Beneflex: o que é e como aderir aos benefícios flexíveis

20/10/2021

Por

Carolina Lais

Beneflex: o que é e como aderir aos benefícios flexíveis

O conjunto de benefícios que uma empresa oferece influencia a atração, retenção e motivação de talentos. Além do pacote tradicional, que inclui os itens obrigatórios pela CLT, é possível investir no beneflex: formato que permite que os colaboradores escolham entre os benefícios flexíveis que fazem mais sentido para a vida deles.

Afinal, se os funcionários possuem estilo de vida e necessidades diferentes, faz sentido oferecer os mesmos benefícios para todos eles? Como o recurso ainda é novo no Brasil e desperta muitas dúvidas, resolvemos escrever este conteúdo.

Veja as informações que você vai encontrar no artigo:

O que é beneflex?

Beneflex, ou benefícios flexíveis, é quando a empresa permite que os colaboradores personalizem o pacote de benefícios conforme as suas preferências. Sendo assim, dentro do cardápio de opções que a organização oferece, cada colaborador fica livre para escolher quais benefícios fazem mais sentido para o seu estilo de vida.

Para um funcionário que adora ir ao cinema e a shows, o vale-cultura pode ser um benefício muito vantajoso. Já para um colaborador que não gosta muito de sair, mas precisa economizar e quer ser mais saudável, o plano de saúde corporativo pode ser um benefício indispensável.

Tudo é feito de maneira estratégica. Por exemplo: para que um funcionário não receba mais do que o outro na mesma função, é preciso que o pacote de benefícios, ainda que composto por itens diferentes, tenha valores equivalentes.

Por isso, geralmente, o valor de cada benefício é transformado em pontos e a empresa determina uma quantidade máxima de pontos que cada colaborador pode aproveitar mensalmente.

Vantagens da contratação do beneflex

Os benefícios flexíveis dão mais liberdade para os colaboradores aproveitarem ao máximo os recursos que são disponibilizados pela empresa. Dessa forma, eles melhoram a sua qualidade de vida, se sentem valorizados pela organização e tudo isso impacta no desempenho de cada um deles no trabalho.

Veja as principais vantagens que o recurso pode proporcionar:

Atração e retenção de talentos

Oferecer benefícios flexíveis favorece o employer branding e o employee experience da organização. Dessa forma, a empresa consegue atrair os melhores candidatos e fazer com que eles tenham vontade de fazer carreira dentro dela. 

Melhora no clima organizacional

Aumentar a valorização, confiança e bem-estar dos funcionários, contribui para criar um ambiente corporativo mais saudável. Diante disso, oferecer benefícios que atendam melhor às necessidades dos colaboradores favorece a melhora do clima organizacional.

Mais engajamento

Funcionários felizes são mais engajados, produtivos  e conseguem propor melhores soluções para os desafios da empresa. Além disso, vários benefícios flexíveis podem contribuir para que os colaboradores tenham mais saúde física, financeira e mental — o que reduz a taxa de absenteísmo.

Benefícios fixos vs beneflex

É necessário salientar que oferecer benefícios flexíveis não dispensa a empresa de disponibilizar os benefícios obrigatórios previstos pela CLT, como vale-transporte, férias e 13º salário ou mesmo os benefícios estipulados pela CCT (Convenção Coletiva de Trabalho). 

A ideia é disponibilizar um cardápio de benefícios não obrigatórios, mas que podem ser muito bem recebidos pelos funcionários e trazer vantagens para todos os envolvidos. 

Não é por acaso que 41% dos gestores entrevistados pela pesquisa HR Trends – Benefícios Corporativos no Brasil em 2020 desejam implementar benefícios flexíveis nos próximos dois anos. 

O que diz a lei?

A legislação trabalhista não cita os benefícios flexíveis, mas isso não quer dizer que a prática é ilegal. Veja o que diz a CLT:

Art. 468 – Nos contratos individuais de trabalho só é lícita a alteração das respectivas condições por mútuo consentimento, e ainda assim desde que não resultem, direta ou indiretamente, prejuízos ao empregado, sob pena de nulidade da cláusula infringente desta garantia.

Portanto, desde que a nova política de benefícios seja implantada com a anuência dos colaboradores e não traga nenhum tipo de prejuízo para nenhum deles, o recurso é totalmente legal. Para garantir que nenhuma prerrogativa seja descumprida, além do apoio do setor jurídico da empresa, vale a pena entrar em contato com o sindicato da categoria antes da implantação.

Dicas para montar um bom pacote de benefícios

Como tudo o que envolve gestão de pessoas, não existe um manual fixo ou um passe de mágica para criar o pacote de benefícios ideal. A escolha depende dos objetivos da empresa, do orçamento disponível, das necessidades dos funcionários, entre outros pontos.

Entretanto, confira algumas dicas que podem ajudar:

  • analise o perfil dos colaboradores e entenda as suas necessidades;
  • escolha benefícios que estejam alinhados com a cultura organizacional;
  • realize pesquisas internas e de mercado;
  • envolva outros setores estratégicos para tomar a decisão.

Como fazer uma boa gestão de benefícios

Não basta apenas oferecer os benefícios de qualquer jeito e esperar pelas vantagens que apresentamos. É necessário administrar os recursos de maneira adequada para evitar desperdícios, garantir a legalidade e a satisfação dos colaboradores.

Veja algumas dicas para fazer uma gestão de benefícios estratégica:

  • estabeleça as regras e divulgue o pacote de benefícios;
  • comunique de forma transparente todas as mudanças;
  • oriente os times sobre a política de uso adequada para cada benefício;
  • faça reavaliações sobre os benefícios oferecidos e considere o perfil dos novos colaboradores;
  • contrate uma plataforma especializada em gestão de benefícios.

Compreendeu as vantagens de oferecer beneflex para os seus colaboradores? Os resultados dessa nova política podem ser incríveis, mas isso não dispensa a necessidade de avaliar o custo-benefício de cada opção.

Sendo assim, que tal aprender como escolher os melhores benefícios para a sua empresa? Preparamos um e-book completo sobre o assunto para te ajudar nesta tarefa. Baixe agora:

Como escolher os melhores benefícios para a sua empresa


Logotipo Pipo Saúde
Pipo Saúde

Conectamos a sua empresa com os melhores benefícios de saúde: Planos de saúde, odontológico e muito mais para o bem estar dos colaboradores da companhia.

Inscreva-se na Newsletter da Pipo!

Imagem de um brilho.

Pronto para simplificar a  gestão de saúde da sua empresa?

Comece agora uma nova relação com o plano de saúde da sua empresa.

Quero uma cotaçãoImagem de uma estrelinha.

Posts recomendados