Recursos Humanos

RH ou gente e gestão: qual a diferença?

25/12/2020

Por

Aline Oliveira

RH ou gente e gestão: qual a diferença?

Quando o assunto são pessoas dentro de uma organização, podem surgir dúvidas sobre duas das áreas mais importantes para uma companhia: Recursos Humanos e Gente e Gestão. 

No entanto, apesar de parecerem a mesma coisa, são setores que atuam de maneiras diferentes.

Enquanto o RH exerce um papel mais estratégico e voltado para os resultados da organização, o setor de Gente e Gestão tem por objetivo trabalhar as pessoas de forma mais direta e humanizar as relações dentro da empresa.

Porém, as diferenças não param por aí. Ao longo deste artigo, você vai entender melhor sobre as definições e atribuições de cada área, além de compreender a importância de cada uma delas. Continue a leitura e tire suas dúvidas!

O que é o RH e quais as suas responsabilidades

O setor de Recursos Humanos é um departamento que atua de forma estratégica para auxiliar a empresa a atingir as metas traçadas por todas as suas áreas. 

O RH tem uma ação mais operacional e é a área responsável por mediar as necessidades dos colaboradores e da organização para o alcance dos resultados da companhia.

Além disso, as ações da área servem de apoio necessário para suprir as demandas dos demais setores. Entre as suas principais atividades estão:

  • recrutar novos profissionais para a empresa;
  • integrar os novos funcionários à cultura da instituição por meio da realização do onboarding;
  • treinar e desenvolver os colaboradores;
  • identificar os talentos internos e externos — aqueles que ainda são candidatos a funcionários;
  • elaborar o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) para ajudar o profissional a potencializar as competências que ele ainda não adquiriu;
  • reduzir as altas taxas de indicadores comportamentais que dizem respeito ao comportamento dos funcionários, como o turnover e o absenteísmo;
  • elaborar plano de salários, de cargos e benefícios;
  • promover e auxiliar as ações voltadas para o fortalecimento da cultura organizacional.

Compreendendo as atividades do profissional de gente e gestão

O profissional de Gente e Gestão, geralmente, faz parte do setor de RH, mas suas atividades vão além do departamento de Recursos Humanos. Podemos dizer que, entre as ações da área, ele desempenha as que são mais focadas no desenvolvimento das pessoas. 

Eles estão mais concentrados nos planos de melhoria da qualidade de vida dos colaboradores e em elaborar estratégias para que se sintam mais valorizados pela companhia. Podemos, também, citar como tarefa desse profissional:

  • pontuar cada evolução dos trabalhadores dentro da empresa;
  • cuidar do clima organizacional, por meio da realização de pesquisas de clima, de ações de engajamento com os trabalhadores, entre outras;
  • acompanhar os indicadores de desempenho individuais e trabalhar a favor das mudanças necessárias nesse sentido;
  • implementar políticas de segurança do trabalho focadas, principalmente, no bem-estar e na qualidade de vida dos seus funcionários;
  • orientar e acompanhar para que cada processo com o colaborador seja realizado da forma mais humana possível;
  • implementar ações elaboradas a partir dos dados obtidos no processo de People Analytics;
  • trabalhar a motivação e o engajamento dos colaboradores;
  • manter um relacionamento próximo, cujos feedbacks com o time sejam frequentes;
  • posicionar corretamente os colaboradores, visando o seu melhor desenvolvimento para que a empresa alcance os seus resultados.

As diferenças entre RH e gestão de pessoas

Neste ponto, você já conseguiu compreender que, apesar de semelhantes, as atuações das áreas são diferentes e são, na verdade, complementares.

Enquanto o compromisso do RH é aliar as necessidades da empresa ao potencial do capital humano de forma estratégica e elaborar formas de se fazer isso, o setor de gente e gestão atua diretamente na identificação das necessidades da empresa que envolvem as pessoas.

Por exemplo: se a companhia precisa fazer um processo seletivo para encontrar um novo colaborador, o departamento de gente e gestão deverá indicar ao RH quais são as qualificações necessárias que esse profissional tenha para ocupar a posição.

O RH, por sua vez, terá a missão de planejar todo o processo de recrutamento e seleção — pois, como vimos inicialmente, é uma de suas atividades — e encontrar esse novo colaborador de acordo com as diretrizes informadas pela área de gestão de pessoas.

Além disso, o profissional de gente e gestão também tem grande foco no desenvolvimento de seus colaboradores para formar times altamente qualificados e elevar o potencial da empresa.

Como o alinhamento entre RH e gente e gestão pode ajudar a sua empresa

Apesar de cada área ter a sua atuação específica, elas devem estar alinhadas, uma vez que o trabalho de ambas tem impacto direto no outro departamento e em toda a empresa. 

É importante identificar e documentar as responsabilidades de cada setor para que a organização saiba direcionar as atividades corretamente e entender como cada departamento pode contribuir com as metas da companhia.

Para finalizar, saiba também que oferecer benefícios aos colaboradores faz parte de uma das estratégias mais eficientes para reforçar o valor das pessoas para uma empresa. Mas tanto para o RH quanto para gente e gestão, gerir benefícios de maneira bem-feita não é uma tarefa muito fácil.

É preciso contar com empresas especializadas nesse tipo de trabalho para entender quais benefícios são realmente vantajosos para a sua companhia e, ao mesmo tempo, atrativos para os colaboradores. 

A Pipo Saúde pode ajudar a sua empresa a identificar esses benefícios e administrá-los com eficiência e da forma mais econômica para a organização. O que acha de batermos um papo sobre isso? 

Agende uma conversa com a gente e veja quantos recursos podemos oferecer e de que maneira desenvolvemos o nosso trabalho.

Logotipo Pipo Saúde
Pipo Saúde

Conectamos a sua empresa com os melhores benefícios de saúde: Planos de saúde, odontológico e muito mais para o bem estar dos colaboradores da companhia.

Atendente

Pronto para simplificar a gestão de saúde da sua empresa?

Comece agora uma nova relação com o plano de saúde da sua empresa.

Quero uma cotação

Posts recomendados