CHRO e Business Partner: o que é, o que faz e como ajuda o crescimento das empresas

7/10/2020

Por

Pipo Saúde

CHRO e Business Partner: o que é, o que faz e como ajuda o crescimento das empresas

Assim como em qualquer meio profissional, a área de Recursos Humanos é repleta de siglas e nomenclaturas técnicas. Para te ajudar, a Pipo preparou este material para explicar o papel do CHRO e do Business Partner dentro das organizações.

Com o surgimento de empresas com crescimento exponencial, com diversas sedes e a popularização do trabalho remoto, a gestão de pessoas e a manutenção de um bom clima organizacional se transformou em uma missão ainda mais complexa. 

CHRO: um papel estratégico

Foi nesse cenário que surgiu o cargo de Chief Human Resource Officer (líder de recursos humanos, em tradução livre), ou CHRO. A importância de incluir a liderança de RH na gestão estratégica da empresa só aumenta com o passar do tempo. Vivemos em um contexto em que a atração e retenção de talentos se tornou uma ação prioritária. 

Por anos, o RH funcionava como um departamento administrativo e burocrático. Até hoje é comum ver a diretoria de RH reportando para um chief financial officer, CFO, ou para um COO, chief operating officer

É importante ressaltar que essa visão é defasada. O RH deve ser tratado como um pilar estratégico de qualquer empresa que deseja escalar os seus negócios. Investir nos recursos humanos é sinônimo de zelar pelo crescimento saudável da companhia.

O papel do CHRO, ou CPO (chief people officer), é ser uma liderança C-level dedicada a cuidar das pessoas que levam o negócio para frente: todos os colaboradores. É o CHRO que ajuda a empresa a construir uma vantagem competitiva sustentável sobre os competidores em termos de seleção, retenção e desenvolvimento de talentos. Além disso, o CHRO é o responsável por criar estratégias para manter a cultura organizacional saudável. 

Apesar de ser uma função importante, uma pesquisa mostrou que apenas 7% das empresas de tamanho médio contam com um executivo C-level de recursos humanos na equipe.

Principais funções de um CHRO

É importante citar quais são as atividades principais de um profissional dessa área dos recursos humanos. Confira:

Desenvolvimento de liderança

É muito comum que equipes não se desenvolvam como planejado por falta de uma liderança ativa e presente. Esse é, inclusive, um dos motivos pelos quais colaboradores optam por sair da empresa atual.

Inclusão de pautas de diversidade e inclusão

Se a sua empresa ainda não debate e abre espaço para que a diversidade aconteça, talvez seja hora de reconsiderar. Além de serem importantes para os colaboradores se sentirem representados e criar um ambiente de trabalho mais diverso, os consumidores também estão optando mais por empresas que abraçam essas causas.

Cuidado com o colaborador

Você sabe quais são as percepções dos colaboradores da sua empresa sobre o ambiente de trabalho? Se eles estão felizes e motivados no dia a dia? É também papel do profissional CHRO mapear e cuidar das necessidades dos colaboradores para criar um ambiente de trabalho acolhedor e que esteja alinhado com as expectativas do time.

Identificação de soft skills do futuro

O mercado de trabalho muda a todo momento e, com essa mudança, novas habilidades são necessárias. Cabe ao profissional de CHRO estudar e coordenar os colaboradores para que eles se adaptem à essa nova realidade.

Business Partner: promovendo uma comunicação eficiente

O Business Partner, ou BP, é o profissional que promove o alinhamento entre o setor de Recursos humanos e a áreas de negócio da empresa. Na prática, o BP atua como um consultor para a alta gestão da organização.

Por ser uma função estratégica, quem gere o time de RH pode ter dificuldades para ter uma visão eficiente do dia a dia das pessoas que trabalham na empresa. É aí que o BP entra coletando informações para otimizar o processo de tomada de decisão do gestor.

Outra função do BP é criar um elo mais próximo entre gestores e equipes de diferentes áreas, facilitando o alcance de resultados e contribuindo para um clima organizacional positivo.

O Business Partner é essencial porque promove uma comunicação eficiente entre as diferentes áreas e viabiliza as informações necessárias na hora de tomar decisões estratégicas. Como, por exemplo, a criação e mensuração dos OKRs.

No entanto, vale frisar que o BP não é um papel gerencial. Ele entrega dados que devem ser usados como ferramentas pelos gestores. 

RH: um setor estratégico em pleno desenvolvimento

Com a chegada do CHRO e do Business Partner, o RH consegue trabalhar de forma mais fluída com o resto da empresa. Ao ter um representante no gerenciamento C-level da companhia, o time de Recursos Humanos tem mais facilidade para implementar os seus projetos e, com a presença do BP, se torna mais simples compreender o impacto dos projetos na empresa como um todo.

Esse tipo de organização da equipe de RH garante um crescimento mais saudável para empresas que escalam seus negócios e forças de trabalho com agilidade.

Quer gerenciar os planos de saúde da sua empresa de forma segura e vantajosa? Conte com a Pipo! Digitalizamos a gestão de planos com atendimento humanizado e entendemos a sua dor. Clique aqui para pedir uma cotação de plano de saúde com o nosso time!

Logotipo Pipo Saúde
Pipo Saúde

Conectamos a sua empresa com os melhores benefícios de saúde: Planos de saúde, odontológico e muito mais para o bem estar dos colaboradores da companhia.

Inscreva-se na Newsletter da Pipo!

Imagem de um brilho.

Pronto para simplificar a  gestão de saúde da sua empresa?

Comece agora uma nova relação com o plano de saúde da sua empresa.

Quero uma cotaçãoImagem de uma estrelinha.

Posts recomendados