A pesquisa salarial é uma ferramenta para que as empresas descubram se os salários oferecidos estão em vantagem competitiva no mercado em que atuam.
Ela é útil para a criação de um plano salarial atraente para a retenção dos talentos que já atuam na empresas e para recrutar novos profissionais.
Para executar uma pesquisa salarial, é preciso estar atento à uma série de fatores:
- A média salarial interna;
- A média salarial oferecida pelos concorrentes do mesmo setor;
- A região onde a empresa está localizada (se houver mais de uma sede, considere a média da região de cada operação);
- Política interna de benefícios;
- Os benefícios oferecidos pelos concorrentes;
- Porte da empresa.
Vale citar que a lista acima agrega os itens mais utilizados na pesquisa salarial. No entanto, ela não é definitiva. Sempre leve em conta as necessidades da sua organização.
Pesquisa salarial: passo a passo
Em primeiro lugar, defina o objetivo da pesquisa. Se trata de um processo feito sazonalmente? Ou é parte de um estudo para entender a retenção de determinado(s) cargo(s) ou setor(es)?
Com essa informação em mãos, seguimos para a análise da média salarial oferecida internamente. Não deixe de filtrar os resultados obtidos pelos cargos estudados.
Outro ponto a ser levantado internamente é o pacote de benefícios da sua empresa. Liste as vantagens oferecidas, sua flexibilidade e todas as suas particularidades.
Depois, é a hora de filtrar a média salarial oferecida pela concorrência. Existem consultorias que oferecem o serviço de análise do salário ofertado pelas empresas do mesmo segmento.
Porém, se for decidido que a pesquisa será realizada internamente pelo RH, não deixe de verificar o porte das empresas concorrentes. A pesquisa da concorrência deve considerar apenas empresas do mesmo porte que a sua.
Ainda falando sobre a concorrência, além do salário, pesquise também sobre os pacotes de benefícios, levando em conta os mesmos parâmetros utilizados na pesquisa interna.
Importante: não compare salários e benefícios oferecidos em uma região diferente da sua. O custo de vida em uma cidade como São Paulo é muito maior do que o de uma cidade como Cuiabá, concorda?
Ferramentas que te auxiliam no processo
Use e abuse da tecnologia para obter as informações externas. Existem redes sociais voltadas para o meio profissional, como a Glassdoor, que permite a divulgação anônima de salários e benefícios. Basta criar uma conta gratuita na plataforma e digitar o nome da empresa que você deseja pesquisar!
Caso você precise confirmar o número de funcionários dos concorrentes, as páginas de empresas no LinkedIn costumam trazer esta e muitas outras informações, como as cidades de cada um dos escritórios da companhia pesquisada.
Ao contar com essas informações, você conseguirá criar planos salariais e políticas de benefícios adequadas à realidade do mercado, bem como estudar formas da sua empresa se tornar mais atrativa para os talentos.
Além de agregar inteligência ao time de RH, a pesquisa salarial é um recurso valioso que coloca as empresas à frente no mercado em que atuam.
Sua empresa já definiu objetivos para cuidar ainda melhor da saúde dos seus funcionários?
A Pipo pode te ajudar! Somos mais que uma corretora, usamos a tecnologia para facilitar o gerenciamento dos benefícios de saúde dos colaboradores. Converse com o nosso time e entenda como nós podemos ajudar a sua empresa.