Recursos Humanos

Como fazer uma pesquisa salarial

18/11/2020

Por

Pipo Saúde

Como fazer uma pesquisa salarial

A pesquisa salarial é uma ferramenta para que as empresas descubram se os salários oferecidos estão em vantagem competitiva no mercado em que atuam. 

Ela é útil para a criação de um plano salarial atraente para a retenção dos talentos que já atuam na empresas e para recrutar novos profissionais.

Para executar uma pesquisa salarial, é preciso estar atento à uma série de fatores:


  • A média salarial interna;
  • A média salarial oferecida pelos concorrentes do mesmo setor;
  • A região onde a empresa está localizada (se houver mais de uma sede, considere a média da região de cada operação);
  • Política interna de benefícios;
  • Os benefícios oferecidos pelos concorrentes; 
  • Porte da empresa.


Vale citar que a lista acima agrega os itens mais utilizados na pesquisa salarial. No entanto, ela não é definitiva. Sempre leve em conta as necessidades da sua organização. 


Pesquisa salarial: passo a passo

Em primeiro lugar, defina o objetivo da pesquisa. Se trata de um processo feito sazonalmente? Ou é parte de um estudo para entender a retenção de determinado(s) cargo(s) ou setor(es)? 

Com essa informação em mãos, seguimos para a análise da média salarial oferecida internamente. Não deixe de filtrar os resultados obtidos pelos cargos estudados. 

Outro ponto a ser levantado internamente é o pacote de benefícios da sua empresa. Liste as vantagens oferecidas, sua flexibilidade e todas as suas particularidades.

Depois, é a hora de filtrar a média salarial oferecida pela concorrência. Existem consultorias que oferecem o serviço de análise do salário ofertado pelas empresas do mesmo segmento.

Porém, se for decidido que a pesquisa será realizada internamente pelo RH, não deixe de verificar o porte das empresas concorrentes. A pesquisa da concorrência deve considerar apenas empresas do mesmo porte que a sua.

Ainda falando sobre a concorrência, além do salário, pesquise também sobre os pacotes de benefícios, levando em conta os mesmos parâmetros utilizados na pesquisa interna.

Importante: não compare salários e benefícios oferecidos em uma região diferente da sua. O custo de vida em uma cidade como São Paulo é muito maior do que o de uma cidade como Cuiabá, concorda?


Ferramentas que te auxiliam no processo

Use e abuse da tecnologia para obter as informações externas. Existem redes sociais voltadas para o meio profissional, como a Glassdoor, que permite a divulgação anônima de salários e benefícios. Basta criar uma conta gratuita na plataforma e digitar o nome da empresa que você deseja pesquisar!

Caso você precise confirmar o número de funcionários dos concorrentes, as páginas de empresas no LinkedIn costumam trazer esta e muitas outras informações, como as cidades de cada um dos escritórios da companhia pesquisada. 

Ao contar com essas informações, você conseguirá criar planos salariais e políticas de benefícios adequadas à realidade do mercado, bem como estudar formas da sua empresa se tornar mais atrativa para os talentos.

Além de agregar inteligência ao time de RH, a pesquisa salarial é um recurso valioso que coloca as empresas à frente no mercado em que atuam.


Sua empresa já definiu objetivos para cuidar ainda melhor da saúde dos seus funcionários? 

A Pipo pode te ajudar! Somos mais que uma corretora, usamos a tecnologia para facilitar o gerenciamento dos benefícios de saúde dos colaboradores. Converse com o nosso time e entenda como nós podemos ajudar a sua empresa.

Logotipo Pipo Saúde
Pipo Saúde

Conectamos a sua empresa com os melhores benefícios de saúde: Planos de saúde, odontológico e muito mais para o bem estar dos colaboradores da companhia.

Atendente

Pronto para simplificar a gestão de saúde da sua empresa?

Comece agora uma nova relação com o plano de saúde da sua empresa.

Quero uma cotação

Posts recomendados