mais com a campanha.
2. Realização da SIPAT
A SIPAT é a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho, um movimento obrigatório que deve acontecer anualmente nas empresas.
Sendo assim, é bastante válido aproveitar o Abril Verde para colocar em prática essa semana de atividades temáticas que foquem na prevenção de acidentes e doenças laborais.
3. Criação de um manual de segurança
Caso a empresa ainda não tenha, o Abril Verde pode inspirar a criação de um manual baseado nas regras e medidas previstas pela Política de Saúde e Segurança do Trabalho (SST).
É bastante válido contar com o apoio da equipe de Medicina do Trabalho para desenvolver o documento.
O manual já existe? Ótimo momento para resgatá-lo e divulgá-lo mais uma vez.
4. Divulgação de informes
A campanha Abril Verde também é uma boa oportunidade para divulgar boletins informativos sobre os riscos do ambiente de trabalho ou de determinada atividade.
O objetivo dessa ação prática é a conscientização que, por sua vez, tende a inspirar mais cuidado por parte dos funcionários no dia a dia.
5. Realização de palestras e treinamentos
O Abril Verde também pode focar em trocas que estimulem a conscientização e o aprendizado.
Depoimentos de pessoas que passaram por acidentes de trabalho, por exemplo, podem ajudar a ressaltar a importância de seguir cada medida de segurança, das mais simples até as mais robustas.
6. Promoção de debates
Outra possibilidade é a de abrir uma roda de conversa para que os colaboradores troquem experiências e ideias sobre novas práticas de segurança e cuidados com a saúde.
Esse momento também favorece a aproximação de equipes, sendo positivo para a empresa de diferentes formas.
7. Uso de dinâmicas de gamificação
Uma boa estratégia para difundir informações e deixar o processo de aprendizado mais leve e eficiente é recorrer à gamificação.
Dinâmicas, testes e jogos analógicos e virtuais podem ser usados para estimular o envolvimento dos colaboradores nas ações do Abril Verde na empresa.
8. Investimento em prevenção
Por último, mas não menos importante, ressaltamos que o Abril Verde pode inspirar a empresa a investir em ações de prevenção que farão parte do dia a dia dos profissionais.
A implementação da ginástica laboral é um bom exemplo.
O cuidado da saúde dos funcionários deve ser constante
Quando o Abril Verde chegar ao fim, a preocupação com a segurança no trabalho deve ser mantida. Um dos objetivos da campanha, conforme mencionamos, é levar essa consciência para o ano inteiro.
Assim, é fundamental que a empresa esteja atenta a medidas obrigatórias e não obrigatórias de propagação da saúde e do bem-estar dos seus colaboradores.
A CLT determina que toda empresa é obrigada a seguir "normas de saúde, higiene e segurança do trabalho previstas em lei ou em normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho".
Em alguns casos, a depender da natureza das atividades desempenhadas, a organização também tem o dever legal de fornecer Equipamento de Proteção Individual (EPI) aos trabalhadores.
Fora isso, é possível optar por oferecer benefícios adicionais, como um plano de saúde empresarial.
Falamos de algo que incentiva ainda mais o cuidado com a saúde e permite que consultas e exames preventivos sejam feitos para evitar doenças laborais e acidentes.
Esperamos que o post ajude sua empresa a organizar as ações do Abril Verde e a pensar além, sempre priorizando um ambiente saudável e seguro para os colaboradores.
Achou o post útil? Então, você também vai gostar do nosso e-book com dicas de como promover qualidade de vida e bem-estar no trabalho. Baixe gratuitamente!
